Qual o nome desta peça, para que serve e quanto custa?

Olá pessoal. Estou com minha audi 1.8T 180cv ha 15 dias e comecei a conhecer aos poucos a mecanica do veiculo.

Percebi que tenho um longo caminho com as manutenções e gastos. Mas vou fazer aos poucos.

Meu mecanico me disse que essa peça esta desativada mas nem ele sabe pra que serve. Algiem pode me informar por favor?

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Valeu.
 

RGDA3

Membro
Essa é bomba d`agua auxiliar.
Mantém o fluxo de água por algum tempo mesmo após o carro estar desligado para a refrigeração da turbina e do câmbio.
Procure o chicóte de ligação que deve estar por alí solto (é um conetor preto com dois polos de ligação e duas travas metálicas nas bordas).
 
Ao RGDA3:
Cara, é exatamente isso. Está desconectado e com os polos bloqueados com lacres metalicos. Devo solicitar que o mecanico reconecte o chicote apenas?.... se não estiver funcionando, alguem tem ideia do valor desta peça?

Valeu pela força..✌
 

Cfacioli

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Leonardo Alexander disse:
Ao RGDA3:
Cara, é exatamente isso. Está desconectado e com os polos bloqueados com lacres metalicos. Devo solicitar que o mecanico reconecte o chicote apenas?.... se não estiver funcionando, alguem tem ideia do valor desta peça?

Valeu pela força..
Amigo, eu nem me preocuparia com isso. Essa bomba eh chata, cara e acaba sendo um item meio critico dos a3/s3 que as possuem.

Se o seu ta com ela isolada, deixa assim e seja feliz. Ela eh totalmente desnecessária e acaba sendo algo a mais pra te dar problema.
 

RGDA3

Membro
Primeiro verifique se está chegando corrente nos pólos do chicóte, se estiver tudo bem, reconecte na bomba d'agua, se esta não funcionar, terá que trocar a bomba.
 

RGDA3

Membro
Cfacioli disse:
Amigo, eu nem me preocuparia com isso. Essa bomba eh chata, cara e acaba sendo um item meio critico dos a3/s3 que as possuem.

Se o seu ta com ela isolada, deixa assim e seja feliz. Ela eh totalmente desnecessária e acaba sendo algo a mais pra te dar problema.
@[member="Cfacioli"], acredito que se está lá é por algum motivo, os engenheiros da audi não iam colocar algo a mais só para bonito.
Sei que é um item chato e que vive dando problemas nos A3/S3, mas é um item que evita o superaquecimento da turbina e da transmissão e os seus consequentes desgastes prematuros, sendo assim, acho que vale o investimento, mas é de cada um.
Se é para deichar como tá, acredito que seja melhor tirar a bomba e fazer uma ligação direta das mangueiras, pois com a bomba acredito que ela dificulte a circulação da água.
 

Cfacioli

Membros VIP
RGDA3 disse:
Cfacioli, acredito que se está lá é por algum motivo, os engenheiros da audi não iam colocar algo a mais só para bonito.
Sei que é um item chato e que vive dando problemas nos A3/S3, mas é um item que evita o superaquecimento da turbina e da transmissão e os seus consequentes desgastes prematuros, sendo assim, acho que vale o investimento, mas é de cada um.
Com certeza ela tem utilidade. Mas pra mim e para meu tipo de uso do meu carro, eh desnecessaria. Outra coisa, o que evita superaquecimento da turbina eh a bomba dagua mecânica, e nao a auxiliar (fora outras N variáveis).

Transmissão nao tem nada a ver com essa bomba.

Ela soh serve para recircular a agua depois que o carro desliga e nao tem mais movimento mecânico da bomba mecânica primária. Logo, se um carro ta desligado, nao esta gerando calor e nao precisa de ser resfriada. Inclusive a agua q vai passar por ali vai estar quente, logo nao sei qual a grande vantagem disso (a nao ser que vc esteja abusando MUITO do carro e desligue logo em seguida, algo que eh meio difícil de acontecer).

Relembrando q ha evolucoes no mundo automotivo e de engenharia... O que se foi pensado ha 20 anos muda. Por exemplo, antigamente depois q se desligava um carro ele acionava a ventoinha para refrigerar o radiador para assim refrigerar o motor. Mas do que adiantava refrigerar o radiador se a agua tava parada e nao ia circular? Logo, esse procedimento foi abandonado em muitos casos atuais.

Como vc disse de engenheiros, eles tentam prever todo tipo de uso, inclusive os maus usos e maus motoristas, conforme exemplifiquei acima. Assim, essa bomba poderia ter real benefício.

Cada um pensa de uma maneira, mas eu procuro entender o FUNDAMENTO de cada coisa antes de terceirizar minha decisao para outras pessoas (como engenheiros ou qq outro profissional que está sujeito a falhas e projetos q podem ser evoluídos).
 

Cfacioli

Membros VIP
RGDA3 disse:
@[member="Cfacioli"]Se é para deichar como tá, acredito que seja melhor tirar a bomba e fazer uma ligação direta das mangueiras, pois com a bomba acredito que ela dificulte a circulação da água.
Concordo!
 
