Roberto Cici
Novato
O desenvolvimento da reprogramação de ECU Armada Performance para o A3 8v 1.8 TFSI foi um pouco mais demorado
do que os outros carros pq envolveu mais horas de pesquisa sobre as características do carro, vamos deixar esse tópico
para mostrar os resultados que conseguimos e ouvir os comentários e dúvidas do pessoal.
Muita gente tem receio de fazer qualquer tipo de preparação devido a fragilidade do câmbio DSG 7 marchas DQ200,
que segundo os manuais técnicos da Vw suporta no máximo 25kgfm.
No brasil e no mundo vemos muitos casos de carros que quebram este câmbio mesmo original, assim como vemos outros carros
com muito mais torque que 35kgfm andando e aguentando bem, varia muito de carro para carro e de motorista para motorista.
Observando o que os outros preparadores e chiptuners ao redor do mundo fazem neste veículo,
chegamos a conclusão que seria ruim passar de 35kgfm, então baseamos todo o nosso desenvolvimento abaixo disso.
O motor EA888 Gen3 responde muito bem, é possível conseguir muito mais torque que isso somente no remap,
sem a necessidade de alterar periféricos como Intake, downpipe, escape, intercooler, etc...
Limitamos a pressão de trabalho da turbina em 1,4bar (original é 1bar) e ajustamos mistura de combustível, avanço de ignição e comandos variáveis para extrair o máximo de rendimento em alta rotação, sem aumentar o torque em baixa rotação.
Para ajudar a preservar o câmbio, definimos uma pressão de trabalho da turbina menor em 1 e 2 marcha,
que também evita destracionar e deixa o carro bem mais rápido.
Originalmente o carro mede em torno de 180whp (rodas) e somente com esta reprogramação de ECU ultrapassa facilmente os 220whp,
sendo que em alguns pontos o ganho supera os 50whp e 8kgfm.
Curvas de potência lisas, progressivas e lineares, no mesmo formato do original.
Seria possível ganhar mais potência e torque, mas acho que o risco de quebra aumentaria muito.
Eu andei bastante tempo com o carro e posso garantir que está muito mais rápido do que o original em todas as faixas de utilização,
bem civilizado e rápido, fácil de dirigir. Acredito que atende bem as expectativas dos donos deste modelo que querem um pouco mais de desempenho.
do que os outros carros pq envolveu mais horas de pesquisa sobre as características do carro, vamos deixar esse tópico
para mostrar os resultados que conseguimos e ouvir os comentários e dúvidas do pessoal.
Muita gente tem receio de fazer qualquer tipo de preparação devido a fragilidade do câmbio DSG 7 marchas DQ200,
que segundo os manuais técnicos da Vw suporta no máximo 25kgfm.
No brasil e no mundo vemos muitos casos de carros que quebram este câmbio mesmo original, assim como vemos outros carros
com muito mais torque que 35kgfm andando e aguentando bem, varia muito de carro para carro e de motorista para motorista.
Observando o que os outros preparadores e chiptuners ao redor do mundo fazem neste veículo,
chegamos a conclusão que seria ruim passar de 35kgfm, então baseamos todo o nosso desenvolvimento abaixo disso.
O motor EA888 Gen3 responde muito bem, é possível conseguir muito mais torque que isso somente no remap,
sem a necessidade de alterar periféricos como Intake, downpipe, escape, intercooler, etc...
Limitamos a pressão de trabalho da turbina em 1,4bar (original é 1bar) e ajustamos mistura de combustível, avanço de ignição e comandos variáveis para extrair o máximo de rendimento em alta rotação, sem aumentar o torque em baixa rotação.
Para ajudar a preservar o câmbio, definimos uma pressão de trabalho da turbina menor em 1 e 2 marcha,
que também evita destracionar e deixa o carro bem mais rápido.
Originalmente o carro mede em torno de 180whp (rodas) e somente com esta reprogramação de ECU ultrapassa facilmente os 220whp,
sendo que em alguns pontos o ganho supera os 50whp e 8kgfm.
Curvas de potência lisas, progressivas e lineares, no mesmo formato do original.
Seria possível ganhar mais potência e torque, mas acho que o risco de quebra aumentaria muito.
Eu andei bastante tempo com o carro e posso garantir que está muito mais rápido do que o original em todas as faixas de utilização,
bem civilizado e rápido, fácil de dirigir. Acredito que atende bem as expectativas dos donos deste modelo que querem um pouco mais de desempenho.