Receita de Bolo - 240 a 250cv, algumas duvidas. Cambio TIP

piacava

Membro
Pessoal, estou pra internar a maquina e trocar tudo que já está estocado aqui..
Então resolvi já dar um passo além.. junto com a internação do carro.

Projeto receita de bolo pra 240 a 250cv.. pelas minhas pesquisas aqui no fórum e em
outros, mas fiquei com algumas dúvidas..

Comprei um intercooler frontal da SPA turbo:
Os bicos Bosch de 42lb, (li que tem melhores, mas acho que pro meu limite esse irão atender, ou não?)
Já tenho o dowpipe de 3"
A turbina pretendo trocar a original pela TK3 da TK Turbos..
E o acerto no chip.. rodando na gasolina mesmo, comum..


Dúvidas,
Preciso me preocupar com bomba de combustível?
Preciso trocar o inlet por um de silicone?
Vale migrar pro álcool nesse projeto básico?

E o mais importante, alguém me indica um lugar bom em BH para acertar o carro?

Ou tem previsão de um chipDay em BH com o OverSpeed?

Dicas, sugestões e criticas são bem vindas!!
Valeu.
 

Andr3T

Membro
Bom dia amigo.
Cara, eu te recomendaria fazer o seguinte (pensando em custo x beneficio por potência ganha).

Primeiro: alcool. Você tira mais potência, com mais segurança.
Segundo: eu não iria de TK turbo. Eu iria numa receita que tem muita gente montando e se dando bem, que é uma turbina do EUA que eles montam com rotores billet, muito bem projetada e usinada as carcaças. No alcool, com FMIC, você consegue tirar 300cv. Ela está saindo mais ou menos 2500 reais com frete e todas as taxas já pagas. As TK turbo estão quase nesse valor, então eu vejo como um negócio muito melhor...

Para esse setup, vc vai precisar de inlet (por conta de medida da boca da caixa fria), um downpipe (não que precise, mas dá um folego muito melhor ao motor), bicos de 60 e dosador de 4bar, e bomba de combustível.
Você vai tirar 50cv a mais, em uma turbina muito bem feita, gastando bem pouco a mais (em relação ao total).

Eu faria isso...
 

piacava

Membro
Oi Andre,

Me coloquei esse limite de no máximo 250 em virtude do meu cambio que é TIP.

Já estarei ultrapassando o recomendado pra ele né.. :pensativo: e só vou fazer isso porque vou
refazer o cambio todo, e o master kit que vou colocar pelo que sondei deve suportar...
mesmo assim é um risco .. (swap pra manual está fora nesse momento pois é meu carro
de uso diário, daí o automático é importante manter).

Então nesse cenário, creio que os bicos de 42 dariam conta e manter na gasolina seria o mais indicado, certo?

Alguma outra turbina mais indicada que não seja a TK3 pra esse limite?

O Inlet ainda é indicado nesse caso?

O Downpipe eu já comprei e está aqui aguardando a internação do carro, o intercooler deve chegar essa semana
já..

Só decidindo mesmo qual turbina usar pra manter uma pegada boa de baixa e chegar nos 240 a 250 cv.

E o mais importante, encontrar um bom preparado em BH pra acertar o carro. :procurando: . pois minha ideia é tirar ele
da revisão e levar direto pro acerto..

Valeu pelas dicas e ajuda..
 

Andr3T

Membro
Vish, ai o jogo muda completamente. Nesse caso então, eu faria só downpipe e remap.
Sua turbina é a k03s, vc ja vai conseguir tirar uma boa cavalaria, deixando o cambio tranquilo. Gasta dinheiro com outros ups a toa nao.
 

piacava

Membro
Pois é... esse é o X.. srsr

Já estou refazendo o cambio, troquei as solenoides, são Zero, radiado do cambio Zero..
Vou revisar e restaurar o conversor de toque..
Vou instalar o MasterKit da Precision (http://transmissionkits.com/), que pelo que pesquisei, aguenta
mais porrada que o original.
Vi gente indicando até os 300 nesse kit, mas aí acho muito..

Como o limite do cambio original é 35 de torque, imagino eu que com esse kit dê pra ir aos 40 talvez..
assim já belisca nos 250 cv..

Já li relatos também de alguns loucos rodando com k04 no tip sem problema, pelo menos sem dizer que
tiveram problema. srsrs

Então vou arriscar esse UP e ver como o cambio se comporta... depois de tudo feito...

Acabei de comprar o Inlet da Sanco, agora é ver a turbina e encontrar um preparador bom aqui..
 

Vinao

Membro
Eu colocaria um radiador de oleo frontal para o oleo do cambio trabalhar mais fresco.

Estou colocando no meu e vou gastar uns 500. ja garante que nas puxadas o oleo não aqueca muito e estrague rapido, tanto o oleo quanto o cambio.

Estou com a mesma ideia no meu carro, colocar uns 250cv, porem o meu é o automático convencional, talvez ano que vem eu faça essa loucura, se der m*** eu passo para manual.
 

piacava

Membro
Vinao disse:
Eu colocaria um radiador de oleo frontal para o oleo do cambio trabalhar mais fresco.

