MarcelobergBH
Membro
INTRODUÇÃO
Oi pessoal, sou um desses que restauram o carro. É bem difícil, se gasta muito com "bobagens" que são itens deste modelo que é muito completo para a época. Um desses itens são as proteções laterais do protetor do cárter. São uma raridade, os carros vinham com isto e se perderam, "sumiram" após trocas de óleo rigorosas e em oficinas em qualquer lugar por ai. Pois ninguém aguentou ficar pagando as CCS e por isso sofremos pequenos vandalismos e "vales" em pequenas peças com mão de obra nao especializada, fazer o que? Ficar ao lado vigiando ou fazer nos mesmos...
DESENVOLVIMENTO
Encontrei ambos os lados, um usado com preço justo cerca 120,00 em 2020 e outra nova por 560,00 no mercado livre também em 2020, com preço não tão justo.
Aguardando a troca das roscas para aparafusar o protetor de cárter de forma adequada e montar tudo, fui investigando, tentando ver como monta e conferindo os códigos da peça do lado direito na internet, pois a mesma não veio com o furo para a travessa do protetor entrar, como a do lado esquerdo usada veio. Como encaixa-la?
Metodologia
Comparação :
As peças são bastante similares e diferem pouca coisa mesmo. Umas curvas superiores (a que contorna o tubo da mangueira descendente que vai no pancake, a que vai próxima ao intercooler e o contorno da curva posterior da chapa do protetor de cárter. Ver fotos anexadas.
Detalhe : todas as peças encontradas que possuem o furo da travessa possuem o aspecto de que os furos grandes foram feitos de forma "não de fabrica" ou adaptativa.
Pesquisa :
Pensei muito antes de fazer isso com uma peça de 560,00 reais!! Mas no final achei melhor do que pagar mais ou esperar para encontrar a peça que me parece ser uma verdadeira cabeça de bacalhau.
Curiosidades :
FIM
Meio complexo, mas fica registrado aqui no clube para outros, se eu tivesse encontrado estas dicas tudo teria sido mais fácil, mas como veem, vai dar certo e retorno com o ultimo depoimento da montagem do protetor com as peças laterais no carro.
Vou aprimorar os acabamentos e melhorar a fixação até o dia da montagem.
Alguém tem alguma dúvida ou informação para acrescentar? Fiquem a vontade e vamos contribuir o tópico!
Oi pessoal, sou um desses que restauram o carro. É bem difícil, se gasta muito com "bobagens" que são itens deste modelo que é muito completo para a época. Um desses itens são as proteções laterais do protetor do cárter. São uma raridade, os carros vinham com isto e se perderam, "sumiram" após trocas de óleo rigorosas e em oficinas em qualquer lugar por ai. Pois ninguém aguentou ficar pagando as CCS e por isso sofremos pequenos vandalismos e "vales" em pequenas peças com mão de obra nao especializada, fazer o que? Ficar ao lado vigiando ou fazer nos mesmos...
DESENVOLVIMENTO
Encontrei ambos os lados, um usado com preço justo cerca 120,00 em 2020 e outra nova por 560,00 no mercado livre também em 2020, com preço não tão justo.
Aguardando a troca das roscas para aparafusar o protetor de cárter de forma adequada e montar tudo, fui investigando, tentando ver como monta e conferindo os códigos da peça do lado direito na internet, pois a mesma não veio com o furo para a travessa do protetor entrar, como a do lado esquerdo usada veio. Como encaixa-la?
Metodologia
Comparação :
- Os códigos encontrados em carro tiptronic são :
- As que comprei tem o seguinte código :
As peças são bastante similares e diferem pouca coisa mesmo. Umas curvas superiores (a que contorna o tubo da mangueira descendente que vai no pancake, a que vai próxima ao intercooler e o contorno da curva posterior da chapa do protetor de cárter. Ver fotos anexadas.
Detalhe : todas as peças encontradas que possuem o furo da travessa possuem o aspecto de que os furos grandes foram feitos de forma "não de fabrica" ou adaptativa.
Pesquisa :
- Esta é uma peça bastante rara, e o ETKA é muito ilustrativo. (hora aparece um protetor de cárter do golf sem travessas hora aparece o do audi com as travessas) como verão nas fotos anexadas, a peça na o possui furo mesmo no desenho e os códigos com fim 250 e 245 parecem ser a mesma.
