Quando piso no freio a direção trepida

A3Branco

A3 Maníaco
Caras,
após um ano de comprar o A3,
toda semana uma surpresa....

a desta semana é o freio... quando eu piso forte (só ando de pé-embaixo) a direção trepida...

tem a ver com as pastilhas.. alguém já passou por isso????

(Detalhe: tudo que tenho trocado ainda era original, amortecedor, buchas, velas .... imaginem, meu A3 é ano 2000)

abcs
 

Serious

Novato
Cara..

Disco!!!
Disco empenado , só trocar!

Por sinal , deve estar empenado a tempo ja , e só esta pirando.

Tira a roda , gira o disco com um papel do lado , ve se ele nao esta fora , deve estar.
 

A3Branco

A3 Maníaco
au au....

pior q deve ser mesmo... olha só...

há 10 dias levei o A3zão p trocar as buchas da bandeja, braço, etc etc.

Quando sai p testar, tava com barulho ferro-com-ferro, bem típico quando aquela proteção do disco...
ai voltei e reclamei... o cara levantou o carro mecheu em algo e o barulho parou....

então, é possivel q quando o cara foi recolocar a bandeja, deve ter forçado p cima do disco e empenou o bichinho... tem lógica esta explicação ou é idéia de macaco??

abcs
 

Carlinho

Consultor Técnico
Não cara, geralmente o disco empena por causa de mudança muito brusca de temperatura. Forçar ele pra cima, pra dar espaço não faz isso não. GERALMENTE não, a não ser que ele tenha sido muito cavalo mesmo...
 

A3Branco

A3 Maníaco
Carlinho disse:
Não cara, geralmente o disco empena por causa de mudança muito brusca de temperatura. Forçar ele pra cima, pra dar espaço não faz isso não. GERALMENTE não, a não ser que ele tenha sido muito cavalo mesmo...

então poder ser tipo, disco muito quente e passa na poça dágua, por exemplo???
 

Carlinho

Consultor Técnico
Poça acho que não, acho mais provável em lava jato, pq o disco tá bem quente e jogam água direto do disco...
 

Serious

Novato
Cara , não sei se é verdade... um mecânico me falou...

Caso um: Disco frio , carro parado
e aquela pisada no freio violenta um pouco mais longa..... de esquenta bem o disco... empena.

Caso dois: Utilizar o sistema de freio ao extremo ao ponto de deixar a pastilha mole , sabe quando o pedal fica macio? Sinal que ta feia a coisa... nestes casos o aquecimento é tão grande, que pode entortar o disco.
 

A3Branco

A3 Maníaco
Carlinho disse:
Poça acho que não, acho mais provável em lava jato, pq o disco tá bem quente e jogam água direto do disco...

Pode ter sido isso....

chguei da estrada, e fui direto ao lavajato e pedi p ele primeiro jogar agua no "peito de aço" porq tava com lama... entao foi isso mesmo
 

ItsoJ

Novato
Serious disse:
Cara , não sei se é verdade... um mecânico me falou...

Caso um: Disco frio , carro parado
e aquela pisada no freio violenta um pouco mais longa..... de esquenta bem o disco... empena.

Caso dois: Utilizar o sistema de freio ao extremo ao ponto de deixar a pastilha mole , sabe quando o pedal fica macio? Sinal que ta feia a coisa... nestes casos o aquecimento é tão grande, que pode entortar o disco.


faz muito sentido...

meu civic aconteceu algo parecido.
 

Jordaum

Aro 99
Marcão, como vc disse que seu carro ta com tudo original ainda.. vai ver que ta na hora de trocar os discos mesmo.. ehehe Qndo vai ficando fino eles empenam mais fácil..

Coloca ai powerbreaks, fremax, etc.. Dizem que esses discos são bons.

[]s,
Jordão
 

A3Branco

A3 Maníaco
Marcão, como vc disse que seu carro ta com tudo original ainda.. vai ver que ta na hora de trocar os discos mesmo.. ehehe Qndo vai ficando fino eles empenam mais fácil..

Coloca ai powerbreaks, fremax, etc.. Dizem que esses discos são bons.

[]s,
Jordão


Jordão,
pode ser mesmo isso cara... afinal, o brinquedo é ano 2000
vou verificar na hora da troca e depois informo aqui!

Ah, quanto ta um A3 180cv em média (2002 a 2004)???

to pensando em trocar o meu!
 

Jordaum

Aro 99
Vc acha de 20 a 40 mil, depende do estado do carro... Mas tem muito carro bom sendo torrado por ai..

[]s,
Jordão
 

RafaPR

Consultor Técnico
O meu 180 tá com os discos Fremax Tuning e pastilhas Fras-Le, troquei todo conjunto há uns 2-3 meses.

Ta trepidando MUITO qdo freia forte em velocidades altas, tipo 160-180km/h. De 100 por hora pra baixo é perfeito, mas qdo tá rápido o volante chega trepidar pros lados...

tudo novo, que diabos pode ser?

Alinhamento, geometria e balanceamento das rodas, tá tudo 100% pois acabei de revisar a suspensão.

Até comentei com meu primo que é mecânico, ele achou mto estranho, segundo ele nunca ouviu falar de Fremax empenado...
 

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
rafapr disse:
O meu 180 tá com os discos Fremax Tuning e pastilhas Fras-Le, troquei todo conjunto há uns 2-3 meses.

Ta trepidando MUITO qdo freia forte em velocidades altas, tipo 160-180km/h. De 100 por hora pra baixo é perfeito, mas qdo tá rápido o volante chega trepidar pros lados...

tudo novo, que diabos pode ser?

Alinhamento, geometria e balanceamento das rodas, tá tudo 100% pois acabei de revisar a suspensão.

Até comentei com meu primo que é mecânico, ele achou mto estranho, segundo ele nunca ouviu falar de Fremax empenado...
pneu desagregado
 

A3Branco

A3 Maníaco
Jordaum disse:
Marcão, como vc disse que seu carro ta com tudo original ainda.. vai ver que ta na hora de trocar os discos mesmo.. ehehe Qndo vai ficando fino eles empenam mais fácil..

[]s,
Jordão

Cara, fui la ver os freios... as pastilhas no toco... hehehe... como vc previu, o mecanico disse q ainda eram as de fabrica .. hehehe.. 110.000 rodados... ser´q era mesmo as de fabrica????

naum sei né...

então, se instalar as pastilhas sem o sensor terei algum problema???
pq naum achei aqui com sensor e p pedir la na soaudi.com leva 10 dias p chegar... q vc acha??
 

A3Branco

A3 Maníaco
Troquei... coloquei sem sensor mesmo...

ah. o disco está ok... a trepidação devia ser a falta de ação do freio nas rodas traseiras!

caraca, acreditem, as pastilhas eram as de fábrica ainda... (meu A3 é ano 2000 - 114.000km) . . . . atrás então, tava "no osso"

o dano anterior acho q ele so fazia abastecer mesmo... pq manutenção nadica de nada....

pior de tudo, devido as pastilhas traseiras totalmente gastas, aquele tambor que aciona as pastilhas estava travado, os dois lados, ou seja estava sem freios atrás e nem sabia cara....

foi o maior dificuldade p destravar....

e agora a dúvida: QUANDO TROCA PASTILHA ELE FICA APITANDO MESMO??? QUANDO FREIA???
 
Topo