Qual a3 180cv comprar? manual ou tip

Lucas Zanin

Novato
Depende...

Se gosta de uma direção mais esportiva e/ou pretende fazer upgrades de potência vá de manual.

Agora se não pretende aumentar a potência do carro, e anda de boa E PRINCIPALMENTE tem certeza de que o câmbio está revisado, com óleo e filtro trocados antes dos 80 mil km (comprovados por nota fiscal) e não possui nenhum histórico de problemas....pode ir de TIPTRONIC.

Eu particularmente prefiro o manual, pois além de tudo...não há gasto com manutenção!

Olha concordo com você que tip seja mais bacana, porém fique ciente que esse cambio é problemático e bem caro de se manter. Mais isso ai boa sorte com a maquina, abraço.

diego4100

Membro
Sobre desempenho, andam muito parecidos. O TIP usa turbina diferente, gerando um pouco mais de potência, o que acaba compensando a perda do câmbio.
Mas, como falaram, a manutenção do tip é BEM mais cara. Tem que trocar óleo do câmbio a cada 40.000km (R$ 800,00), é comum dar problema nas solenoides (coisa de R$ 3.500,00), semi-eixos também são problemáticos e mais caros que a versão manual. Se tiver que fazer o câmbio então; ai ferrou.
Eu gosto mais de dirigir carros manuais. Porém, Floripa é um caos; um trânsito absurdo. Aqui câmbio manual é comprar estresse e problema no joelho; portanto fui de TIP. Sem falar que a embreagem do A3 manual é bem pesadinha.
Na minha opinião, em termos de usabilidade em cidade grande, o único carro que substitui o A3 tip é o A3 sportback/sport.
Você tem que ver o que se adéqua melhor as suas necessidades e ao seu bolso. O câmbio tip é um dos melhores automáticos, acima disso só DSG.

jcjrsbc

Membro
Tenho tiptronic 180cv original blindado e faz de 0-100km/h em 8s medidos no gps do cel, gasta 8km/h com trânsito moderado e fiz uma troca das 09 solenoides e 50% óleo há 2 anos gastei R $1500 comprando solenoides no ebay. Há dois meses estava demorando mais de 1 minuto para engatar a 1a quando frio e a solução era trocar as juntas internas por R$2000 mas preferi fazer todo o câmbio: gastei R $4000. Complementando, rodei 70mil km no período, sendo 60mil km na cidade. Agora eu pergunto aos colegas que gostam do câmbio manual: quanto sai uma embreagem completa platô+disco+rolamento+cilindro original + mão de obra? Quantos km dura rodando só na cidade? Um carro bem a frente do seu tempo é o tip com troca no volante. Só sabe quem tem o tip ou o dsg como o colega salientou. Sem falar na panturrilha esquerda "bem grande".

Driller

Novato
Curto mais o manual! Questão de gosto mesmo. Tenta verificar com o vendedor como está o estado do cambio deste AT, se já foram substituido as solenoides, se já trocou óleo alguma vez. Mas em ambas as escolhas se o carro estiver inteirinho, você curtirá muitos os 180 cv

boa tarde, estou no mesmo dilema, estou em Sampa, e carro bem cuidado esta dificil de achar, por isso estava olhando somente manual, mais com as informacoes dos amigos, estou pensando seriamente em pegar um tiptronic, a duvida e pegaf um mais barato para fazer o cambio, ou achar um que foi feito em uma boa oficina...agradeco futuros comentarios.

Eu peguei um A3 1.8T 180cv com 80mil km rodados. Porém é câmbio manual. Se fosse Tip eu não pegaria, mas por questão de gosto. Não pela questão da manutenção e procedência do antigo dono. A questão é você avaliar o que for mais cômodo ao seu conforto. Manutenção vai ter em ambos os câmbios, porém no automático você tem que ter atenção na troca do óleo e saber se veio de um dono que cuidava e no manual nada impede de você ter problema futuramente se começar a fazer zueira com o auto. Mas claro... futuramente.

É oque o pessoa disse, só que claro o manual é bem mais barato de se manter e tem uma tocada mais esportiva, manual só vai 1,5l de oleo. E o cambio dura muito, raramente da problema. Agora o tip mesmo cuidando e trocando o oleo, tem mais chance de estragar, eu disse que tem mais chance não que écerteza que todos vão pifar. E o tip se estragar prepara o bolso é carinho. Oleo de cambio é caro também.

Bolaturbo

Membro
Eu acho q a manutenção do tip é equivalente a troca de embreagem do MT.

E sim, o MT tem toque mais esportivo, mas hoje em dia AT ta na moda, e tem carro no mercado que ser MT ninguem quer, exemplo FIT.

Eu peguei um tip pq quis, nem procurei MT, to com ele há 6 meses, funcionamento normal, carro adquirido com 96.000 kms, logo vou trocar óleo e se quebrar a gente arruma, kit de solenoides custa 1300, oleo e filtro gasta mais uns 1000, poe ai uns 3 mil, nego fala 10, 15, 20, totalmente sem parametro.

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-646300427-kit-solenoide-cambio-automatico-tiptronic-jatco-audi-a3golf-_JM

hj fui ver uma automatica, segundo dono com 70 km, pena que nao era de um dono cuidadoso, segui as orientacoes aqui do clube, vou continuar procurando, gosto de tocada mais esportiva, mais tbem concordo que conforto e tudo de bom, cheguei a seguinge conclusao, quando achar uma inteira, compro, afina Audi e boa de qualquer jeito.