Problemas como sempre, meu carro é endiabrado

Olá,

Bem como sempre, meu carro é endiabrado e só me dá problemas...

Estou com problemas no motor, embreagem, na bomba de vacuo(que por sinal já tinha arrumado em abril) como está nesse tópico http://www.a3clube.com/index.php?/topic/4727-problemas-estranhos-com-bomba-de-vacuo/. Além de muitos outros problemas que já resolvi.

Estou querendo trocá-lo agora em janeiro ou fevereiro por um turbo, mas vamos ao que interessa.

O meu carro fica o dia inteiro na ufsc, no sol, nesse verão infernal que está em floripa, e quando entro no carro tudo que peço é ar condicionado. Porém toda vez que o carro fica no sol, o ar funciona falhando, ele liga o compressor e logo depois desliga, aí na hora que ele liga de novo, a rotação vai lááá em baixo e sobe, logo depois desliga o compressor de novo, e assim vai. Isso acontece principalmente quando saio no calor e tem fila, se saio e consigo andar, sem ficar no para e anda, falha umas 2 vezes mas depois fica normal - não desligando mais.

Só que é um inferno, porque você está no calor e o ar não gela, funciona 5 segundos, desliga e assim vai, e só funciona bem quando você consegue andar com o carro, só que normalmente pego fila pra voltar, aí fico na fila morrendo no calor até passar a maldita ponte, quando a fila para.

O que sinto é que o compressor congela, algo assim, pois na hora de ligar a rotação vai láá em baixo, e sinto o carro muito mais preso, como se o compressor estivesse pesando muito mais que o normal.

Além disso escuto um chiado como se estivesse uma correia deslizando, parece um avião levantando voo, ou aqueles carros velhos com problema na bomba de direção hidráulica, um ruído característico de correia mesmo, que para quando desligo o ar, e, normalmente quando aparece esse barulho, ele vai aumentando até que para na hora que o compressor desliga sozinho, como se tivesse aumentando a pressão ou algo assim quando, então, desliga

Esse problema não acontece quando pego o carro após ficar na sombra por muito tempo, por exemplo quando saio de casa pela manha, pode estar o sol que for do lado de fora, e também quando acontece, depois que o carro normaliza para de desligar o compressor.

Hoje me irritei e levei o carro numa loja de ar condicionado aqui em floripa(clima car) e o cara falou que não sabia o que era, porque na hora não estava apresentando o problema(já tinha normalizado), checou os fusíveis(já troquei tudo pelo porta fusível grande), checou a ventoinha mas estava funcionando normal(a grande é recondicionada, mas foi trocada há uns 4-5 meses e numa loja que dizem ser confiável aqui(casa dos radiadores, se me lembro bem). Além disso falou que tinha peça gelando normal ali na frente, e falou que tava tudo certo e que não sabia o que era. Falou que já aconteceu um caso parecido e que era a bomba d'água, e disse pra levar pro meu mecânico verificar.


Então, quero a opnião de vocês, ó senhores do conhecimento haha, me ajudem a desvendar esse mistério que estou com vontade de porrar esse carro no primeiro poste só pra ver se o air bag ainda funciona. Pode ser essa bomba d'água ou só o carro que é uma bomba mesmo. O que mais devo procurar??

Se quiserem mais detalhes sobre o problema só falar, mas acho que é isso, ele desliga quando pego ele nas horas que mais preciso, faz um barulho de correia nessas horas que chega a ser muito alto, mas depois ficar normal, e parece que o carro fica muito pesado, como se o compressor tivesse pesando mais.
 

EduGalaxe

Novato
po, podem dizer que é mito e tal... estaciono o carro na rua durante o dia, tento achar uma sombra mas as vezes nao dá, qdo chego no carro ele tá pegando fogo... mas eu sempre espero a temperatura dele chegar a 90º antes de ligar o ar... apesar do interior estar um inferno rs, o motor esta frio, dizem que não é muito recomendado pois qdo voce liga o ar força mais a correia, enfim nao costumo arriscar... sempre ligo o carro, abro todos os vidros e espero um pouco chegar na temperatura antes de ligar o ar... no seu caso, pode ser que a correia ja esteja chegando no fim da vida util dela, as vezes nem é problema do ar condicionado em si...
 
