Problema sério... Bateria...

WagaO

Novato
Olá.

Não sei se alguem aqui do fórum já teve problemas com falta de bateria no A3. O meu já está na segunda bateria nova e não vai... Deixo o dia todo carregando, e amanhece descarregado. Já tentamos de tudo... só para quando tiramos o polo da bateria durante a noite...

Pelo VAG-COM é possível identificar esse tipo de erro?

Estou preocupado...


Abraço,


Wagner
 

WagaO

Novato
Erros que saíram no meu VAG-COM...

...........................................................



VAG-COM Version: Release 311.2-N


Chassis Type: 8L - Audi A3/S3
Scan: 01,02,03,08,15,17,22,35,37,45,54,55,56

Address 01 -------------------------------------------------------
Controller: 06A 906 018 CJ
Component: 1.8L R4/5VT MOTR HS D01
Coding: 04000
Shop #: WSC 00000
2 Faults Found:
18010 - Power Supply Terminal 30: Voltage too Low
P1602 - 35-10 - - - Intermittent
00561 - Mixture Adaptation
13-00 - Adaptation Limit (Mul) Not Reached
Readiness: N/A

Address 03 -------------------------------------------------------
Controller: 1C0 907 379 K
Component: ASR FRONT MK60 0103
Coding: 0018945
Shop #: WSC 00001
1 Fault Found:
01314 - Engine Control Module
004 - No Signal/Communication

Address 08 -------------------------------------------------------
Controller: 8L   
Component: 
Note: Excessive Comm Errors

Skipping Address 15-Airbags

Address 17 -------------------------------------------------------
Controller: 8L0 920 932 M
Component: KOMBI+WEGFAHRS. VDO D11
Coding: 02542
Shop #: WSC 00000
XXXXXXXXXXXXXXXXX AUZ7Z0B2256896
1 Fault Found:
01304 - Radio
49-00 - No Communications

Address 35 -------------------------------------------------------
Controller: 8L0 862 257 G
Component: ZV-Pumpe, DWA, Funk D16
Coding: 14190
Shop #: WSC 00191
14 Faults Found:
01367 - Central Locking Pump Run Time Exceeded (Likely Leak)
35-00 - -
01371 - Alarm triggered by Door Contact Switch: Driver's Side
35-00 - -
01372 - Alarm triggered by Door Contact Switch: Passenger Side or Rear
35-00 - -
01374 - Alarm triggered by Terminal 15
35-00 - -
01370 - Alarm triggered by Interior Monitoring
35-00 - -
01369 - Alarm triggered by Hood Switch
35-00 - -
01368 - Alarm triggered by Luggage Compartment Switch
35-00 - -
01373 - Alarm triggered by Radio Ground Contact
35-00 - -
01366 - Opened Due to Crash Signal
35-00 - -
01361 - Switch for Anti-Theft Alarm: Close
29-00 - Short to Ground
01365 - Lock/Unlock Switch: Interior
29-00 - Short to Ground
01389 - Tailgate Open Switch (F124)
29-00 - Short to Ground
00955 - Key 1
09-00 - Adaptation Limit Surpassed
00956 - Key 2
09-00 - Adaptation Limit Surpassed

Address 45 -------------------------------------------------------
Controller: 4B0 951 173
Component: Innenraumueberw. D03
Coding: 00001
Shop #: WSC 00000
No fault code found.

End -------------------------------------------------------
 

House

Fundador do A3Clube
WagaO, limpe os erros vejam qual voltam. Nao acho que esses problemas estejam atrelados a bateria. Verifique se nao tem nada pendurado no acendedor de cigarros. Ele nao desliga com carro desligado.
 

lexupdate

Membro
Caro WagaO,

Se a bateria do seu carro está descarregando constantemente, e vc já trocou por uma nova e o problema persiste, algo está em "curto" no seu carro. Pode ser a fiação da bateria encostando na carcaça (massa) do carro ou entao algum dispositivo "mal comportado" drenando muita corrente.
A primeira opção é possível, mas pouco provável, pois, caso isso acontecesse, sairia faísca, a bateria descarregaria muuuuito rapidamente, com risco até de pegar fogo no veículo. Acredito que não seja essa a causa. (Mesmo assim vc deve investigar)
A segunda opção é mais provável, vamos tentar identificar qual dispositivo está causando todo este transtorno, ok?

