[Request] FMIC Audi a3 8L

kkroto

Membro
Boa tarde senhores,

Enfim devo retomar os ups que tanto havia planejado mas por motivos técnicos não foram possíveis.
Sei que muita gente instalou intercooler frontal nos a3 8L e gostaria de contar com a colaboração (experiência) de vocês para tentar errar o menos possível.

# perguntas #

1- Qual marca e modelo de IC para instalação frontal vocês recomendam? Target de potência é k04 (tk5) ou no máximo kkk16.
2- Vale a pena instalar o frontal para um target de potência de 280cv?
3- Como ficou o lag da turbina com este novo IC montado frontal?
4- Recomendam alguma empresa para realizar o serviço? Qual o custo médio?
5- Qual a maior diferença que sentiram após a instalação do FMIC?

Abraços,

Sent from my Nexus 4 using Tapatalk

sosomrio

Membro
Vai de bombado até essa potência. Eu uso frontal. E não percebi muita vantagem em relação ao bombado. Da um trabalhão fazer toda pressurização. Instalar o sensor MAP. Parachoque tem que mecher. Eu fiz pq foi para mim. Mais não foi nada fácil!

Enviado de meu SM-G531H usando Tapatalk

kkroto

Membro
Muito obrigado por compartilhar sua experiência.
Me diga uma coisa, o bombado pode ser aquele spa? Qual marca indicaria?

Abraços,

overspeed

Comerciante
Eu cotaria o frontal da SPA com entrada e saida no mesmo lado... fiz um A3 em brasilia e ficou legal... diferença de preço pequena em relação ao bombado

kkroto

Membro
Eu disse Junior. O custo é exatamente o mesmo, mas me preocupa a dor de cabeça para montar. Vale a mão de obra? O custo do IC em si não é oque mais pesaria na decisão.

Abraços,

O que mais me incomoda em IC frontal é que, geralmente, não dá pra usar a a gradinha do para-choque e isso me incomoda mto UAHuHAUhUA

Over esse com entrada e saida do mesmo lado rende tao bem quanto os outros? Com ele tk5, escape 2,5 , downpipe e filtro da pra chega a quanto?

Tiagobel

Membro
O A3 de Brasília que o Over comentou é o meu. Estou usando o intercooler frontal SPA com entrada e saída pelo mesmo lado.

A grande vantagem, além de ser bem mais eficiente que o intercooler bombado, é que a instalação é muito simples: você vai aproveitar toda a pressurização original, incluindo apenas duas curvas (uma de 90 e outra de 180 graus), que podem ser feitas com tubos ou mangotes. Eu mesmo fiz a instalação do intercooler, com tubos galvanizado de 2" dobrados em uma loja de escapamentos.

As modificações na grade do parachoque são mínimas: apenas uma desbastada na lateral interna da grade do farol de neblina (lado do passageiro) para acomodar as duas novas curvas. Todas as travas da grade são preservadas, o parachoque fica 100% original.

Antes usava um intercooler bombado da Draft Racing (menor que o bombado da SPA), com o restante original (turbina k03 sem remap). A pegada da turbina (Lag) mudou muito pouco em relação ao bombado. A turbina passou a encher cerca de 100-150rpm mais tarde, praticamente desprezível. Já o ganho de desempenho foi bem perceptível, principalmente nos dias mais quentes e em puxadas de 4a e 5a marchas.

Quando fiz o upgrade com K04 da TK Turbo e acerto do Over já estava com o FMIC instalado, então não tenho como dizer a diferença de resultado entre bombado e frontal com a K04.
Apenas a título de comparação, no mesmo dia que o Over acertou o meu carro, fez também um golf gti com TK4 e intercooler bombado. Rendeu 15whp a menos que o A3.

Vou ficar devendo fotos melhores, as únicas que tenho agora são essas:
20151224_130356_zpskhoegrct.jpg

20160102_133343_zpsetbzjhyc.jpg

20151224_175709_zpsqivmkyas.jpg

kkroto

Membro
Boa noite,

Só tenho a agradecer a opinião de todos, confesso que para certas coisas não penso apenas em custo benefício é coloco uns 70% de peso na decisão apenas para benefício rs. Acho que vou encarar o fmic, vamos ver oque da.

