pesquisando aqui fui num fórum do clubeestilo e achei essa postagem e gostei bem logico a explicação de cara ,segue a copia do post;
Basicamente pense no seguinte:
Andando com pressão mais baixa, tipo 28 psi, vc tem um carro mais confortavel porem mais mais beberrão e com respostas mais lentas em curvas rapidas e mudança de direção repentina (situações muito extremas, não se aplica no "dia-a-dia")
POREM, ao pegar um buraco a sua roda recebe uma pancada muito mais forte em função da baixa calibragem e expansão que o pneu pode proporcionar, ou seja, vc pode até evitar bolhas ou rasgos no pneu porém sua roda não será poupada
Já com uma pressão maior, digamos 32-34 psi, vc "perde" o conforto, sente muito mais as imperfeições do solo mas tem um desgaste mais uniforme e em situações extremas vc tem o carro muito mais na mão.
Pegando o mesmo buraco, sua roda estará mais protegida, o problema é que o pneu fará o trabalho de frente, isso quer dizer, dependendo do pneu, do buraco, da velocidade vc pode ganhar uma linda bolha ou até rasgar o pneu.
Tem muitas variáveis que podem contribuir para amassar uma roda, ou danificar os pneus. Velocidade, tipo do composto da borracha do pneu, amortecedor, peso do carro, e obviamente o buraco =D
30 libras é muito pouco para um pneu com essas dimensões. Devido á grande largura, a tendência é do pneu ficar com menos "sustentação" na parte central. Os ombros dos pneus fazem parte da sustentação, mas a maior parte é responsabilidade do ar mesmo. Quanto mais largo o pneu, em relação ao seu perfil, mais pressão ele exige para manter uma pressão uniforme da banda de rodagem contra o asfalto. Eu acredito que algo à partir de 32 libras. Observe o seu pneu com atenção, a forma com que ele está disposto ao solo, se os ombros estão totalmente retos, ou cedem um pouco, inclusive observe por dentro. Já é um início para analisar a pressão ideal. No meu carro, pneus 205/55/R16, tenho q usar pelo menos 31 na dianteira, senão acaba ficando mto mole e aumenta o desgaste nos ombros do pneu.
Pressão muito baixa, aumenta o desgaste nos ombros(bordas) dos pneus. Pressão muito alta, aumenta o desgaste no centro da banda de rodagem. Vale uma análise periódica pra conferir se o desgaste está homogêneo.
Carai..
Não li tudo por preguiça xD.
Vi ai que tem um cara usando 45? eiiita porra hehehhehe
A calibragem do pneu depende do terreno que você anda, da sua suspensão e bla bla bla..
Você tem que achar o melhor pra você..
Se colocar 28 +- vai ficar mais macio porem vai comer todo seu pneu nas "bordas", digo isso pois acabei com meus pneus usando 26..27 hehehe.
Se encher de mais acaba com ele no meio!
Ou seja, calibra uns 32 e veja como fica, e vai esvaziando até você achar que está bom.
Pelo menso eu faço assim neh.. se ta certo ou errado ja não sei, sei que funciona hehe
Os meus originais eram Pirelli usava 30 e ficava normal.
Os pneus atuais Dunlop são mais macios e tem a borda macia tb. Se eu usar 28 ou 30 na frente onde tem a maior parte do peso do carro devido ao motor pesado ele fica com a aparencia de pneu murcho.
Com certeza se eu rodar assim eles vão desgastar as laterais e irregularmente.
Então uso na frente 33 libras. Ai eles ficam firmes e com a aparencia normal. Atrás dá pra usar 28 ou 30 tranquilamente.
O pneu é ótimo... é um chiclete no seco e ótimo tb no molhado.
sempre bom lembrar né pessoal, calibrar o pneu sempre com os pneus frios ainda...o correto é nao percorrer muitos kms antes de calibrar...e tambem evitar calibrar em dias de chuva, pois altera a pressao interna...
Pessoal,
Vamos pensar de forma logica.
Pressao = forca /area
Se o fabricante pass a uma configuracao ideal para o USO do carro no dia-a-dia pq nao seguir?
Se estamos aumentando a area e mantendo a pressao portanto a forca resultante sera automaticamente maior para compensar a area.
Posso estar enganado mas a pressao ideal eh a identificada no manual, independente do Pneu utilizado.
Vamos lembrar tb q quanto maior a pressao utilizada, maior sera a trasferencia de trancos para a suspensao... Cuidado!
Por exemplo...Eu uso pneus 225/45 R16 com 30psi, por opcao conforto/desempenho, mas para USO em pista 34 atras e 32 na frente.
Eh uma opcao mais pessoal do que tecnica.