procon-ten

Ruiz

Administrador
procon-ten, escrito assim mesmo, com a inicial minúscula, é um acrônimo para PROgrammed CONtraction-TENsion (Contração e Tensão Programadas) e também a designação de uma variedade de SRS (Safety Restraint System, Sistema de Retenção e Segurança), desenvolvido e usado pela Audi, de 1986 até meados dos anos 90.
A Audi foi uma da últimas fabrincantes automotivas alemãs a adotar o uso do airbag em seus carros, principlamente em virtude da alta confiabilidade e baixo custo da tecnologia por ela chamada de "procon-ten".

O sistema procon-ten se vale de cabos de aço de diâmetro considerável, similares a cabos de reboque, que passam junto à parede corta-fogo do automóvel, e são conectados ao motor. Na hipótese de um impacto frontal, a força e momento do impacto tendem a deslocar o motor para trás, na direção da parede corta-fogo, tensionando os cabos, que por sua vez são conectados à coluna de direção e às bases de fixação dos cintos de segurança. Quando o cabo é firmemente puxado pelo motor, o sistema tende a puxar a coluna de direção para o sentido de dentro do painel, para longe do corpo do motorista, além de eliminar quaisquer folgas no cinto de segurança, segurando os ocupantes do carro mais firmemente em seus assentos, até que o evento do acidente tenha acabado.

Os motores da Audi são tradicionalmente instalados longitudinalmente (o A3 é uma exceção), à frente das rodas dianteiras. Essa configuração faz com que o motor fique bastante próximo ao parachoque dianteiro (fato particularmente significativo para os motores de 5 cilindros). Uma vantagem dessa técnica é que o motor é um dos primeiros componentes do carro a ser atingidos em um impacto frontal, absorvendo a maior parte da força, conferindo portanto ao procon-ten um excelente tempo de resposta.

O procon-ten esteve disponível para carros como os Audi 100/200, bem como alguns V8, e também os Audi 80/90. O sistema foi descontinuado quando do lançamento dos novos A4 e A8 em 1994, e em 1997 para o A6. É relevante também o fato de que, quando utilizado mesmo em acidentes de menores proporções, o procon-ten costuma induzir perda total no automóvel, talvez mais um motivo para que fosse abandonado pela Audi.
traduzido e adaptado de: http://en.wikipedia.org/wiki/Procon-ten

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=C-ooL3Afzx8[/youtube]
O vídeo acima contém um comercial da Audi, falado em alemão, bastante ilustrativo do que é o procon-ten.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=DikC2FLuoSc[/youtube]
Já este vídeo, falado em francês, ilustra uma situação de uso e também ilustra, de maneira mais real, o funcionamento do procon-ten.
 

RafaPR

Consultor Técnico
Bem interessante.

A GM tem algo "parecido", claro que ocm as devidas proporções, que era usado na linha Opala/Caravan.

A coluna de direção é telescópica, como as antenas de televisão, formada por vários tubos um dentro do outro...

no caso de batida o volante absorve o impacto e "entra" pra dentro do painel...

claro q nem de longe é como esse sistema da Audi, mas prum carro sem airbag já é um ótimo quebra galho...ainda mais da idade dos Opalas.
 
Topo