- Pesquisei muito para tentar achar um video com um a3 180 tiptronic com as peças instaladas e encontrei na serie do FINA FORÇA (Jorge) no youtube do "audi mais novo da terra" onde aparece a peça instalada em ambos os lados o que foi muito esclarecedor!
- Recorrendo a fotos do ebay, Etka na CCS audi e ao vendedor no mercado livre, pude ver que o numero que aparece é o final 250! Ou seja, há mais uma das falhas nos cadastros e a peça somente pode ser encontrada através de encomenda específica com o código final 245 F na mão ou fazer o que eu fiz :
- Pesquisar muito, procurar em carros e ver com os próprios olhos, verificar na internet e ter a peça em mão para ADAPTAR" Cortar o furo lateral para entrar a travessa, pois os furos inferiores coincidem com os da chapa do protetor de cárter assim ela trava na moldura inferior do radiador e no parafuso superior da longarina.
- Com as peças e cárter na mão fiz o encaixe da final 245 F como referencia para cortar o furo na proteção final 250 Ac , errei um pouco a mão, mas ficou bom o suficiente,(VER FOTOS).
- Fiz uns cortes meio grosseiros mas nada que dispare das peças usadas encontradas e toda esta analise justifica a adaptação. A peça tem função protetora e não estética (mas bati um spray preto fosco na peça usada e ficou show).
- Vou para a parte final da montagem e ja vi que para isso terei que retirar o sensor de altura do farol de um lado e do outro testar o encaixe para fazer um pequeno corte para contornar o tubo descendente do pancake (que vai por fora da proteção lateral!!).
Pensei muito antes de fazer isso com uma peça de 560,00 reais!! Mas no final achei melhor do que pagar mais ou esperar para encontrar a peça que me parece ser uma verdadeira cabeça de bacalhau.
Curiosidades :
- Na CCS aqui do lado eu conversei com uns mecânicos bem atenciosos, e mostrei as peças, eles não são tao antigos na casa para saberem, mas tinha um Audi aspirado la fazendo revisão (raridade ver isso rsrs), abaixei e vi que ele tinha a proteção lateral e a mesma se encontrava meio solta pois estava sem o protetor de cárter para segura-la adequadamente, Mas possuía o tal furo!
- Em um video do FINA FORÇA o jorge fala que esta travessa tem função estrutural também atuando como uma barra anti torção do chassi pois vão presas nas longarinas.
- Os mecânicos cogitaram que a diferença do formato do protetor de cárter encontrado nos ETKA se devem ao fato de somente os modelos turbo precisam da travessa. o que caiu por terra quando vi o a3 aspirado com as peças furadas.
- Ao montar as peças no protetor de cárter veio uma hipótese do porque abandonam estas ou estragam ao longo do tempo. Os parafusos e arruelas originais são difíceis de desapertar o parafuso corre solto e o protetor de cárter não solta.. a consequência seria então arrancarem fora, quebrando o plástico e decidem deixar as polias pegando sujeira e água da chuva....o mecânico tem que ter paciência (raro). devemos avisar ou acompanhar o serviço!
FIM
Meio complexo, mas fica registrado aqui no clube para outros, se eu tivesse encontrado estas dicas tudo teria sido mais fácil, mas como veem, vai dar certo e retorno com o ultimo depoimento da montagem do protetor com as peças laterais no carro.
Vou aprimorar os acabamentos e melhorar a fixação até o dia da montagem.
Alguém tem alguma dúvida ou informação para acrescentar? Fiquem a vontade e vamos contribuir o tópico!
Anexos
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CURIOSIDADES.jpg45.8 KB · Visualizações: 31
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EBAY....jpg103.9 KB · Visualizações: 29
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ETKA DOIDO.jpg297 KB · Visualizações: 26
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ETKA PROT. CARTER VW.jpeg232.5 KB · Visualizações: 26
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ETKA QUASE CORRETO.jpg229.9 KB · Visualizações: 25
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LADO DIREITO.jpg243.8 KB · Visualizações: 26
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TRAVESSAS.jpeg27.1 KB · Visualizações: 29
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LADO ESQUERDO.jpg172.6 KB · Visualizações: 30
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ALINAHNDO FUROS.JPG490.3 KB · Visualizações: 27
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CORTE FURO TRAVESSAE.JPG385.3 KB · Visualizações: 28
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