Problema no sistema de arrefecimento/bomba d'agua

AndreaH

Novato
Olá, tenho um A3, 1.4, sportback, 2013, que comprei 0Km. Ando super pouco, meu carro tem aproximadamente 18 mil KM..

Um dia desses estava andando e apareceu a mensagem no painel para eu desligar imediatamente o carro e verificar o sistema de arrefecimento. Imediatamente fui ao posto mais próximo e me falaram que o reservatório estava completamente vazio. Pois bem, completei com aditivo e fui embora. 3 semanas depois, o mesmo aviso. Vou no posto e o reservatório está completamente vazio.
Levei na trabuco da avenida sumaré e me disseram que era a bomba d'agua, que eu deveria trocar a bomba e ia custar quase 3 mil reais.
Achando estranho, levei na concessionária da Audi hoje e meu carro está lá para fazer diagnostico, mas ainda não conseguiram descobrir qual o defeito...
Alguém teve problema semelhante?
 

Notrev

Novato
AndreaH disse:
Olá, tenho um A3, 1.4, sportback, 2013, que comprei 0Km. Ando super pouco, meu carro tem aproximadamente 18 mil KM..

Um dia desses estava andando e apareceu a mensagem no painel para eu desligar imediatamente o carro e verificar o sistema de arrefecimento. Imediatamente fui ao posto mais próximo e me falaram que o reservatório estava completamente vazio. Pois bem, completei com aditivo e fui embora. 3 semanas depois, o mesmo aviso. Vou no posto e o reservatório está completamente vazio.
Levei na trabuco da avenida sumaré e me disseram que era a bomba d'agua, que eu deveria trocar a bomba e ia custar quase 3 mil reais.
Achando estranho, levei na concessionária da Audi hoje e meu carro está lá para fazer diagnostico, mas ainda não conseguiram descobrir qual o defeito...
Alguém teve problema semelhante?
Bomba d'água esvaziar reservatório? Essa é nova pra mim, viu? Não caia nessa, estão apenas querendo o seu dinheiro! Existem várias causas para esse problema e posso citar algumas delas:

1 - Possivelmente existe um furo no reservatório, ainda que imperceptível, o qual permite a saída da água em forma de vapor;

2 - Há um vazamento visível, identificável com o carro parado e o motor desligado (neste caso, verifique se não está pingando água embaixo do carro);

3 - Há um vazamento visível com o motor funcionando (neste caso, deixe o motor funcionando em marcha lenta e verifique se não surgem gotas sob a área da bomba d'água, indicando uma possível folga no eixo);

4 - Pode haver um problema nas juntas do cabeçote, aí o problema já é mais grave e exige uma solução rápida sob pena de perda o motor (para identificar este problema, verifique se o óleo e seu nível estão normais - ele não deve estar pastoso ou com coloração diferente da padrão. Outro aspecto que indica problemas de vazamento nas juntas do cabeçote é o fato do reservatório de plástico estar ligeiramente estufado, indicando que está havendo retorno da pressão do cilindro;

5 - Ou, o problema mais comum de todos: a tampa do reservatório funciona, mais ou menos, como a válvula de uma panela de pressão. Muitas vezes, essa válvula apresenta defeito e acaba se abrindo com uma pressão menor do que a recomendada, deixando escapar água sob a forma de vapor (você pode verificar isto olhando a área em torno da tampa do reservatório, a qual, geralmente, conterá resíduos de ferrugem - isso indica que alguma água escapou do reservatório).

Já obteve alguma resposta da concessionária?

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leostos

Novato
Tive esse mesmo problema no meu a3 2014, era bomba d’ água mesmo, comprei a peça fora, te passo o contato inbox, e substitui na audi, na peça paguei 700,00 nova original, e 800,00 para substituir tudo com garantia audi
 
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