Amigos, meu mecanico disse o mesmo em relação a real necessidade de mexer. Concordo que se ela existe, deve ter algum motivo relevante para estar ali.

Meu medo de fato é arrumar mais uma dor de cabeça pois meu carro está me dando varios prejuízos. Tanto que ja agendei uma vistoria na Sorana Audi SP. Assim ja vejo o que o carro tem de "bucha" de uma vez por todas e aos poucos vou fazendo os reparos.

Quanto a esta peça, se naum for muito cara, o que acho impossivel de não ser, vou trocar sim. To gastando muito no carro mas quero ver ele 100%.

Abs e obrigado novamente.

Vou atualizar aqui assim que tiver as informações da concesaionaria audi!
 
Cfacioli disse:
Com certeza ela tem utilidade. Mas pra mim e para meu tipo de uso do meu carro, eh desnecessaria. Outra coisa, o que evita superaquecimento da turbina eh a bomba dagua mecânica, e nao a auxiliar (fora outras N variáveis).

Transmissão nao tem nada a ver com essa bomba.

Ela soh serve para recircular a agua depois que o carro desliga e nao tem mais movimento mecânico da bomba mecânica primária. Logo, se um carro ta desligado, nao esta gerando calor e nao precisa de ser resfriada. Inclusive a agua q vai passar por ali vai estar quente, logo nao sei qual a grande vantagem disso (a nao ser que vc esteja abusando MUITO do carro e desligue logo em seguida, algo que eh meio difícil de acontecer).

Relembrando q ha evolucoes no mundo automotivo e de engenharia... O que se foi pensado ha 20 anos muda. Por exemplo, antigamente depois q se desligava um carro ele acionava a ventoinha para refrigerar o radiador para assim refrigerar o motor. Mas do que adiantava refrigerar o radiador se a agua tava parada e nao ia circular? Logo, esse procedimento foi abandonado em muitos casos atuais.

Como vc disse de engenheiros, eles tentam prever todo tipo de uso, inclusive os maus usos e maus motoristas, conforme exemplifiquei acima. Assim, essa bomba poderia ter real benefício.

Cada um pensa de uma maneira, mas eu procuro entender o FUNDAMENTO de cada coisa antes de terceirizar minha decisao para outras pessoas (como engenheiros ou qq outro profissional que está sujeito a falhas e projetos q podem ser evoluídos).
Pessoal, o meu é um tiptronic 2005, e depois de desligar o carro a ventoinha fica ligada por algum tempo. Imagino que a bomba auxiliar também, mas vou fazer este teste.

Lembrem-se de que um carro turbo de fábrica tem muitos itens que um carro normal não tem, e que os preparadores normalmente não se preocupam em manter o mesmo tempo de vida que o carro tem quando sai de fábrica.

Só pra exemplificar, o Bugatti Veyron com seu motor de 16 cilindros e 4 turbinas de 1001 cavalos tem 12 radiadores. O opala desta reportagem http://revistafullpower.uol.com.br/2012/10/10006/ tem 1000 cavalos e um único radiador.

Só que o Veyron anda a 400km por hora até acabar o seu enorme tanque de combustivel, sem esquentar, sem risco de quebra, com durabilidade de muitos mil km.

Tenta fazer a mesma coisa com o Opala...

Segue alguns links (não conheço e não recomendo nenhum dos vendedores. É apenas a titulo de auxílio). De R$368,00 a R$664,00

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-595691075-bomba-agua-auxiliar-audi-a6-s4-tt-golf-bosch-0392020039-_JM]
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-592984353-bomba-agua-auxiliar-audi-a6-s4-tt-golf-bosch-0392020039-_JM
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-597862320-bomba-agua-auxiliar-audi-a6-s4-tt-golf-bosch-0392020039-_JM
 

RGDA3

Membro
Em pesquisa rápida no ML também achei esses valores na faixa de R$ 368,00 os mais baratos e com média de R$440,00. Já fica BEM abaixo dos R$1.100,00 que te passaram na aurizada. Lembre que a original é da marca BOSCH.
 
Opa legal.... beem mais em conta. Mas ainda não fui na autorizada. Os 1.100 vi em um site que só vende peça original.

Chek up agendado na autorizada para quinta (30/11).

Torçam por mim...rs.

Obrigado desde já......
 
Amigos... acabei de pegar o possante na concessionaria após vistoria para revisão.

Estou bastante animado...o valor orçado pela Audi - R$68.000,00.......kkkk
 
...Continuando o post acima...:

Lembrando que é um 2003 180cv 1.8T tiptronic Blindado.... comprei o carro por 20.000....m

Parece comico mas é tragico.... logixo que.os valorea praticados pelas autorizadas são absurdos...ex: acusaram troca de câmbio R$22.000,00..... é apenas um sos itens apontados......

Agora vou na loja que comprei e.vamos negociar.....

Abs.
 
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