Regular Xenon OEM

phabran

Membro
Pessoal,

Preciso regular o xenon oem e não sei como. Não sei se estou louco, mas acho que já vi algo como regular pelo vagcom, mas não achei mais nada à respeito. Infelizmente o antigo dono (ou o mecânico dele, bem conhecido, Audri Import) isolou o sensor de altura porque quebraram ele, então não funciona mais automaticamente. Eu sempre senti que o facho de luz do xenon está muito curto. Depois vou medir, mas a impressão que dá é que ele ilumina só uns 5 metros à frente do carro.

Alguém sabe algo à respeito?

Abraço,

Patrick

Northon

Membro
so regular ele pelos acessos q tem emcima do farol... se nao girar é pq quebrou as hastes internas, e ate hj nao sei como consertar isso sem trocar o farol inteiro

phabran

Membro
Mas isso regula, digamos, só a carcaça do farol. Ele tem um motor que eleva ou abaixa os projetores e se esse motor estiver baixo, masmo regulando os parafusos para o mais alto, não vai ficar bom, ainda ficará baixo. É como está hoje.

della

Membro
Phabran, mas vc consertou o inclinômetro? Sem ele adeus ajuste automático e vc deverá fazer mesmo como o Northon sugeriu, ajustar a altura mecânicamente e deixá-la fixa numa posição, basta vc levar em qquer centro automotivo que tenha um regloscópio (alinhador de faróis) e mandar ajustar. Se te cobrarem mais de 20 conto não vale!
em algum lugar aqui eu postei uma dica de como ajustar em casa, dá uma pesquisada, se não achar eu te falo como, mas de ante-mão, verifique se seu farol possui os parafusos de ajuste. O farol com xenon OEM é diferente...

MarceloA3T

Membro
Phabran é facil regular o Farol. É como disseram, é por dentro ali em cima da capa com uma chave phillips. Se ele nao levantar é sinal que esta quebrado por dentro. Ai so trocando o farol inteiro mesmo.
No meu eu mesmo levantei um pouco o faixo do farol baixo, e regulo mais alto ou mais baixo com a regulagem eletrica quando pego estrada. Ficou perfeito iluminando bem mais a frente...

*Se for levar para alguem regular ou se vc mesmo for fazer tome muito cuidado ao usar a chave phillips no local ali com o motor quente... pois se vc for com o carro ate la e resolver mecher a capa do farol vai estar quente e o lugar para regulagem é de plastico e vai perder a rosca na hora !! Ja fiz isso em um Golf e estraguei o local de regular.
Faça com o motor frio e não deixe a chave girar em falso !!

gian180T

Membro
Nao sei como é o farol com Xenon OEN. mais o meu quebrou a regulagem interna e me cobraram 250 reais para abrir concertar e revisar todo o conjunto de regulagem e globo otico e fazer polimetno e tudo mais ... resumindo .. Tenho 2 farois Hella Novos com 250 dilmas !!!

phabran

Membro
Sem o sensor eu sei que estou sem a regulagem automática. O que quero dizer é que mesmo regulando pelos parafusos ele ainda fica baixo, provavelmente porque o projetor deve estar inclinado para baixo. Por isso que acho que deve existir alguma regulagem eletrônica pelo vagcom. Não lembro onde li isso e não lembro também se era pros 8L ou 8P.

Northon

Membro
so entrar no menu 55 do vag (diz xenon lights no botao), ir em basic settings e ir avancando, pois ele vai informar o que ira fazer, ai so seguir as instrucoes

Northon

Membro
gian180T disse:
Nao sei como é o farol com Xenon OEN. mais o meu quebrou a regulagem interna e me cobraram 250 reais para abrir concertar e revisar todo o conjunto de regulagem e globo otico e fazer polimetno e tudo mais ... resumindo .. Tenho 2 farois Hella Novos com 250 dilmas !!!

teu farol era com xenon original Gian?

phabran

Membro
Só ontem consegui ver isso, mas não consegui nada. Ele só me dá testes, não deixa mudar nada. Pelo diagnóstico ele baixa os faróis, depois sobe e encerra. O meu software é o 311,2. Não sei se uma versão mais nova teria alguma opção adicional, acredito que não.

Edit: achei um esquema na net que ensina a reprogramar, vou testar e se der certo eu posto aqui.

phabran

Membro
Thiago, nesse caso é mais ou menos uma calibração, não consegue regular mais alto ou baixo sem ser pela regulagem manual. No meu caso, mesmo com a manual no máximo, acho ele muito baixo. Vou tentar fazer isso aqui:

How to Adjust Xenon Headlight Range using a VAG-COM

I can confirm that this tweek works on an '01 TT 225 and '03 A4 Avant 1.8T. Although I have not tested it, this should work on all current Audi cars with OEM self-levelling Xenon lights.

When I recently took delivery of my '03 A4 Avant 1.8T, I noticed that the headlights were aimed too low. Foreground illumination was excellent, however I was having difficulty picking out signs further down the road. They were certainly not aimed as optimally as the Xenons on my TT (after several trips to the dealer to get it right).

When I parked the A4 alongside the wall of an industrial building at night, a sharp downwards slope was evident. The lights were aimed approximately 20-30 degrees from horizontal, too low for my taste.

Here is the procedure to adjust the vertical aim of OEM Xenons

1. Park the car on a level surface, 10 to 20 feet from a wall if possible. Connect the VAG-COM as usual, with both ignition and xenons on.
2. Select control module 55 - H. Light Range. This is somewhat hidden under "Less Common Modules"
3. Take note of the value in the Soft Coding cell. This is the headlight level as set by the dealer when they performed the PDI. If you manage to muck things up you can always go back to this default value
4. Click on "Recode - 07" and you will be able to modify this soft coding value. A smaller value aims the lights higher, and lower value aims the lights lower. Click on "Do it!" to see the lights move up or down.
5. Don't over do it. I suggest that you choose a value that still has a gentle downwards slope to avoid blinding other people on the road. I changed my original value from 00060 to 00020 and it's perfect.
6. Now you need to recalibrate the self-leveling reference point, or else you will throw a code the next time you start the car.
7. To do this, select "Basic Settings - 04" and scroll up to "Group 001". In a few seconds the first cell will change from "wait" to "set". Now scroll to "Group 002" and wait until the controller says "Learned"
8. Enjoy your improved visibility!