Removendo SAI, N249 e N112 How to

Tang

Membro
Pra vc que só rasgou a mangueira, coloque uma de ar e boa, só não esquece a válvula de retenção que tem q ficar do mesmo lado que está hoje. (É essa válvula preta no meio da mangueira)

Vou remover toda essa tranqueira do meu carro, SAI, N249, N112, EVAP, já comprei o kit com reservatório de óleo pro respiro do motor.

Segue o DIY.

http://forums.vwvortex.com/showthread.php?4893472-DIY-Ultimate-SAI-N249-PCV-EVAP-Delete

Sent from my LG-E977 using Tapatalk
 
Boa noite, tenho um a3 180 cv tiptronic, que bateu o motor ha uns 8 meses... Agora coloquei um motor novo no lugar e uma turbina tb, só que ele fica oscilando a rotacao quando acelera, e acusa a falha 17.608 (valvula de pressao do turbo).
Antes de bater o motor, ele andava 100%. E agora apareceu isso. Ja conferi, e nao tem nenhuma mangueira solta ou furada. Pelo que eu li, essa valvula de pressao do turbo, seria a N249? Ela fica em baixo da admissao, pq ali tem 2, qual e ela?
 
romuloaaguiar disse:
Boa noite, tenho um a3 180 cv tiptronic, que bateu o motor ha uns 8 meses... Agora coloquei um motor novo no lugar e uma turbina tb, só que ele fica oscilando a rotacao quando acelera, e acusa a falha 17.608 (valvula de pressao do turbo).
Antes de bater o motor, ele andava 100%. E agora apareceu isso. Ja conferi, e nao tem nenhuma mangueira solta ou furada. Pelo que eu li, essa valvula de pressao do turbo, seria a N249? Ela fica em baixo da admissao, pq ali tem 2, qual e ela?
conseguiu resolver ??
 

Cfacioli

Membros VIP
Tang disse:
Pra vc que só rasgou a mangueira, coloque uma de ar e boa, só não esquece a válvula de retenção que tem q ficar do mesmo lado que está hoje. (É essa válvula preta no meio da mangueira)

Vou remover toda essa tranqueira do meu carro, SAI, N249, N112, EVAP, já comprei o kit com reservatório de óleo pro respiro do motor.

Segue o DIY.

http://forums.vwvortex.com/showthread.php?4893472-DIY-Ultimate-SAI-N249-PCV-EVAP-Delete

Sent from my LG-E977 using Tapatalk

Tang, vc fez a alteração? Como foi? To querendo fazer no meu carro. Até comprei já os resistores para fazer.

Passe o caminho das pedras please!
 

Tang

Membro
@[member="Cfacioli"]


Fiz sim, comprei o kit com a loja urotunning mas dá pra montar o kit por aqui mesmo, o único problema é o reservatório de óleo, o meu comprei da 034 e tbm um kit de retorno pro cárter, só precisa trocar a mangueira do kit por uma rígida de ar ou ela amolece e vaza.
Pra colocar o reservatório eu retirei a cx de relê perto do reservatório de fluído de freio e guardei os reles na canaleta. Da um certo trabalho mas fica bom.
Tem que tirar a cx de ar e o coletor de adm para montar td mais facilmente.
Vc elimina o canister tbm e qdo vou abastecer sempre tem pressão no tanque, até aí sem problema, até daria pra voltar o canister mas pra que se já tirei todo o resto?
Tenho um tutorial em pdf, dps eu mando. Foi o que eu segui, mas no link que postei do vortex tem este mesmo tutorial.

Abç
 

Cfacioli

Membros VIP
Tang disse:
@[member="Cfacioli"]


Fiz sim, comprei o kit com a loja urotunning mas dá pra montar o kit por aqui mesmo, o único problema é o reservatório de óleo, o meu comprei da 034 e tbm um kit de retorno pro cárter, só precisa trocar a mangueira do kit por uma rígida de ar ou ela amolece e vaza.
Pra colocar o reservatório eu retirei a cx de relê perto do reservatório de fluído de freio e guardei os reles na canaleta. Da um certo trabalho mas fica bom.
Tem que tirar a cx de ar e o coletor de adm para montar td mais facilmente.
Vc elimina o canister tbm e qdo vou abastecer sempre tem pressão no tanque, até aí sem problema, até daria pra voltar o canister mas pra que se já tirei todo o resto?
Tenho um tutorial em pdf, dps eu mando. Foi o que eu segui, mas no link que postei do vortex tem este mesmo tutorial.

Abç
Nossa, vou te encher bastante o saco então pq estou decidido a fazer no meu e vou precisar de ajuda. Carro 2003, cheio de coisa pra dar problema, aqui não tem Controlar, então já elimino isso tudo e deixo uma solução mais definitiva que não vai me dar dor de cabeça mais pra frente.