Para isso, vc deve possuir:

1 - O mapa de fusíveis do carro.
Para quem não tem o manual em mãos por qualquer motivo, coloquei uma cópia do meu aqui. Imprima isso para fazer o teste, será importante para identificar qual o dispositivo que está em curto no momento em que vc identificar ele através do fusível.
fusiveis1.jpg

fusiveis2.jpg

fusiveis3.jpg


2 - Um simples multímetro (VOM) para medir corrente contínua. Por exemplo esse http://www.minipa.com.br/produtos/DetailsProduct.aspx?id=354 mas pode ser qualquer outro que faça medição de corrente DC. (Todos os que eu vi até hoje medem corrente DC)
Garrinhas jacaré e fusíveis sobressantes de 10 ampéres para o multímetro também podem ser úteis.

3 - Um fusível do a3, queimado, para adaptar no multímetro.
fusiveis4.jpg


4 - Fita isolante, estilete.

Agora vamos começar a investigar o problema. Voce tem que dar um jeito de carregar a bateria novamente para fazermos os testes, mas mantenha ela com um dos polos desligado para iniciarmos os testes. O carro e seus dispositivos também devem estar desligados. (luzes, rádio, ar cond, etc)

- Verifique a tensão da bateria em vazio, ou seja, com um de seus polos desligado. Utilize a opcao do multimetro VDC 20V. A tensão em uma bateria normal deve ser obviamente 12V.

- Verifique a corrente total que a bateria está fornecendo quando ligada ao veículo. Para isso, selecione a opção do multimetro 10A, e ligue uma ponta do VOM no polo desligado da bateria e outra no cabo que vai para o circuito do veículo. Quantos ampéres está passando? Eu não sei quanto seria normal, mas acho que não pode ser muito mais que, digamos, 1A...2A...
Observações:
Neste momento, algumas coisas podem ter acontecido. Se o circuito do teu carro tá em curto, ou tá consumindo mais de 10A, o fusível do VOM vai queimar. (Ainda bem que vc comprou alguns sobressalentes né?). Bom, mesmo assim, precisamos dessa informação, troque o fusível do VOM e prossiga.
Se não queimar, tudo leva a crer que temos mesmo algum dispositivo consumindo muita corrente, mas que a corrente não é tããão alta. Então, vamos identificá-lo.

- Identifique o dispositivo beberrão. Mantendo a seleção de 10A de corrente do VOM, faça uma adaptação das pontas do VOM em um fusível queimado, como aquele mostrado no item 3, descasque com o estilete e use fita isolante para prender. Não vou explicar como queimar o fusível, mas tome cuidado.
Ligue a bateria no carro, conectando o polo que falta.
Agora, na caixa de fusíveis, vá medindo a corrente que passa em cada um. Desconecte o fusível, e encaixe o fusível adaptado do VOM e faça a leitura da corrente. (esta adaptação do fusível é apenas para facilitar, pode pode medir sem ele mesmo, colocando as pontas do VOM diretamente nos conectores do fusível retirado)
Atenção, comece pelos marrons (5A), laranjas (7.5A), e vermelhos (10A). Se tiver algum queimado, deixe para depois, pois a sua bateria descarrega mesmo assim, não é?
Bom, ao medir os fusiveis de outras cores, pode ser que o fusível do seu VOM queime novamente. Isso pode acontecer, pois, como indicado no manual, eles suportam uma corrente maior (20A, 25A, 30A). Ou vc troca de fusível a cada vez q isso acontecer, ou entao arruma um multímetro melhor, que leia por exemplo 50A, quem sabe até um alicate amperímetro. Mas não esqueça que esse alicate tem q medir corrente contínua, e geralmente custa mais caro do que os alicates normais, deve estar na faixa de uns 600 reais.(e além disso, a corrente mínima delas costuma ser uns 20A...50A...por aí)
Ah, e se isso acontecer, veja no mapa do que se trata, talvez já seja o culpado!!!

Bom, espero que assim vc possa identificar, através do fusível, o dispositivo "mal comportado" do seu carro. Faça anotações de quanto está passando de corrente em cada um, escreva por cima do papel que vc imprimiu e poste aqui novamente. A soma dessas correntes deve ser mais ou menos a corrente total da bateria. (senão tem fuga em algum lugar)

Se tiver algum que estiver passando, digamos 1A, já dá pra desconfiar, pois se ficar a noite inteira drenando 1A, uma bateria de 60A/h pode facilmente arriar.