Pelo que me parece, o que está acontecendo é a correia do ar condicionado está com certa folga anormal. Quando o carro fica muito tempo exposto ao calor, ela se dilata de tal forma que "patina" sobre as polias (o que explica o barulho que você comentou) pois fica mais folgada ainda devido a dilatação. Se a correia "patina" sobre as polias, isso causa um funcionamento irregular do compressor que ora comprime, ora não comprime, por isso a intermitência do gela não gela.
Tenha paciência e leva seu carro numa especializadade de verdade em ar condionado, pois o cara aí onde você levou, ao que me parece, ficou com medinho de mexer no "AUDIO", como eles dizem kkkk
A bomba dágua em nada tem haver o ar condicionado... pelo amor de Deus....
 

thomas1186

Membro
po, podem dizer que é mito e tal... estaciono o carro na rua durante o dia, tento achar uma sombra mas as vezes nao dá, qdo chego no carro ele tá pegando fogo... mas eu sempre espero a temperatura dele chegar a 90º antes de ligar o ar... apesar do interior estar um inferno rs, o motor esta frio, dizem que não é muito recomendado pois qdo voce liga o ar força mais a correia, enfim nao costumo arriscar... sempre ligo o carro, abro todos os vidros e espero um pouco chegar na temperatura antes de ligar o ar... no seu caso, pode ser que a correia ja esteja chegando no fim da vida util dela, as vezes nem é problema do ar condicionado em si...

Também faço isso, abro os vidros e espero sair o "bafo" kkk.

Meu carro fica mto no sol tb, coloco um pano pra proteger os bancos e o painel.

E a porra do forro do teto já caiu 2 vezes, creio que seja pelo calor a cola não aguenta.
 
Pelo seu problema ai será ou o relê do Ar ou o Compressor seu que esta ferrando, pode ser os rolamentos ainda mais por causa do barulho que vc mencionou e qdo os rolamentos estao ruins pesa o comprenssor que obviamente pesará a correia que pesará o motor fazendo seu giro cair bruscamente.

Mas conselho elva em outro lugar que o cara falar que pode ser bomba dgua PELO AMOR DE DEUS ne,..
Vou te relatar o problema que um amigo estava mes passado até fui no mecanico qdo descobriram, fazia o mesmo que o seu so que nao pesava o motor, so delsigava o ar e nao armava mais, a hélice do ventilador interno estava suja de poeira e ela emperrava e dai desligava todo o sistema de ar so tiraram lubrificaram ela e fim de problema.
 
Pelo seu problema ai será ou o relê do Ar ou o Compressor seu que esta ferrando, pode ser os rolamentos ainda mais por causa do barulho que vc mencionou e qdo os rolamentos estao ruins pesa o comprenssor que obviamente pesará a correia que pesará o motor fazendo seu giro cair bruscamente.

Mas conselho elva em outro lugar que o cara falar que pode ser bomba dgua PELO AMOR DE DEUS ne,..
Vou te relatar o problema que um amigo estava mes passado até fui no mecanico qdo descobriram, fazia o mesmo que o seu so que nao pesava o motor, so delsigava o ar e nao armava mais, a hélice do ventilador interno estava suja de poeira e ela emperrava e dai desligava todo o sistema de ar so tiraram lubrificaram ela e fim de problema.

Mas se fosse um problema de rolamento ou compressor não aconteceria sempre que ligasse? Por exemplo, sai de casa agora, há 2 horas, com o carro o dia inteiro na garagem, sombra, fui até a faculdade sem problema algum, sem o ar desligar sequer uma vez e pesando sempre normal, sem algum excesso como o que acontece e sem barulho de correia. Isso que estava muito quente na rua. Agora se tivesse deixado o carro no sol o dia inteiro, com certeza aconteceria.

Acho que tem alguma relação com aquecer... To indo mais pra essa da correia, tem como verificar ela se tá ruim, pra não trocar a toa?

Como posso verificar se for um desses problemas também? O que acarretaria se fosse o relê?

Alguém tem mais alguma opnião?
 
Entendi o problema entao é qdo ele fica no sol, e vc sai... entao tente levar ele em um cara mais especializado do que vc foi, que em relaçao a correia, ela esquenta mto mais qdo o motor funciona do que se ele ficar no sol. o motor aquece mto mais que um dia extremamente quente 40Graus por exemplo.
E boa sorte ai entendo mto pouco de A/C.
 
Galera, resolvi, depois de muito custo e susto resolvi esse problema hoje...

Venho aqui compartilhar pois sei que alguns também estão com esse problema.

