Recuperando um A3 97 verde cactus: restauração geral

fbonez

Novato
Fala galera, me chamo Filipe e esse é um dos primeiros posts aqui no clube, desde muito pequeno tenho o sonho de ser um feliz proprietário de um Audi A3 8L até que esse dia chegou, quase não acreditei quando comprei pois já tinha parado uns 20 donos de A3 aqui na cidade onde moro (isso é praticamente todos os A3 que existem aqui...) e ninguém queria vender, ia em outras cidades e também nada de dar negócio até que apareceu um exemplar que eu já tinha visto há 1 ano e pouco só que em situação bem diferente da última vez que tentei comprá-lo.

Quando o carro chegou aqui na cidade era impecável e sem nenhum detalhe até que um "cupim de ferro" comprou e destruiu o carro, isso apenas em 2 meses com ele, e em seguida abandonou o carro por uns 7 meses até um amigo meu comprar. Cheguei pra ver o carro e lá estava ele, com marcas de incêndio, batido na lateral e muito sujo externa e internamente, porém ainda funcionando tudo e com suspensão,freios e pneus 0km,fora a originalidade que o carro apresentava. Fui dar uma volta com o carro e mal andava, falhava demais e não tinha freio...
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Mesmo a razão dizendo não, fui pelo lado da emoção e abracei... Entreguei meu Stilo 03 e meu coração bateu mais forte quando peguei a chave do Audi.
De ínicio desmontei toda a interna do carro (tenho uma estética automotiva,então pra mim é barbada) enquanto não chegavam as peças que comprei no ML.

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Troquei MAF,cabos (eram remendados com fita isolante),velas e continua impossível de andar com ele não mudando absolutamente nada, apaga nos cruzamentos, falha muito mesmo estourando e funcionando somente 3 cilindros, bomba de combustível com 3 bar certinho, quase tudo ok. A última a ser culpada é a bobina até eu ver hoje mesmo que o conector dela está com um pino avariado, por isso vou tentando solucionar enquanto peço ajuda aos amigos do clube para resolver isso, visto que aqui na cidade ninguém quer mexer no carro (normal de cidade pequena)

Deixo um salve pra galera que começa a me acompanhar nessa caminhada, toda semana vai ter uma atualização, logo posto mais fotos em sequência e em detalhes da limpeza e restauração geral

Abraços
 
Primeiramente seja bem-vindo ao fórum,

Realmente os Audi 8L provocaram muitas paixões em muitos entusiastas automotivos como nós, mas a racionalidade da vida é a da busca pelo prazer e satisfação, nós so ficamos incertos sobre os caminhos que escolhemos, e o caminho que tu escolheu pode ser bem bacana, porque eu acho que restaurar um carro é algo único, colocando um pouco de filosofia, tem muito a ver com o pensamento de Heidegger, você através do seu trabalho criativo se conecta com a sua criação e uma coisa que era para ser um objeto com a finalidade de locomoção se torna um modo de ser, uma parte da sua vida.

Então pensando assim, eu acho que apesar do desprendimento financeiro que obviamente você vai ter, você vai criar algo bacana e único que vai ser a sua expressão.

No que diz respeito aos problemas, já compre um scanner e aprenda como obter o log de erros do carro, assim conforme você for identificando os problemas e rodando com o carro nós iremos poder te ajudar com mais precisão e facilidade. Nó fórum tem bastante material no tópico de restauração do A3 do Roxo.

Bem-vindo e boa sorte.
 

MegaJEDI

Moderador
@[member="fbonez"] seja bem vindo ao Clube!

cara eu acho esta cor linda! e vc restaurando ele, nossa certeza que vai ficar chique d mais!

quanto ao carro estar falhando muito, verifica maf, velas, bomba de combustível, bobinas no caso se for turbo, cabos de vela se for aspirado, bicos injetores, regulador de pressão do combustível, faz uma limpeza na TBI, uma descarbonização tbm.

acho que eliminando estes acima ja ajuda a identificar a falha do carro.

espero por mais fotos e adoro restauração! ja acompanho umas 3 aqui no forum!

abraço e boa sorte!
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Parabéns pela iniciativa ... n sou o único doido aqui ... kkkkk

Qualquer coisa só chamar !!!!


Enviado do meu iPhone usando Tapatalk
 

fbonez

Novato
Fala galera, mais uma atualização na recuperação do carro.

A boa notícia é que resolvi a falha (ou melhor,minha namorada que também é gearhead resolveu kkk), enquanto eu mexia no carro com o capô aberto ela viu faíscas saindo de uma região bem escondida do motor, então decidi tirar todas as capas de proteção e achei o erro: uma mangueira rasgada...
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Por sorte quando desmontei o carro tinha uma nova escondida atrás da forração do porta-malas, parece mentira :risada: :risada:
Troquei e resolveu de uma vez só a falha, a lenta, o freio e obviamente a questão do consumo. Parece tão óbvio quando você descobre e o problema é uma coisa assim, mas antes de resolver, na maioria das vezes nunca pensamos em coisas tão simples assim e que fazem uma puta diferença.

