[Request] FMIC Audi a3 8L

kkroto

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Boa tarde senhores,

Enfim devo retomar os ups que tanto havia planejado mas por motivos técnicos não foram possíveis.
Sei que muita gente instalou intercooler frontal nos a3 8L e gostaria de contar com a colaboração (experiência) de vocês para tentar errar o menos possível.

# perguntas #

1- Qual marca e modelo de IC para instalação frontal vocês recomendam? Target de potência é k04 (tk5) ou no máximo kkk16.
2- Vale a pena instalar o frontal para um target de potência de 280cv?
3- Como ficou o lag da turbina com este novo IC montado frontal?
4- Recomendam alguma empresa para realizar o serviço? Qual o custo médio?
5- Qual a maior diferença que sentiram após a instalação do FMIC?

Abraços,

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sosomrio

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Vai de bombado até essa potência. Eu uso frontal. E não percebi muita vantagem em relação ao bombado. Da um trabalhão fazer toda pressurização. Instalar o sensor MAP. Parachoque tem que mecher. Eu fiz pq foi para mim. Mais não foi nada fácil!

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kkroto

Membro
Muito obrigado por compartilhar sua experiência.
Me diga uma coisa, o bombado pode ser aquele spa? Qual marca indicaria?

Abraços,

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overspeed

Comerciante
Eu cotaria o frontal da SPA com entrada e saida no mesmo lado... fiz um A3 em brasilia e ficou legal... diferença de preço pequena em relação ao bombado
 

kkroto

Membro
Eu disse Junior. O custo é exatamente o mesmo, mas me preocupa a dor de cabeça para montar. Vale a mão de obra? O custo do IC em si não é oque mais pesaria na decisão.

Abraços,

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O que mais me incomoda em IC frontal é que, geralmente, não dá pra usar a a gradinha do para-choque e isso me incomoda mto UAHuHAUhUA
 
Over esse com entrada e saida do mesmo lado rende tao bem quanto os outros? Com ele tk5, escape 2,5 , downpipe e filtro da pra chega a quanto?
 

Tiagobel

Membro
O A3 de Brasília que o Over comentou é o meu. Estou usando o intercooler frontal SPA com entrada e saída pelo mesmo lado.

A grande vantagem, além de ser bem mais eficiente que o intercooler bombado, é que a instalação é muito simples: você vai aproveitar toda a pressurização original, incluindo apenas duas curvas (uma de 90 e outra de 180 graus), que podem ser feitas com tubos ou mangotes. Eu mesmo fiz a instalação do intercooler, com tubos galvanizado de 2" dobrados em uma loja de escapamentos.

As modificações na grade do parachoque são mínimas: apenas uma desbastada na lateral interna da grade do farol de neblina (lado do passageiro) para acomodar as duas novas curvas. Todas as travas da grade são preservadas, o parachoque fica 100% original.

Antes usava um intercooler bombado da Draft Racing (menor que o bombado da SPA), com o restante original (turbina k03 sem remap). A pegada da turbina (Lag) mudou muito pouco em relação ao bombado. A turbina passou a encher cerca de 100-150rpm mais tarde, praticamente desprezível. Já o ganho de desempenho foi bem perceptível, principalmente nos dias mais quentes e em puxadas de 4a e 5a marchas.

Quando fiz o upgrade com K04 da TK Turbo e acerto do Over já estava com o FMIC instalado, então não tenho como dizer a diferença de resultado entre bombado e frontal com a K04.
Apenas a título de comparação, no mesmo dia que o Over acertou o meu carro, fez também um golf gti com TK4 e intercooler bombado. Rendeu 15whp a menos que o A3.

Vou ficar devendo fotos melhores, as únicas que tenho agora são essas:
20151224_130356_zpskhoegrct.jpg

20160102_133343_zpsetbzjhyc.jpg

20151224_175709_zpsqivmkyas.jpg
 

kkroto

Membro
Boa noite,

Só tenho a agradecer a opinião de todos, confesso que para certas coisas não penso apenas em custo benefício é coloco uns 70% de peso na decisão apenas para benefício rs. Acho que vou encarar o fmic, vamos ver oque da.

Abraços,

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@[member="Tiagobel"], quanto gastou mais ou menos nos canos que precisou fazer? Na primeira foto, aquele negócio cromado do lado da caixa de bateria é um reservatório de óleo? Se for aonde vc prendeu? Estou pensando em eliminar minha PCV e colocar um desse...
 