Estou colocando no meu e vou gastar uns 500. ja garante que nas puxadas o oleo não aqueca muito e estrague rapido, tanto o oleo quanto o cambio.

Estou com a mesma ideia no meu carro, colocar uns 250cv, porem o meu é o automático convencional, talvez ano que vem eu faça essa loucura, se der m*** eu passo para manual.
Como vai fazer esse questão do radiador?

Já pensei numa maneira, procurei algo já pronto mas não encontrei nada..

Pensei em melhorar o resfriamento da água do radiador que já existe pra
resfriar melhor o óleo..

mas só ideia mesmo.. não cheguei em nada concreto;

Hoje os bisco chegaram.. :hehehe2:
 
piacava disse:
Pois é... esse é o X.. srsr

Já estou refazendo o cambio, troquei as solenoides, são Zero, radiado do cambio Zero..
Vou revisar e restaurar o conversor de toque..
Vou instalar o MasterKit da Precision (http://transmissionkits.com/), que pelo que pesquisei, aguenta
mais porrada que o original.
Vi gente indicando até os 300 nesse kit, mas aí acho muito..

Como o limite do cambio original é 35 de torque, imagino eu que com esse kit dê pra ir aos 40 talvez..
assim já belisca nos 250 cv..

Já li relatos também de alguns loucos rodando com k04 no tip sem problema, pelo menos sem dizer que
tiveram problema. srsrs

Então vou arriscar esse UP e ver como o cambio se comporta... depois de tudo feito...

Acabei de comprar o Inlet da Sanco, agora é ver a turbina e encontrar um preparador bom aqui..
Onde comprou o inlet? Pagou quanto?tem link? to namorando um no aliexpress mas nao da coragem
 

Vinao

Membro
piacava disse:
Como vai fazer esse questão do radiador?

Já pensei numa maneira, procurei algo já pronto mas não encontrei nada..

Pensei em melhorar o resfriamento da água do radiador que já existe pra
resfriar melhor o óleo..

mas só ideia mesmo.. não cheguei em nada concreto;

Hoje os bisco chegaram.. :hehehe2:
Ja comprei o radiador, estou esperando chegar, comprei da spa turbo, que é mais confiavel do que alguns que vendem por ai, ele é feito a principio para usar em gol turbo treskilimei kkk.

comprei um que armazena 500ml de oleo, que é uma quantidade que creio eu que seja o suficiente para poder resfriar o oleo mesmo em condições mais extremas.

Mas como é para oleo tambem vai servir para o oleo do cambio.

Cara a instalação /adaptação é muito simples, retira-se o trocador de calor original, faça uma emenda com tubo de metal nas mangueirinhas de arrefecimento, isso voce encontra em qualquer lugar que mexa com radiadores, só levar o carro la e mostrar o que quer fazer que ele vai te arrumar um tubo com a curva que precisa, fecha com abracadeiras e pronto.

Ai nos dois buracos onde vai o trocador de calor que são saida e retorno de oleo voce compra dois niples compativeis veda com o-ring, compra mangueira para oleo que aguente pressão, acho que 2 metros é mais que o suficiente.

remova o parachoque dianteiro, arrume algum lugar para colocar o radiador no qual pegue corrente de ar (acho que isso é obvio) passe as mangueiras e fixe com abracadeiras.

funcione e veja se não vaza, deixe tudo bem limpo para caso de vazamento voce possa ver facil.

dependendo do tamanho do radiador que voce va colocar precisa lembrar de adicionar oleo por o radiador vai armazenar oleo que deveria esta na caixa.

semana que vem vou instalar o meu, vou ver se consigo postar algumas fotos para elucidar as ideias, e dia 30 vou testa-lo de verdade numa pista em tuiuti.
 

piacava

Membro
Vinao disse:
Ja comprei o radiador, estou esperando chegar, comprei da spa turbo, que é mais confiavel do que alguns que vendem por ai, ele é feito a principio para usar em gol turbo treskilimei kkk.

comprei um que armazena 500ml de oleo, que é uma quantidade que creio eu que seja o suficiente para poder resfriar o oleo mesmo em condições mais extremas.

Mas como é para oleo tambem vai servir para o oleo do cambio.

Cara a instalação /adaptação é muito simples, retira-se o trocador de calor original, faça uma emenda com tubo de metal nas mangueirinhas de arrefecimento, isso voce encontra em qualquer lugar que mexa com radiadores, só levar o carro la e mostrar o que quer fazer que ele vai te arrumar um tubo com a curva que precisa, fecha com abracadeiras e pronto.