Agora com MAF, cabos e velas e conector da bobina novos, falta o tensor da corrente, sensor de marcha lenta e temperatura (condenados pelo scanner) e consertar o escapamento (original de 1997 em um carro do litoral :pensativo:).
Para terminar, como prometido vou deixar mais algumas fotos do resultado da limpeza interna que fiz nele e deixo uma pergunta pra quem tá acompanhando a restauração: Lavo ou não o motor? (realmente tá precisando, já fiz esse serviço muitas vezes em outros carros, mas a julgar pelo estado,idade e eletrônica embarcada nele seria uma boa ideia?)

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Depois:
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Conforme eu for atualizando coloco mais umas fotos dessa limpeza que durou a semana inteira, na verdade ainda não consegui finalizar 100%

Até a próxima

Abç
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Está ficando muito bacana o projeto. Logo que comprei o meu tive alguns problemas com mangueiras também. Bugou minha mangueira do hidrovacuo e minha mangueira de pressurização da turbina, aí o carro ficava doidão, tem até um post aqui no fórum a respeito.
 

fbonez

Novato
Fala galera!

Atualizando aqui, o carro já está pintado e funcionando bem faltando apenas a tinta curar mais um pouco para fazer o lixamento/polimento e achar as presilhas do spoiler pra ficar tudo certinho. Nesses dias que não postei nada praticamente não fiz muita coisa no carro, as novidades são a máscara negra que fiz nos faróis, não era exatamente o que eu queria mas o cromado dos faróis estava com algumas marcas e bem opaco, então por enquanto a solução será essa... Também achei uma tampa do tanque original e usada de um Golf GTI mk3 aqui na cidade mesmo (meu carro estava com uma sacolinha de plástico no lugar do tanque.. malditos cupins de ferro :no: ) Troquei as lâmpadas da placa por leds e fui encaminhando a questão do sistema de som que é a única coisa que consigo resolver sem ter que recorrer a compras pela internet (ou não kkk) cidade pequena é foda...

Agora chegou a hora de resolver mais alguns problemas na parte mecânica, os sensores que foram condenados pelo scanner voltaram a funcionar bem :rofl: então chegou a hora de me preocupar com o coxim do motor lado do carona, tensor da corrente, o flexível duplo do escapamento (peça bem cara por sinal) e resolver um barulho tipo "toc toc" vindo da traseira, acredito ser os amortecedores, + a troca de fluídos e filtros para prevenir e limpeza de bicos.

Também tenho que resolver a questão do interior pois quero bancos concha na dianteira mas tá quase impossível achar para o 2 portas, pintar algumas peças de acabamento na cor original para eliminar os riscos, colocar o sistema de som original para funcionar com algumas atualizações (80% pronto) e resolver mais alguns detalhes.

Enquanto tudo isso acontecia aproveitei e resolvi um detalhe bobo mas que pra mim sempre foi um charme, no caso carros um pouco mais velhos que ainda ostentam os adesivos da concessionária onde foram comprados 0km. Após uma rápida pesquisa no manual do proprietário descobri que ele foi comprado na Audi Breitkopf em Blumenau-SC, descobri que a concessionária físicamente não existe mais no mesmo local e o telefone indicado na internet não existia mais, recorri então a Breitkopf de Criciúma onde me atenderam muito bem e enviaram uma porrada de adesivos sem custo algum. Claro que o adesivo não é o mesmo da época mas é bem semelhante,visto que no meu carro tem a marca de cola do antigo adesivo.

Por último quero agradecer um por um que se manifestou aqui ou acompanhou aqui de alguma forma (e por ter paciência de ler os meus textos kkkk)

@[member="Lucas A. de Araújo"] valeu cara, aquele pedaço vagabundo de mangueira deixava o carro pior que uma carroça pra andar. Me identifiquei muito com a tua frase, pra mim carros não são só meio de locomoção, é um jeito de ser, é a sua personalidade representada no carro, é o desejo de salvar e manter um ícone em dia e apresentável. Abração
@[member="ⓡⓞⓧⓞ"] obg por acompanhar fera, vc não é o único maluco daqui kkkkk
@[member="Matheus Guimarães"] valeu por acompanhar cara, tamo junto
@[member="GARAGAOZ"] tem muita coisa pela frente ainda kkk, valeu por acompanhar
@[member="Thiago JEDI"] valeu cara, a cor é linda mesmo, depois de pronto vai ficar mais show ainda, se gosta de fotos e textôes como vc disse então tá no post certo kkkkk abraço

Mais tarde posto as fotos, Abração galera
 

MegaJEDI

Moderador
@[member="fbonez"] man, que legal que vc esta conseguindo restaurar seu A3!

e obrigado por mencionar no seu post de atualização da sua restauração!

que continue assim! abraço man! tamo junto!
 
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