Então, coloquei o carro hoje numa loja de ar condicionado aqui, que nem citarei o nome pois foi horrível o atendimento, tanto com alguém que estava na minha frente como após ,comigo, mas ele testou carga de gás, fusíveis e etc... Não achou nada.

Fui no eletromeris buratto, que é o careiro de floripa, arrumei um 206 antigo, que ele cobrou 700 pila pra fazer uma ligação direta.

Também verificou gás, etc... aí ele colocou um manômetro, e viu que a ventoinha maior ligava, ficava um tempo e desligava, mas ela não desligava junto com o compressor, ela desligava um pouco antes, a pressão subia absurdamente, o ponteiro chegou a ficar maluco no máximo, por isso dava o barulho de correia lá dentro do carro, aí logo depois a central desarmava o compressor, por essa pressão.

Aí o mecânico começou a verificar o relê, etc, viu que ligava normal a ventoinha e foi checando e chegou no módulo da ventoinha. Já falou, é o módulo, vai ficar no mínimo R$300 e vou ter que procurar ainda. Aí eu já tava pensando em jogar o carro na beira mar ali perto, analisando o melhor lugar hahaha, falei tá faz, mas você tem esse fusível aqui (um daqueles de metal, que são de alta tensão, diferentes dos normais). Eu sabia que estava queimado pois está aparecendo uma mensagem de bateria no meu computador de bordo, e um fuse escrito aonde serio o hodômetro.

Ele tinha, trocou esse fusível, e magicamente o ar voltou a funcionar normal e não tive de mexer em nada, muito menos no módulo supostamente condenado. Incrivelmente, ele que havia testado vários fusíveis dentro do carro e lá na frente, perguntou do nada, após isso: "suas luzes de freio estão funcionando?"

Eu respondi, prontamente, claro que estão, pois eu uso elas e a da ré para iluminar a garagem quando estou estacionando. Magicamente, elas não estavam, então ele novamente citou, acho que sei o que é. Retirou um interruptor, e disse que ficaria 90 reais.

Eu não sei se foi ele, ou se tem a ver, mas perdi a credibilidade e retirei o carro de lá e arrumei, pelo mesmo preço em outra auto-elétrica.

OBS: o sinal de bateria e fuse não sumiram do meu painel, acredito que tem mais algum fusível queimado, só não sei qual é.

Então, é isso aí, pra quem está tendo problemas de o ar ligar e desligar, cheque os fusíveis de metal, mais a esquerda na caixa de fusíveis, além daquele tradicional que sempre queima.

É isso aí, desculpa falar tanto galera, é que esse carro é uma caixinha de surpresas, toda hora uma coisa estraga e eu gasto mais.

Abraços
 

rastaoks

Novato
O meu tá com um problema parecido, porém já me alertaram que pode ser a bateria, sei que não está em bom estado, pois outro dia esqueci o som ligado lavando o carro e na hora de ligar a partida pesou bastante. Porém na estrada o carro ficando acima de 2mil rpm ele gela normalmente, também pensei em ser o regulador de tensão, se não me engano o alternador não manda 100% com o carro na lenta, então acredito que a bateria tem que compensar isso, tanto que na lenta ele funciona por algum tempo e desarma. Se tiverem alguma luz, fico agradecido!
 
Amigo, só para ficar mais claro, esse fusível que você trocou fica exatamente aonde? No cofre do motor ou naquele conjunto de fusíveis na lateral do painel? Qual a amperagem dele?
Essas informações ajudarão mais ainda caso alguém passe pelo mesmo problema....
 
Fica na caixa de fusíveis mesmo.

Lá na caixa existem 3 fusíveis comuns, aqueles verdinhos na direita, e alguns fusíveis de metal, a esquerda.
A amperagem correta não sei, mas é aquele tipo de alta amperagem. Amanha posso olhar qual é o fusível e comento aqui.

Mas comentei pois sei que o horie teve problemas com barulho no ar condicionado, como o de correia, que o meu apresentava. Mas na verdade o barulho ocorre pela alta pressão no sistema.

Atenciosamente Luciano Vilain
 

rastaoks

Novato
Caros amigos, parei o carro hoje pra verificar o meu problema, o problema seria que uma das ventoinhas nao liga, olhando de frente pro carro.. a da direita.. ta ai o meu problema.. troco só ela.. ou o sistema inteiro??
 
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