Ai nos dois buracos onde vai o trocador de calor que são saida e retorno de oleo voce compra dois niples compativeis veda com o-ring, compra mangueira para oleo que aguente pressão, acho que 2 metros é mais que o suficiente.

remova o parachoque dianteiro, arrume algum lugar para colocar o radiador no qual pegue corrente de ar (acho que isso é obvio) passe as mangueiras e fixe com abracadeiras.

funcione e veja se não vaza, deixe tudo bem limpo para caso de vazamento voce possa ver facil.

dependendo do tamanho do radiador que voce va colocar precisa lembrar de adicionar oleo por o radiador vai armazenar oleo que deveria esta na caixa.

semana que vem vou instalar o meu, vou ver se consigo postar algumas fotos para elucidar as ideias, e dia 30 vou testa-lo de verdade numa pista em tuiuti.
Show em... posta sim como dicou a instalação e como ficou o comportamento..

Vou dar uma olhada nesse da SPA pra óleo..

Estava sem ideia é exatamente na saída e entrada do óleo do cambio.. com sua ideia já
deu uma luz..

Valeu..
 

piacava

Membro
Vinao disse:
Ja comprei o radiador, estou esperando chegar, comprei da spa turbo, que é mais confiavel do que alguns que vendem por ai, ele é feito a principio para usar em gol turbo treskilimei kkk.
E aí Vinão, instalou o radiador do cambio?

Como ficou?

Vi uns que já vem com a ventoinha pra ele, pra casos de transito travado talvez seja uma boa..

Depois conta sua impressão do resultado no uso do carro como ficou..

Valeu.
 

Vinao

Membro
piacava disse:
E aí Vinão, instalou o radiador do cambio?

Como ficou?

Vi uns que já vem com a ventoinha pra ele, pra casos de transito travado talvez seja uma boa..

Depois conta sua impressão do resultado no uso do carro como ficou..

Valeu.
Cara instalei no sabado, bem tranquilo a instalação, se tiver todas as ferramentas claro. vou ver se faço um do it yourself e crio um topico pra ajudar voce um pouco.
 

piacava

Membro
Vinao disse:
Cara instalei no sabado, bem tranquilo a instalação, se tiver todas as ferramentas claro. vou ver se faço um do it yourself e crio um topico pra ajudar voce um pouco.
Bacana... E no uso.. tranquilo?

Deixei meu carro hoje na oficina, pra fazer a revisão geral e trocar as peças..

Vou ver ser já aproveito e instalo o radiador de uma vez.. To pensando em
colocar um marcador de temperatura pra ver como ele vai se comportar no uso.
 

Vinao

Membro
piacava disse:
Bacana... E no uso.. tranquilo?

Deixei meu carro hoje na oficina, pra fazer a revisão geral e trocar as peças..

Vou ver ser já aproveito e instalo o radiador de uma vez.. To pensando em
colocar um marcador de temperatura pra ver como ele vai se comportar no uso.
Por enquanto normal, ate porque na semana ando tranquilo, teste mesmo vai ser dia 30 vou brincar num track day, ai sim la eu vou ver se o radiador funciona mesmo, no ultimo que fui o cambio estava entrando em modo de segurança por alta temperatura, mas pelos relatos que andei lendo tempos atras e que me convenceram a instalar creio que acabe com problemas de aquecimento.
a temperatura do cambio voce pode olhar pelo vag, fazendo um log inclusive, pena que meu notebook esta sem bateria, se não com certeza teria feito para comparar.
 

piacava

Membro
Vinao disse:
Por enquanto normal, ate porque na semana ando tranquilo, teste mesmo vai ser dia 30 vou brincar num track day, ai sim la eu vou ver se o radiador funciona mesmo, no ultimo que fui o cambio estava entrando em modo de segurança por alta temperatura, mas pelos relatos que andei lendo tempos atras e que me convenceram a instalar creio que acabe com problemas de aquecimento.
a temperatura do cambio voce pode olhar pelo vag, fazendo um log inclusive, pena que meu notebook esta sem bateria, se não com certeza teria feito para comparar.
Show de bola..
 

monte

Membro
Acompanhando esses up. Modificação no automático principalmente com kit de performance no cambio é algo que sempre quis fazer no meu antigo 8l tiptronic e nunca achei nada direito sobre isso. Mostra certinho depois como esta ficando o resultado, faz umas fotos ai pra nós :palmas: Fiquei curioso nesse kit performance pro tiptronic. Abraço.
 

piacava

Membro
monte disse:
Acompanhando esses up. Modificação no automático principalmente com kit de performance no cambio é algo que sempre quis fazer no meu antigo 8l tiptronic e nunca achei nada direito sobre isso. Mostra certinho depois como esta ficando o resultado, faz umas fotos ai pra nós :palmas: Fiquei curioso nesse kit performance pro tiptronic. Abraço.
Não sei se esse kit chega a ser de performance, mas pelas minhas pesquisas aguenta mais que o original.. vou por um radiador externo pro óleo do cambio também..

O carro está na oficina já especializada em cambio pra fazer a substituição de tudo e revisar o que for preciso.. se eles recomendarem algo a mais
para o cambio suportar um pouco mais de torque eu posto aqui..

Vamos ver o que vai virar...

Vou atualizando no post do meu carro sim...

Valeu..
 
Topo