Dúvidas:
- Aquela plaquinha que o pessoal coloca tapando uma entrada/saída no bloco, (snme é do sistema SAI) é para tampar água ou ar? Vc fez ela ou veio no kit? Colocou alguma junta entre ela e o bloco (papel guarnital, amianto ou qq outra coisa)?
- O que seria o kit de retorno pro cárter? Vc tá direcionando a meleca da garrafinha para o carter?
- Pretendo não eliminar a parte do EVAP. Porém, vc recomenda? Qual a vantagem, visto que ela não dá tanto problema igual os demais sistemas (PCV e SAI)
- Resistores vieram no kit? Se não, onde comprou? Comprei esses do link, acha que vai servir? (http://pt.aliexpress.com/item/5Pcs-330-330ohm-330R-R-Ohm-10W-Watt-Gold-Tone-Wirewound-Aluminum-Power-Metal-Shell-Case/2053048095.html)

Desculpa as perguntas, mas precisava muito de alguém que já fez e com feedback do processo.

Grande abraço.
 
Cfacioli disse:
@[member="overspeed"]

Pra que serve esse SAI?
Essa acho que posso ajudar...

SAI é a abreviatura de Injeção Secundária de Ar, como sempre visa somente emissões... A idéia da injeção secundária de ar é jogar ar limpo no escapamento para que a soma deste com o calor queime o combustível não queimado remanescente nos gases que saem do motor... Tem sistemas onde o ar é aspirado da admissão e tem sistemas onde o ar é bombeado (não sei como é nos motores 1.8T)
 

Cfacioli

Membros VIP
victorarrabal disse:
Essa acho que posso ajudar...

SAI é a abreviatura de Injeção Secundária de Ar, como sempre visa somente emissões... A idéia da injeção secundária de ar é jogar ar limpo no escapamento para que a soma deste com o calor queime o combustível não queimado remanescente nos gases que saem do motor... Tem sistemas onde o ar é aspirado da admissão e tem sistemas onde o ar é bombeado (não sei como é nos motores 1.8T)
É mais ou menos o que eu pensava. Naquele post do vortex tava vendo que o sistema do SAI é o que usa a Combi Valve, e que me parece ser a famigerada válvula EGR que qndo dá pau custa uma pequena fortuna.

Olha esse vídeo:
https://www.youtube.com/watch?v=b-eowjg1ckQ

Tô gostando das investigações... hahahaha vamos q vamos
 

overspeed

Comerciante
SAI é usado apenas nas partidas a frio pra aquecer o catalisador mais rapido, depois que tem este efeito não é mais usado, cuidado que se der defeito neste sistema (deixar desplugado por exemplo sem mudar no arquivo ou usar resistor) o adaptativo de combustivel não é mais usado...
 

Cfacioli

Membros VIP
overspeed disse:
SAI é usado apenas nas partidas a frio pra aquecer o catalisador mais rapido, depois que tem este efeito não é mais usado, cuidado que se der defeito neste sistema (deixar desplugado por exemplo sem mudar no arquivo ou usar resistor) o adaptativo de combustivel não é mais usado...
Que otimo saber disso! O carro nem tem catalisador mais, menos mal. To ligado no lance do resistor, comprei o que mandam la no diy do vortex. 330ohms 10w.

http://pt.aliexpress.com/item/5Pcs-330-330ohm-330R-R-Ohm-10W-Watt-Gold-Tone-Wirewound-Aluminum-Power-Metal-Shell-Case/2053048095.html


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

Tang

Membro
Cfacioli disse:
Nossa, vou te encher bastante o saco então pq estou decidido a fazer no meu e vou precisar de ajuda. Carro 2003, cheio de coisa pra dar problema, aqui não tem Controlar, então já elimino isso tudo e deixo uma solução mais definitiva que não vai me dar dor de cabeça mais pra frente.

Dúvidas:
- Aquela plaquinha que o pessoal coloca tapando uma entrada/saída no bloco, (snme é do sistema SAI) é para tampar água ou ar? Vc fez ela ou veio no kit? Colocou alguma junta entre ela e o bloco (papel guarnital, amianto ou qq outra coisa)?
- O que seria o kit de retorno pro cárter? Vc tá direcionando a meleca da garrafinha para o carter?
- Pretendo não eliminar a parte do EVAP. Porém, vc recomenda? Qual a vantagem, visto que ela não dá tanto problema igual os demais sistemas (PCV e SAI)
- Resistores vieram no kit? Se não, onde comprou? Comprei esses do link, acha que vai servir? (http://pt.aliexpress.com/item/5Pcs-330-330ohm-330R-R-Ohm-10W-Watt-Gold-Tone-Wirewound-Aluminum-Power-Metal-Shell-Case/2053048095.html)

Desculpa as perguntas, mas precisava muito de alguém que já fez e com feedback do processo.