Abraços,

@[member="Tiagobel"], quanto gastou mais ou menos nos canos que precisou fazer? Na primeira foto, aquele negócio cromado do lado da caixa de bateria é um reservatório de óleo? Se for aonde vc prendeu? Estou pensando em eliminar minha PCV e colocar um desse...

Tiagobel

Membro
jefersong disse:
@[member="Tiagobel"] vi que vc fez uma nova de entrada de ar para o filtro o que vc achou ?
@[member="jefersong"], você já deve ter visto que a tomada de ar original da caixa do filtro do A3 é ridícula, né? Estrangulada (não chega a 2" de diâmetro) e mal posicionada (puxa o ar de dentro do paralama). Coloquei essa mangueira de 3" puxando o ar de frente, um Cold Air Intake Tabajara. Não passei o carro no dinamômetro depois do tabajara pra saber o que veio, mas nos "testes" o carro melhorou.

victorarrabal disse:
@[member="Tiagobel"], quanto gastou mais ou menos nos canos que precisou fazer? Na primeira foto, aquele negócio cromado do lado da caixa de bateria é um reservatório de óleo? Se for aonde vc prendeu? Estou pensando em eliminar minha PCV e colocar um desse...
@[member="victorarrabal"] Paguei R$100 nas duas curvas. Mas isso porque, quando fui à loja de escapamentos, já tinha feito o gabarito das curvas, desmontado o parachoque, fixado o intercooler, etc... Então eles só tiveram o trabalho cortar e dobrar na máquina (não demorou 15 minutos). Se eles tivessem que desmontar, medir e instalar tudo, certamente passaria do triplo do valor.

Sim, o negócio cromado é um "catch can" de óleo eliminando a PCV. Fixei na capa da bateria, rebitando um suporte de alumínio que eu mesmo fiz.
Foi uma das melhores modificações: chega de mangueiras caras e rasgadas vazando pressão, chega de sujeira na admissão. Recomendo.

colonias

Novato
pessoal, aproveitando o embalo ai, tava olhando esses frontais da spa, tem um q eu gostaria de usar, mas a saida dele é de 2", e aparentemente a do ic original é um pouco maior, isso vai fazer muita diferença? devo fazer toda a pressurização na mesma medida ou procuro outro ic com a entrada e saida maior?

André Brugnerotto

Hellspeed69
@[member="Tiagobel"]

Consegue dar detalhes do que precisou comprar para instalar o intercooler? gostei desta opção e se der futuramente pretendo eu mesmo instalar.

minhas maiores duvidas são quanto a fixação do intercooler, na compra dele já vem parafusos e braços suporte para o a3? você comprou um kit da SPA ou somente o FMIC?

as conexões entre os tubos que vem da turbina e que vão para o motor são com mangotes de silicone?

outra dúvida é quanto a proteção dele, já reparou se há muitos amassados por detritos das ruas ou está bem conservado ainda?

se tiver alguma foto a mais das montagens agradeceria que postasse ou enviasse por email.

Valeu e desculpe tantas perguntas.

Tiagobel

Membro
Andre_Hellspeed disse:
@[member="Tiagobel"]

Consegue dar detalhes do que precisou comprar para instalar o intercooler? gostei desta opção e se der futuramente pretendo eu mesmo instalar.

minhas maiores duvidas são quanto a fixação do intercooler, na compra dele já vem parafusos e braços suporte para o a3? você comprou um kit da SPA ou somente o FMIC?

as conexões entre os tubos que vem da turbina e que vão para o motor são com mangotes de silicone?

outra dúvida é quanto a proteção dele, já reparou se há muitos amassados por detritos das ruas ou está bem conservado ainda?

se tiver alguma foto a mais das montagens agradeceria que postasse ou enviasse por email.

Valeu e desculpe tantas perguntas.
O intercooler não vem com nenhum parafuso ou suporte. Mas essa é a parte mais fácil: com 3 chapinhas de metal, 5x2cm, é só furar e rebitar na alma do parachoque e parafusar o intercooler.
As conexões podem ser feitas com mangotes de silicone.
As aletas do intercooler são de alumínio bem fino, então se você andar por estradas cheias de pedriscos, vai acabar amassando. O meu ainda está como novo.

Não tenho outras fotos no momento. Quando tiver um tempo, posso tirar o parachoque e postar mais fotos.

Guihx3

Membro
Comprei um dessa. Agora a SPA ja vende com os tubos e conexoes tudo certinho ja para instalar no A3. To esperando chegar.