A3tche
Novato
O grande problema destes motores são dois: o mau dono, e o mau mecânico.
Meu carro teve um falso diagnóstico de troca de tensor hidráulico da correia, tensor hidráulico da corrente de comando devido a barulhos na parte de cima do motor, diga-se de passagem, standard com 235k rodados. O carro apresentava o tal barulho em determinadas rotações do motor e foram compradas as peças para revisão e substituição das mesmas. Uma semana após chegarem as peças novas, o "mecânico" me liga dizendo que meu motor havia travado.
Logo, fui à oficina para saber o que se passava. Motor aberto com algumas peças expostas na cara dura. Quando vi o tamanho em que ficou um dos pistões e as bolhas causadas no defletor de óleo do cárter (altíssima temperatura), decidi retirar o carro da oficina imediatamente. Feito isto, iria enlonar o carro para depois decidir o que fazer.
Um amigo meu soube do fato e se ofereceu para reformar o motor, eu nem sabia que ele trabalhava com esta linha de veículo, logo, entreguei pra ele e confirmamos o que desconfiávamos: deram pra derreter no meu motor, usaram de alto giro com o carro parado e com pouco óleo devido aos vestígios de alta temperatura. Identificamos também um risco forte na camisa do pistão que "moeu", o que certamente era a causa dos barulhos na parte de cima do motor, desconfiamos que o freno possa ter quebrado e o pino raspava causando o barulho. Como eu já desconfiava que o tal "mecânico" queria fazer meu motor a todo custo, dizendo que o motor estava muito ruim (carro com vigor, não fumava nada e sequer fazia barulho), logo desconfiei de sabotagem para tal.
Segue algumas fotos do antes e do depois:
Defletor de óleo que é feito para altas temperaturas chegou a criar bolhas...
O que restou de um dos pistões...
Bola prá frente, desmontagem geral...
Meu carro teve um falso diagnóstico de troca de tensor hidráulico da correia, tensor hidráulico da corrente de comando devido a barulhos na parte de cima do motor, diga-se de passagem, standard com 235k rodados. O carro apresentava o tal barulho em determinadas rotações do motor e foram compradas as peças para revisão e substituição das mesmas. Uma semana após chegarem as peças novas, o "mecânico" me liga dizendo que meu motor havia travado.
Logo, fui à oficina para saber o que se passava. Motor aberto com algumas peças expostas na cara dura. Quando vi o tamanho em que ficou um dos pistões e as bolhas causadas no defletor de óleo do cárter (altíssima temperatura), decidi retirar o carro da oficina imediatamente. Feito isto, iria enlonar o carro para depois decidir o que fazer.
Um amigo meu soube do fato e se ofereceu para reformar o motor, eu nem sabia que ele trabalhava com esta linha de veículo, logo, entreguei pra ele e confirmamos o que desconfiávamos: deram pra derreter no meu motor, usaram de alto giro com o carro parado e com pouco óleo devido aos vestígios de alta temperatura. Identificamos também um risco forte na camisa do pistão que "moeu", o que certamente era a causa dos barulhos na parte de cima do motor, desconfiamos que o freno possa ter quebrado e o pino raspava causando o barulho. Como eu já desconfiava que o tal "mecânico" queria fazer meu motor a todo custo, dizendo que o motor estava muito ruim (carro com vigor, não fumava nada e sequer fazia barulho), logo desconfiei de sabotagem para tal.
Segue algumas fotos do antes e do depois:
Defletor de óleo que é feito para altas temperaturas chegou a criar bolhas...
O que restou de um dos pistões...
Bola prá frente, desmontagem geral...