Grande abraço.
Vamos lá

A plaquinha, SAI Block plate vem no kit, é da 034 motorsport. Ela vai onde a EGR é conectada, alí é succção de gases do respiro do motor, ou seja, joga ar com residuo de oleo pra ser queimado. A EGR recebe ar da bomba de ar secundária e também do respiro do motor snme.

O kit de retorno faz isso mesmo, mandar de volta ao carter a meleca da garrafinha, ou seja, vc não precisa ficar esgotando ela de tempos em tempos.
A tal meleca nada mais é que óleo/gases do respiro que condensa na garrafa e fica com aquele aspecto pegajoso, não tem nada de prejudicial ao motor é fica um aspecto mais limpo na instalação. Só não da pra usar a mangueira que mandam pq é podre. É bom conciliar a troca de óleo com a instalação pois tem que retirar o tubo da vareta, o kit é instalado entre o tubo e o carter, com um pino para cima que vc irá encaixar a mangueira de retorno.

EVAP vai de você, eu retirei pq já estava fazendo o delete completão, não havia pq deixar (no tutorial dos gringos, eles tem umas bolas de vácuo atrás do paralamas dianteiro direito, nos nossos carros não tem isso), mas a consequencia disso é pressao no tanque e gases que saem na hora de abastecer. Talvez eu retorne pois o peso do filtro de carvão é irrisório e vai resolver essa pressão no tanque.

Os resistores vieram todos no kit, já com plugs e tudo bonitinho.

Seguem os links:

kit
http://www.urotuning.com/ProductDetails.asp?ProductCode=SAI_Delete_1.8T_ULT_Silicone

sai block off plate
http://www.urotuning.com/ProductDetails.asp?ProductCode=034_1.8T-Block-off

É uma boa aproveitar e já trocar aquela flange de água do bloco. A minha eu troquei pois já tava vazando um pouco aí aproveitei trocar pois ia fazer o delete.

kit retorno pro carter
http://store.034motorsport.com/flange-catch-can-oil-drain-flange-adapter-1-8t-2-0t-fsi.html

No kit da UroTunning vc tem opção de adicionar a garrafa/reservatorio da 034, SAI Block off plate e esse retorno pro cárter. Mas tem vários kits no site com vários preços, eu peguei o kit com mangueiras de silicone, é mais fácil manusear.

Esse usuário do Vortex - NSTEVIC01 é mto gente boa, ele que criou o kit e ele tbm vende um kitzinho, mas os de silicone da urotunning são melhores. Esse é o site dele
http://www.diydeleteparts.com/

Se vc for em install guide tem o pdf com instruções. Aqui no link do Vortex ele resume o que precisa.

http://forums.vwvortex.com/showthread.php?4800680-FS-SAI-N249-PCV-EVAP-Delete-Kit-Pretty-much-everything-you-need


A minha central ainda grava erro da bomba de ar secundária pois ela nao atua mais na partida do motor, aí a ECU espera um fluxo maior de ar inicial e não tem, o código de erro é de SAI incorrect air flow.

Qualquer dúvida estamos ae.

abraço!
 

dudsleandro

Membro
mauriioww disse:
Zé, uma vez ja tinha te mostrado as mangueira, segue abaixo as imagens delas, as duas estão trincadas e quando ligo o carro vejo ar vazando por elas.



116956_x800.jpg


Essa daqui é conectada na EGR,
19366_x600.jpg
Ressuscitando o tópico, essa minha mangueira quebrou, onde arrumo pra comprar?

Att
 

Trufi18

Novato
Essa minha mangueira esta toda remendada também, e curiosamente depois de mecher nela meu carro ficou assustadoramente sem freio quando ligo o ar! também notei que está subindo uma fumacinha de vapor de oleo ali perto da admissão, será que tem algum tipo de mangueira de antichamas ou respiro de oleo ali por baixo ??
 

piacava

Membro
bumbarlp disse:
Salve galera! Agm achou pra comprar aqui no BR os resitores para os sensores?
Eu importei, tenho aqui, e tenho a tampinha pra tirar a EGR também..

comprei dois conjuntos.. um pra instalar e outro de reserva.. mas nem cheguei a montar ainda..

Se precisar é só falar..
 
Galera boa tarde, novo por aqui e já dando trabalho srsrsrs.

Comprei uma 180cv 03 e veio com o ar quente desabilitado sem mangueira e tudo tem algum problema em deixar assim (além de ficar sem ar quente)?

Outra pergunta sou leigo no assunto mas acredito estar no lugar certo sobre a válvula secundaria do coletor de admissão quando ele é desabilitado é somente para subir o viro do motor mais rápido correto mas deixa o carro "dando cabeçada" alguém tem este mesmo problema?
 
Topo