Recuperando os cavalos perdidos...

Boa tarde pessoal,
só queria compartilhar com vocês o que assisti nesse fim de semana no programa 5 marcha da discovery turbo. Então, o tema era sobre a perda de potência dos carros usados ao longo dos anos. Inclusive eles derrubaram um mito que dizia que em média o carro perdia 1cv por ano!!!

Basicamente eles pegaram um carro da volks (não lembro o nome, era um modelo europeu) dos anos noventa e que tinha 190cv de fábrica!

O carro estava em bom estado e eles pegaram o carro e levaram direto pro dinamômetro que deu 177cv.

A primeira medida foi colocar aqueles aditivos de gasolina, o que já resultou em uns 5cv! Acho que um tanque de boa gasolina aditivada tem o mesmo efeito. Uma observação que fizeram é que não tem necessidade de repetir esse procedimento sistematicamente porque uma vez limpo o sistema, mais aditivo não vai fazer diferença.

Depois eles simplesmente trocaram óleo, e filtros...Deu mais uns cavalos tipo uns 2cv não lembro exatamente...

E por fim trocaram velas e cabos de vela, que deu mais uns cavalos tbm.

No final o carro chegou aos 188cv no dinamometro, bem próximo do original...
O que deu mais diferênça e foi o mais barato foi o aditivo, cerca de U$8.

É isso galera achei interessante a matéria pra compartilhar...
Abraços,

Everson

Novato
Eu vi este episódio. O carro em questão é um VW Corrado VR6. Vale a pena todos olharem e ver a importância da manutenção.

Tem um episódio do mesmo programa que aceleram em um autódromo um golf R32 com o óleo velho e depois com o óleo novo. A diferença do tempo é absurda.

Enviado de meu GT-P5100 usando Tapatalk

Isso mesmo Éverson! :leia:
Olha eles aí:

tiff-needell.png

Reinaldo.a3

Membro
Tb vi esse programa, gostei tb!

Creio que as mangueiras de pressurização nos carros turbos podem ser "vilãs/ladronas de potencia".
E ainda notei uma ligeira melhora ao trocar as bobinas...claro, isso na minha experiencia com o meu carro : a3 1.8t 150cv.

Reinaldo.a3

Membro
ReinaldoDiasA3 disse:
Tb vi esse programa, gostei tb!

Creio que as mangueiras de pressurização nos carros turbos podem ser "vilãs/ladronas de potencia".
E ainda notei uma ligeira melhora ao trocar as bobinas...claro, isso na minha experiencia com o meu carro : a3 1.8t 150cv.

Iuri

Membro
Nada mais que a verdade

Carro com a manutenção em dia..vai resultar na potência declarada!