Se vc não achar nada de anormal nos fusíveis, veja se o teu carro tem alguma adaptação elétrica que não é original, por exemplo, algum componente de som, rastreador, coisas assim, que não passam através dos fusíveis. Pode ser a causa também, então, faça a medição de corrente neles.

Vou parando por aqui, se vc não descobrir o "bixo", aguardo o resultado das suas medições para continuarmos a investigação do problema.

Grande abraço a todos!!!!
 

lexupdate

Membro
Ah, mais uma coisa, olhando nos erros que vc mandou, tá dando "29-00 - Short to Ground".
Como o house falou, limpa isso pra ver se volta. Pode ser a causa. t+
 

alexrpm

Membro
Tive um problema no meu carro. Não tem nada a ver com este tópico, mas vou relatar:

A bateria descarregou depois do carro ter ficado 5 dias parado. Mas o carro acabou pegando.
Só que o acelerador não funcionava. Manobrei o carro na garagem só com a marcha lenta.
Liguei para a Audi e me disseram que poderia ser o alternador, já que com o carro funcionando deveria ter voltagem suficiente.
Mais tarde liguei o carro de novo e o acelerador funcionou.

Troquei a bateria e resolveu o problema. O motoboy que trouxe a bateria disse que esse problema é muito frequente no C3.

É muito estranho: o carro ligado e você pisar fundo no acelerador e não acontecer nada! Mistérios da eletrônica...
 

WagaO

Novato
Bom... vamos aos resultados...

Seguindo a tabela de fusíveis postada pelo "lexupdate" eu fiz e refiz todos os passos citados.

Os números apresentados pelo multímetro...

15 - 0,15ah
37 - 0,01ah
38 - 0,03ah
42 - 0,44 variando a 0,30ah

Retirando o polo da bateria e fazendo a "ponte" entre eles com o multimetro em 10ah, foi obtida a amperagem de 0,6ah...

Usei um multimetro daqueles bem vagabundos, amarelões... não sei dizer se as informações foram precisas.


Grato,


Wagner



Ps... o numero 42 refere-se ao som. No meu caso é um DVD Pioneer 3180 2din.... Estou pensando em usar uma chave para desligar o aparelho e testar se isso para de descarregar a bateria.
 

House

Fundador do A3Clube
aparentemente esse é o culpado, como é seu ciclo? vc anda qtos km por dia? anda todo dia? vc deixa o carro trancado ou destrancado?
 

WagaO

Novato
Eu tranco o carro toda a noite para dormir.
Rodo com ele cerca de 30 a 40km por dia.
Todos os dias.
No meu medidor na coluna de instrumentos... o alternador está carregando a 14.6volts...
 

Tang

Membro
Eu já tive problema parecido, e o culpado era meu Pioneer 9880BT que fica em standby e o modulo de potencia permanecia ligado (dava pra ver pelo led espia), foi resolvido ligando o som no pós chave e somente um fio que serve pra guardar a "memória" do aparelho que ficou na fiação principal.
Quem mexe com som deve saber disso, no caso aqui eu mesmo fiz a mudança e resolvi, e a fiação estava meio que "invertida", após esta mudança, assim que eu tirava a chave do contato o som não funciona mais, porém não tive mais o problema da descarga de bateria. O problema de criar uma "chave" pra ligar e desligar isso, é que dependendo da fiação que for ligada nesta chave, voce perde a memória de ajustes do som toda vez que desligar a tal "chave".

PS: Não era numa A3, mas o caso serve de exemplo eu acredito.

abs
 

House

Fundador do A3Clube
qtas partidas vc da por dia?

meu carro trancado a bateria dura até 50% mais que destrancado....
 

WagaO

Novato
Partida 4x por dia em média.
O módulo de potência eu já descartei, pois fiz um teste retirando o positivo da potência e mesmo assim a bateria descarregou.
 

lexupdate

Membro
Acho que vc tá no caminho....desligue o som por uma ou duas noites e verifique se ele é realmente o culpado.
Talvez vc não tenha testado o alarme também...
Verifique a corrente total que passa pela bateria com o alarme desligado, e depois ligue o alarme e teste de novo. Vc tem q tomar cuidado para não desligar totalmente a bateria, senão é capaz de resetar o alarme. Use garras jacaré para isso, antes de desparafusar o cabo da bateria.
abraço
 

edblfi

Membro
Aproveitando este tópico gostaria de saber quando chegar a hora de trocar a bateria do carro ,ao colocar a nova bateria algumas funções do veículo voltarão desativadas e terei que reprogramar?
 
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