Qual rele do ar e do ventoinha??? Da audi 1.8t aut 2000??

Falaa galera boa noite, entao estou com problema de temperatura no meu audi ja troquei cebolao sensor e o rele do ar e ventoinha mais descobri que existem tres modelos do mesmo... Se tiver alguem pra me judar me ajudem gostaria de saber se alguem tem uma audi a3 1.8 t aut. De ano 2000 150 cv..ou alguem que saiba qual e a dele e me passar pra eu poder comprar passar o numero da peça... Muito obrigado a todos
 

Jacks

Novato
cara, pelo que me falaram, tem um fusivel da ventoinha q eh pra fikar naquele modulo q fika emcima da bateria, da uma olhada la.
 
Entao esse mesmo que quero saber o meu acho que est errado queria saber o numero desse rele do ano do meu audi pr eu comprar outro tendeu... Pq a ventoinha ta acionando com 106 graus so...
 

Andr3T

Membro
É o seguinte, existem algumas coisas que podem estar fazendo as ventoinhas acionarem apenas com 106 graus.
Primeiro, pode ser a própria ventoinha. A ventoinha tem dois estágios de funcionamento, o primeiro em baixa velocidade e o segundo em velocidade total. O que limita a velocidade no primeiro estágio é a propria ventoinha, por meio de um resistor para limitar a corrente que chega até ela, assim girando em menor velocidade. Esse resistor estraga com o tempo e ai a ventoinha só aciona no segundo estágio, quando o motor já está acima de 100 graus.

Segundo problema pode ser o cebolão de água, aquele que vai rosqueado no radiador do lado do motorista. O cebolão como alguns pensam NÃO é um sensor de temperatura, ele é apenas um interruptor térmico. Ele tem dois estágios assim como a ventoinha. Quando a água chega a exatos 92 graus, o cebolão manda um sinal para a central dizendo que a água chegou a 92 graus. Nesse momento a central deve acionar o primeiro estágio da ventoinha para segurar a temperatura. Se por acaso a água chega a 102 graus, o cebolão avisa a central agora que a água está a 102 graus, e a central liga ambas as ventoinhas em velocidade total para resfriar o motor o mais rápido possível.

Terceiro problema pode ser essa caixa de relês que você trocou que fica embaixo da bateria. É essa caixa de relês que aciona as ventoinhas assim que solicitado pela central com base no interruptor térmico (cebolão). Muitos A3 tem esse problema de não ligar o primeiro estágio, justamente por conta dele ser o mais utilizado, já que dificilmente o carro chega a 100 graus depois que o primeiro estágio é acionado. O segundo estágio praticamente não é utilizado.

Então você deve começar a verificar a própria ventoinha, aplicando 12V nela e verificando se AMBOS os estágios estão funcionando. Leve para alguém que entenda isso e peça para testar. Verifique também fusíveis, aqueles que ficam em cima da bateria. Verifique o cebolão, a caixa de relês, chicote...


Sobre o código do módulo de relês que fica embaixo da bateria, o código da última revisão é 1J0919506K.
Existem outras revisões onde apenas a última letra muda, porém vão funcionar da mesma forma. O único requisito é que tenha 14 pinos.
 
Andre molin muito obrigado pela explicaçao ... O cebolao ja troquei.. Assim como o sensor e esse rele... Mais tenho certeza que este rele esta zuado assim como a ventoinha tbm.. Pq o segundo estagio e pra acionar aos 102 graus mais esta acionanfo a 106 ... Entao o rele esta demorando eu mandar o sinal... Vou trocar ele e arrumas as ventoinhas....
 
André Dal Molin disse:
É o seguinte, existem algumas coisas que podem estar fazendo as ventoinhas acionarem apenas com 106 graus.
Primeiro, pode ser a própria ventoinha. A ventoinha tem dois estágios de funcionamento, o primeiro em baixa velocidade e o segundo em velocidade total. O que limita a velocidade no primeiro estágio é a propria ventoinha, por meio de um resistor para limitar a corrente que chega até ela, assim girando em menor velocidade. Esse resistor estraga com o tempo e ai a ventoinha só aciona no segundo estágio, quando o motor já está acima de 100 graus.

Segundo problema pode ser o cebolão de água, aquele que vai rosqueado no radiador do lado do motorista. O cebolão como alguns pensam NÃO é um sensor de temperatura, ele é apenas um interruptor térmico. Ele tem dois estágios assim como a ventoinha. Quando a água chega a exatos 92 graus, o cebolão manda um sinal para a central dizendo que a água chegou a 92 graus. Nesse momento a central deve acionar o primeiro estágio da ventoinha para segurar a temperatura. Se por acaso a água chega a 102 graus, o cebolão avisa a central agora que a água está a 102 graus, e a central liga ambas as ventoinhas em velocidade total para resfriar o motor o mais rápido possível.

Terceiro problema pode ser essa caixa de relês que você trocou que fica embaixo da bateria. É essa caixa de relês que aciona as ventoinhas assim que solicitado pela central com base no interruptor térmico (cebolão). Muitos A3 tem esse problema de não ligar o primeiro estágio, justamente por conta dele ser o mais utilizado, já que dificilmente o carro chega a 100 graus depois que o primeiro estágio é acionado. O segundo estágio praticamente não é utilizado.

Então você deve começar a verificar a própria ventoinha, aplicando 12V nela e verificando se AMBOS os estágios estão funcionando. Leve para alguém que entenda isso e peça para testar. Verifique também fusíveis, aqueles que ficam em cima da bateria. Verifique o cebolão, a caixa de relês, chicote...


Sobre o código do módulo de relês que fica embaixo da bateria, o código da última revisão é 1J0919506K.
Existem outras revisões onde apenas a última letra muda, porém vão funcionar da mesma forma. O único requisito é que tenha 14 pinos.
Grande andré, salvando a turma desde 2000 e guaraná com rolha kkkkk
Seguinte, minha ventoinha so aciona a 102º, e aciona as 2 ( grande e pequena) numa velocidade baixa.
Retirei o plug de ambas e alimentei elas.... As duas ventoinhas funcionaram em 2 velocidades.
Cebolão já troquei 2x e continua o mesmo problema.
Sensor de temperatura é novo tambem.
Meu carro estava sem termostatica, coloquei uma agora da MTE, não tem nada a ver ne? ( testei a valvula numa panela em casa).

Tudo leva a ser o rele que fica embaixo da bateria certo??

Esse rele que controla e velocidade das ventoinhas de acordo com o sinal que o cebolao manda? isso.?
 
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