Remap p/ Audi A3 8v 1.8 TFSI 180cvs - Armada Performance

O desenvolvimento da reprogramação de ECU Armada Performance para o A3 8v 1.8 TFSI foi um pouco mais demorado
do que os outros carros pq envolveu mais horas de pesquisa sobre as características do carro, vamos deixar esse tópico
para mostrar os resultados que conseguimos e ouvir os comentários e dúvidas do pessoal.

Muita gente tem receio de fazer qualquer tipo de preparação devido a fragilidade do câmbio DSG 7 marchas DQ200,
que segundo os manuais técnicos da Vw suporta no máximo 25kgfm.

No brasil e no mundo vemos muitos casos de carros que quebram este câmbio mesmo original, assim como vemos outros carros
com muito mais torque que 35kgfm andando e aguentando bem, varia muito de carro para carro e de motorista para motorista.

Observando o que os outros preparadores e chiptuners ao redor do mundo fazem neste veículo,
chegamos a conclusão que seria ruim passar de 35kgfm, então baseamos todo o nosso desenvolvimento abaixo disso.

O motor EA888 Gen3 responde muito bem, é possível conseguir muito mais torque que isso somente no remap,
sem a necessidade de alterar periféricos como Intake, downpipe, escape, intercooler, etc...

Limitamos a pressão de trabalho da turbina em 1,4bar (original é 1bar) e ajustamos mistura de combustível, avanço de ignição e comandos variáveis para extrair o máximo de rendimento em alta rotação, sem aumentar o torque em baixa rotação.

Para ajudar a preservar o câmbio, definimos uma pressão de trabalho da turbina menor em 1 e 2 marcha,
que também evita destracionar e deixa o carro bem mais rápido.

Originalmente o carro mede em torno de 180whp (rodas) e somente com esta reprogramação de ECU ultrapassa facilmente os 220whp,
sendo que em alguns pontos o ganho supera os 50whp e 8kgfm.

Curvas de potência lisas, progressivas e lineares, no mesmo formato do original.
Seria possível ganhar mais potência e torque, mas acho que o risco de quebra aumentaria muito.

Eu andei bastante tempo com o carro e posso garantir que está muito mais rápido do que o original em todas as faixas de utilização,
bem civilizado e rápido, fácil de dirigir. Acredito que atende bem as expectativas dos donos deste modelo que querem um pouco mais de desempenho.

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Boa tarde, tenho um 8v 2015 estou pensando em fazer o remap, quanto que custa? Sou do Rio Grande do Sul.


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FeLima

Novato
Boa noite amigos, sou novato aqui, pesquisei muitos topicos antes de tirar minhas dúvidas e vamos lá.

Recentemente peguei um A3 deste modelo do tópico. 2014 1.8 tfsi 180cv, hoje com 35mil km.

Meu objetivo é conseguir um pouco mais de performance sem comprometer a confiabilidade e ainda os pipocos do DSG nas trocas de marcha. Colocaria também um filtro K&N. Sinto que o carro morre um pouco em alta rpm.

Fiquei com dúvida sobre o que é remap, piggyback e chip de potência. Existem os plug and play (que não ouvi falar muito bem mas seria minha preferência por poder deixar o carro original quando quisesse), existem também o remap feito pela armada e outras como a reiko também certo? Qual vocês recomendam? Existe uma diferença gritante na curva de torque e potência entre eles?

É possível encontrar ou desenvolver um modelo plug and play acertado para o seu próprio carro?
É Interessante encontrar uma oficina para fazer o scap primeiro, antes do remap?
Como só quero os pipocos, não tenho interesse em um ronco muito alto, pensei em somente retirar o ultimo abafador/silenciador. Alguém ja fez isso e funcionou?

Também sou leigo com relação locais para fazer a preparação do carro. Antigamente era só manutenção de rotina.

Alguma recomendação para fazer o escapamento aqui em São Paulo capital?

