Qual a quantidade de Óleo no motor 1.8T 150cv 2002 ???

Pessoal, estou com uma grande dúvida...

Qual a quantidade certa de óleo no motor 1.8T 150cv trocando o filtro?

Pergunto pois no manual marca +- 3,5 Lts com filtro.

Só que coloquei os 3,5 Lts ficou na ponta da vareta, não chegou nem na marca mínima da vareta, somento colocando mais 0,75ml que atingiu o meio da marca da vareta.

O mecânico me disse que é em torno de 4,5 lts.

Me ajudem...

Grato.

gabrielm

Novato
manual? nao sei qual manual amigo. o que vem no a3 fala 4,5 litros com o filtro.

essa quantidade não é pro motor 1.8.

Cfacioli

Membros VIP
Depende do filtro que vc usar. Se for o curto (que pode ser usado), 4 litros dá.

3,5 L nao sei da onde pode ser... nem da transmissao, nem do radiador dá isso.

gabrielm

Novato
amigo, indiferente do filtro..se for menor ou maior...por dentro é a mesma quantidade...(a não ser que coloquem um filtro errado).

3,5l nao tem escrito em lugar nenhum!

os 1.8 (com ou sem turbo) são 4,5l com filtro

nos 1.6 (2003 pra frente) são 4l com filtro.

Cfacioli

Membros VIP
Claro que nao! Justamente por um ser maior/menor que o outro, a quantidade de óleo necessária para encher cada um será diferente!

Imagina o filtro como um copo... se um é maior que o outro, logo exigirá mais óleo para ser completado.

No caso dos filtros menores, 4L dá. Certeza pois já fiz e deu 100% certo. Comprei 5L de oleo imaginando 4,5L na troca e 01 L acabou sobrando sem usar nada e com o oleo na marca máxima de nível.

roxo

Moderador
Meus caros,

Aproveitando .... quem invernizou a barata ..???

Brincadeiras ... mas o certo mesmo é: Compra o filtro especificado ... nada de filtro curto ou filtro longo ... certo é o especificado e ponto final .. com tudo armado compre 5 litros de oleo ... coloque 4 sem medo e depois vá vendo o nivel e completando de acordo com a vareta ... deixe o oleo chegar antes daquele granulao superir da vareta ... quando para o arglas a noite .. no outro dia pela manha veja o nivel e complete ... pimba tudo certinho ....

Cfacioli

Membros VIP
Amigo, o lance é que os DOIS modelos de filtro são especificados.

Mas o que vc postou é uma ótima forma de colocar o que precisa e pronto. Sem fórmula mágica.

gabrielm

Novato
isso que me referia...

existe dois tamanhos...um deles é um universal. mas em ambos a quantidade é a mesma. o menor é mais gordinho...se nao entrou 4,5 é porque o filtro é errado.

tamashiro

Membro
Pg 220 do Manual vai tá 3,5 litros. Tem várias inconsistências o manual em português, não tiveram o mínimo cuidado na hora da tradução.
Quem gosta mais de mecânica sugiro utilizar o manual de serviço em inglês. Lá fala que é 4,4 litros para ser exato.