Tiagobel

Membro
jefersong disse:
@[member="Tiagobel"] vi que vc fez uma nova de entrada de ar para o filtro o que vc achou ?
@[member="jefersong"], você já deve ter visto que a tomada de ar original da caixa do filtro do A3 é ridícula, né? Estrangulada (não chega a 2" de diâmetro) e mal posicionada (puxa o ar de dentro do paralama). Coloquei essa mangueira de 3" puxando o ar de frente, um Cold Air Intake Tabajara. Não passei o carro no dinamômetro depois do tabajara pra saber o que veio, mas nos "testes" o carro melhorou.

victorarrabal disse:
@[member="Tiagobel"], quanto gastou mais ou menos nos canos que precisou fazer? Na primeira foto, aquele negócio cromado do lado da caixa de bateria é um reservatório de óleo? Se for aonde vc prendeu? Estou pensando em eliminar minha PCV e colocar um desse...
@[member="victorarrabal"] Paguei R$100 nas duas curvas. Mas isso porque, quando fui à loja de escapamentos, já tinha feito o gabarito das curvas, desmontado o parachoque, fixado o intercooler, etc... Então eles só tiveram o trabalho cortar e dobrar na máquina (não demorou 15 minutos). Se eles tivessem que desmontar, medir e instalar tudo, certamente passaria do triplo do valor.

Sim, o negócio cromado é um "catch can" de óleo eliminando a PCV. Fixei na capa da bateria, rebitando um suporte de alumínio que eu mesmo fiz.
Foi uma das melhores modificações: chega de mangueiras caras e rasgadas vazando pressão, chega de sujeira na admissão. Recomendo.
 

colonias

Novato
pessoal, aproveitando o embalo ai, tava olhando esses frontais da spa, tem um q eu gostaria de usar, mas a saida dele é de 2", e aparentemente a do ic original é um pouco maior, isso vai fazer muita diferença? devo fazer toda a pressurização na mesma medida ou procuro outro ic com a entrada e saida maior?
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
@[member="Tiagobel"]

Consegue dar detalhes do que precisou comprar para instalar o intercooler? gostei desta opção e se der futuramente pretendo eu mesmo instalar.

minhas maiores duvidas são quanto a fixação do intercooler, na compra dele já vem parafusos e braços suporte para o a3? você comprou um kit da SPA ou somente o FMIC?

as conexões entre os tubos que vem da turbina e que vão para o motor são com mangotes de silicone?

outra dúvida é quanto a proteção dele, já reparou se há muitos amassados por detritos das ruas ou está bem conservado ainda?

se tiver alguma foto a mais das montagens agradeceria que postasse ou enviasse por email.

Valeu e desculpe tantas perguntas.
 

Tiagobel

Membro
Andre_Hellspeed disse:
@[member="Tiagobel"]

Consegue dar detalhes do que precisou comprar para instalar o intercooler? gostei desta opção e se der futuramente pretendo eu mesmo instalar.

minhas maiores duvidas são quanto a fixação do intercooler, na compra dele já vem parafusos e braços suporte para o a3? você comprou um kit da SPA ou somente o FMIC?

as conexões entre os tubos que vem da turbina e que vão para o motor são com mangotes de silicone?

outra dúvida é quanto a proteção dele, já reparou se há muitos amassados por detritos das ruas ou está bem conservado ainda?

se tiver alguma foto a mais das montagens agradeceria que postasse ou enviasse por email.

Valeu e desculpe tantas perguntas.
O intercooler não vem com nenhum parafuso ou suporte. Mas essa é a parte mais fácil: com 3 chapinhas de metal, 5x2cm, é só furar e rebitar na alma do parachoque e parafusar o intercooler.
As conexões podem ser feitas com mangotes de silicone.
As aletas do intercooler são de alumínio bem fino, então se você andar por estradas cheias de pedriscos, vai acabar amassando. O meu ainda está como novo.

Não tenho outras fotos no momento. Quando tiver um tempo, posso tirar o parachoque e postar mais fotos.
 

Guihx3

Membro
Comprei um dessa. Agora a SPA ja vende com os tubos e conexoes tudo certinho ja para instalar no A3. To esperando chegar.
 
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