Retifica de cabeçote

rbodiego

Novato
Olá pessoal tudo bom?
Comprei meu Audi A3 aspirado 98 a cerca de um ano e estou em dúvida sobre uma manutenção que devo fazer em breve.

Quando comprei o antigo dono já me informou que ele estava com os retentores de válvula cansados (ele disse que fumava um pouco quando ligava). Como este problema não parecia tão grave eu acabei resolvendo outros "problemas" que haviam necessidade de reparo e manutenção preventiva.

Porém a 3 meses atrás eu resolvi por um abafador esportivo e foi aí que eu reparei o problema e o quão grave ele estava!

Ele fuma quando pisa levemente no acelerador, porém quando pisa fundo não.
Ele não perdeu potência, motor responde bem, até mais do que eu esperava de um aspirado.
Baixa óleo numa quantidade "normal" pelo que eu li aqui no fórum de alguns outros casos, cerca de 1 litro para cada 2000 km ( desde que peguei ele usei o 5w40 de posto porém trocando de 4 mil em 4 mil) e nesta última troca usei militec.
Na minha última manutenção (em julho deste ano), eu comentei com o mecânico referente a fumada que o carro estava dando e após ele avaliar o carro, me mostrou um barulho que eu não havia percebido ( provavelmente o abafador acabou encobrindo o ruído), com aquele estetoscópio próprio para carro, como se fosse uma rajada, porém só quando acelerava levemente, pisando mais forte esse ruído não ocorria.

O diagnóstico que ele me deu é que eu deveria fazer a retifica do cabeçote, além de aproveitar que o motor vai estar aberto e trocar os retentores e o que mais precisar. (Quando perguntei de quanto estávamos falando que ia custar, ele me disse que o céu era o limite, mas que íamos começar com 3 mil reais).

A minha dúvida referente ao valor quanto eu preciso ter em um cenário "ruim" ? vi alguns tópicos referente ao valor, mas muitos já são de anos atrás e acredito eu que os valores já não seriam o mesmo.

Minha outra dúvida, já que vai estar aberto, vale a pena rebaixar o cabeçote? O que eu devo me preocupar se eu realizar essa modificação? Vai rodar na nossa gasolina comum? ( Sempre abasteço num posto de confiança da Shell, rodo com v-Power desde de o dia que peguei o carro)
Quanto eu vou ganhar em potência?
Perco em torque ou em baixas rotações com essa modificação?

Sou extremamente exigente com o carro, gosto dele perfeito sempre, tanto que na última manutenção eu troquei basicamente toda a suspensão pois quero o carro perfeito!

Obrigado desde já a quem puder me ajudar e compartilhar a sua experiência comigo !
 
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