Restauração e Reforma motor 1.8 asp 20v 125 (parte I)

A3tche

Novato
O grande problema destes motores são dois: o mau dono, e o mau mecânico.
Meu carro teve um falso diagnóstico de troca de tensor hidráulico da correia, tensor hidráulico da corrente de comando devido a barulhos na parte de cima do motor, diga-se de passagem, standard com 235k rodados. O carro apresentava o tal barulho em determinadas rotações do motor e foram compradas as peças para revisão e substituição das mesmas. Uma semana após chegarem as peças novas, o "mecânico" me liga dizendo que meu motor havia travado.
Logo, fui à oficina para saber o que se passava. Motor aberto com algumas peças expostas na cara dura. Quando vi o tamanho em que ficou um dos pistões e as bolhas causadas no defletor de óleo do cárter (altíssima temperatura), decidi retirar o carro da oficina imediatamente. Feito isto, iria enlonar o carro para depois decidir o que fazer.
Um amigo meu soube do fato e se ofereceu para reformar o motor, eu nem sabia que ele trabalhava com esta linha de veículo, logo, entreguei pra ele e confirmamos o que desconfiávamos: deram pra derreter no meu motor, usaram de alto giro com o carro parado e com pouco óleo devido aos vestígios de alta temperatura. Identificamos também um risco forte na camisa do pistão que "moeu", o que certamente era a causa dos barulhos na parte de cima do motor, desconfiamos que o freno possa ter quebrado e o pino raspava causando o barulho. Como eu já desconfiava que o tal "mecânico" queria fazer meu motor a todo custo, dizendo que o motor estava muito ruim (carro com vigor, não fumava nada e sequer fazia barulho), logo desconfiei de sabotagem para tal.
Segue algumas fotos do antes e do depois:
Defletor de óleo que é feito para altas temperaturas chegou a criar bolhas...
biela.jpg defletor 4.jpgbloco.jpg defletor oleo velho 2.jpg defletor oleo velho.jpgmotor restou.jpg
O que restou de um dos pistões...
pistão 2.jpg pistao.jpg

Bola prá frente, desmontagem geral...

desmontagem motor.jpg

virabrequim.jpg
 
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