[ Recomendação ] Juntas - Cabeçote e tampa de válvula

Ariel Alves

Novato
Pessoal,

Minha junta do cabeçote pediu pinico... Pior de tudo que foi 450km de casa! Ainda bem que o sensor do nivel de óleo me avisou e parei o carro, evitando super-aquecimento e rodar com falta de óleo no motor.

No momento, o carrão ta na oficina, logo irão me ligar passando os detalhes, mas a junta do cabeçote, bem como junta de tampa de válvula, não tem erro, terão que ser trocadas.

Gostaria da seguinte ajuda;

Quando tinha minha marea turbo, tive problemas com a junta de tampa de valvula, por isso gostaria, de saber quais marcas são recomendadas.

Muito obrigado
Ariel
 

roxo

Moderador
Meu Caro,

Victor Reinz ou Elring .. lembrando se possivél troque os parafusos do cabeçote e siga a recomendação do vedante na tampa de valvulas (já postamos aqui o procedimentos) e os torques corretos. Pela peleja aproveita e troca outras coisas que vc achar necessário (correia, bomba dágua, tensores) pq vc vai economizar na mão de obra ... da um grau no cabeçote, troca do liqueido de arrefecimento, oleo e filtro e resultado .... argolas tinindo de novo !!!
 

Ariel Alves

Novato
Opa, bom saber dos detalhes do parafuso e vedante. O torque dos parafusos vou atras pra ver a força certa, isso é fundamente realmente.

As correais, tensores e bomba de água foram trocadas a pouco tempo, esses vão passar...

Liquido de arrefecimento não tem escapatoria, agora é um processo de limpeza intenso pra ficar tudo limpo.

Vou dar uma olhada nessas juntas...
Muito obrigado
 

prisco

Novato
Aqui tem tudo que vc precisa! Victor Heinz, top.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-488342025-jogo-de-juntas-do-cabecote-audi-a3a4-e-a6-vw-golf-jett-_JM
 

roxo

Moderador
Meu Caro,

Quanto aos torques eu vou te passar aqui pra vc ficar tranquilo ... vou arrumar tudinho e te passo !!!!!
 

Ariel Alves

Novato
Beleza meu amigos, reforço meu agradecimento!

Achei que as juntas para o motor turbo (180cv), tinham alguma diferença, mas pelo jeito são as mesmas (1.8 asp, turbo).
 

roxo

Moderador
Meu caro,

Vamos lá....

Tampa de Valvulas:

1 - Desaperta sem sequencia ..

2- Apertar primeiro as porcas de dentro da tampa das válvulas; seguidamente apertar as porcas de fora, em cruz.

yjb.png



Parafusos do Cabeçote:


Desaperte na sequencia :

7d26.png



APERTO:

t08m.png




Apertar os parafusos da cabeça do motor na sequência indicada do seguinte modo: 1. Apertar com chave dinamométrica com 40 Nm. 2. Rodar mais 90° ([sup]1[/sup]/[sub]4[/sub] de volta) com a chave rígida. 3. Rodar mais 90° ([sup]1[/sup]/[sub]4[/sub] de volta) com a chave rígida.
 

gabrielm

Novato
nao apertei os parafusos com toda essa ciencia..rsss apertei sem atarraxar num dia. no outro com o motor frio apertei mais um pouco. e só. e agora?!
 

Ariel Alves

Novato
É uma ciência mesmo, e saber que a maioria dos mecânicos não tem conhecimento ou fazem noção da importância do torque. Já vi vários casos de trocarem peças 3, 4x, e o problema ser o torque...
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Pois é ... esses procedimentos é para evitar empenamento no cabeçote e tampa e fulgas entre as juntas ...

Gabrieum ... mais cedo ou mais tarde vc tera algum problema aconselho a refazer adotando os procedimentos ....
 
A informação do Roxo está mais condizente..

Onde eu vejo esquemas de aperto, pedem 4kg + 90 + 90..

O flooter que apertou 9kg + 90 + 90 passou do aperto.. Parafusos da ARP (que uso no meu) o pessoal dos forjados usam até 12kg de torque! O parafuso OEM é elastico.. Se aperta deste jeito não sei se tem problema... Pois o aperto Final chega proximo dos 9kg!

Porem, antes mais apertado do que mais frouxo hehehhee
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Questão de torques pra mim são tão importantes quando a qualidade de peças ... como sou meticuloso ai vc tem uma idéia da coisa ... eu uso sempre o Nm que é o que vem informado nos manuais de reparos de todas as montadoras ... mas se o cara converter as unidades certinhas vai dar no mesmo.

Realmente os parafusos de cabeçotes são dos tipos elásticos .. eu não aventuro em mudanças de padrões (forjados) uma vez que meu carro ta OEM, quem sabe um dia quando eu pegar o 180cv ai a conversa é outra .... rsrsrsr

Quanto a foto gabrieum é só para ter uma ideia ... uma vez que me faltou alguns dados do veiculo para eu ser mais especifico na foto .. mas é a mesma coisa..
 

roxo

Moderador
Pessoal, peço aos entendidos que verifiquem se esse kit é bom e serve no a3 turbo.

http://produto.merca...passat-golf-_JM


Outro detalhe, é que o mecanico recomendou trocar também o "Aftercooler" que pelo que pesquisei é um "trocador de calor"...

Alguém conhece algum lugar que tenha? Pois é uma peça complicada de achar.



Muito obrigado
Abraços

Meu Caro,

Fale com Marcelo e diga a ele que foi o Fabio (Roxo) do A3Clube que indicou. Ele é super confiavél e muito entendido nessa gama de peças .. tem tudo das melhores marcas e lembre-se ou victor reinz ou elring.

Marcelo
16 - 3612 2113 / 3612 0763
WWW.ARTEJUNTAS.COM.BR
e-mail: [email protected]
 

Ariel Alves

Novato
Meu Caro,

Fale com Marcelo e diga a ele que foi o Fabio (Roxo) do A3Clube que indicou. Ele é super confiavél e muito entendido nessa gama de peças .. tem tudo das melhores marcas e lembre-se ou victor reinz ou elring.

Marcelo
16 - 3612 2113 / 3612 0763
WWW.ARTEJUNTAS.COM.BR
e-mail: [email protected]

Roxo
Pelo que vi no site, ele vende outra marca ( http://www.artejuntas.com.br/verprod.php?ct=1&cp=4 ). O preço inclusive esta excelente, mas é uma marca nacional pelo jeito.

Agora, se ele garantir que apesar de ser nacional, é uma boa junta, eu compro sem medo.

Consegui um contato aqui mas é da marca ELWIS, conhecem?
 
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