Desculpa as inumeras perguntas, mas forum é pra isso!

Abraço
 

overspeed

Comerciante
piggyback = um aparelho que intercepta sinais dos sensores e os modifica de forma a ECU achar que a situação (pressão, vazar de ar, etc etc) são diferentes e com isso tomar ações que não condizem com a realidade (mas irão promover uma alteração na potencia do motor)

remap = alterar os dados nas tabelas para que a central sainba o que esta ocorrendo e toma outra atitude (ação) para os sinais (que estarão nos valores corretos).

chip = uma distorção do mercado, antigamente vc substitui a memoria (o chip) dentro da ECU para remapear (trocar os mapas por assim dizer), hoje em dia as ECU não tem mais memoria externa e tudo esta no processador, ai alguns fabricantes de piggyback acabaram usando a nomenclatura para distorcer o mercado

a diferença entre remap e piggyback é muito grande, o piggyback geralmente tem menos torque e um controel menor de mistura e avanço em relação ao remap (desde que bem feito).

plug and play (e remap "one fits all" das grandes empresas) são feitas pro genérico, servido a todos os carros em geral... algumas empresas (eu por exemplo) desenvolvo caso a caso os arquivos, mas envolve ir num dinamometro e medir avaliar (fazer logs) dos sensores, e nem sempre é possivel lsair do ganho comum dos outros.

pipoco no DSG (na troca) são os DSG Fart, apenas de usar um carback mais livre ja aumenta bastante...se quiser enfatizar (deixar mais alto) é possivel usando uma estratégia de permissão de atraso de ponto e enriquecimento (mas causa alguma diminuição na vida util de turbina e catalisadores), eu não recomendo, mas é possivel ser feito.


Se quiser me chama e conversamos a respeito
 
O Overspeed já falou basicamente tudo que você precisa saber sobre os produtos,
colocações perfeitas!

Um ponto interessante é que este motor é muito bom, ganha potência facilmente.
O intake e o downpipe originais começam a restringir somente acima de 300cvs,
mas o câmbio DQ250 do carro aguenta no máximo 35kgfm antes de começar a patinar as embreagens.

Portanto os ganhos de torque e potência estarão limitados pelo câmbio,
instalando um downpipe e um intake neste carro vc ganha somente em ronco, nada de potência.

Geralmente quando fazemos o remap de ECU aqui na Armada costumamos deixar com 32~33kgfm e 220~230 whp
o que é um ganho bem considerável já que o carro mede original 25~26kgfm e 170~180whp.
 

FeLima

Novato
Obrigado pelas respostas!

Vou começar com o mais barato no momento por questões financeiras, que é o escape e filtro. Alguém de vocês fazem escape? Tem alguem pra indicar?
Depois vejo de passar na armada ou em alguma outra pra fazer a cotação do remap.

Sim, vi que na realidade a restrição de fabrica desse cambio é exatamente o limite que o carro está. Mas como você disse, ele aguenta mais um pouco.

A idéia de uma preparação básica plug and play seria para o caso de ir fazer as revisões na concessionária e eventualmente para vender o carro.

Com relação ao DSG Fart, eu vi que tem essa opção de atraso do ponto de ignição pra aumentar, mas ja vi em algum video e fica exagerado. O Foco era fazer como o Golf GTI faz no máximo, nada mais do que isso. Por isso a primeira coisa seria deixar o escape um pouco mais livre, mas sem tirar o catalisador.

Valeu povo!
 
Boa tarde
Se você quer que o som do escape fique nem muito alto
e de os pipocos na troca (só da acima de 4 mil rpm) eu recomendaria como fiz no meu só tirei o ultimo abafador e fica de boa pra andar no dia dia e na estrada.
No meu tirei o último abafador e botei um K&N inbox, com o filtro da pra ouvir um pouco mais a turbina ao menos foi a impressão que eu tive.
E meu próximo passo vai ser o remap.
Espero ter ajudado em algo qualquer coisa só chamar.


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