Bom dia nobres colegas. Sou proprietário de um Bora 2008 com cambio tiptronic 09G. Aproveito para pedir desculpas por "invadir" o espaço dos Audi (carro do qual sou fã), mas vasculhando a internet, não achei um espaço dedicado ao Bora, motivo pelo qual, humildemente peço a ajuda dos colegas experientes, já que muitos veículos VW/Audi compartilham das mesmas peças. Sem mais delongas, vamos à questão:
Sempre tive carro manual, e a uma semana, numa boa oportunidade, resolvi adquirir este bora 2008 com cambio tip 09G de 6 marchas, que hoje conta com 116.000km rodados. Verificando o histórico de manutenção do carro, constatei que o óleo do cambio não foi trocado.
Entre muitas informações lidas, alguns entendidos dizem que só é necessário realizar a troca caso o equipamento apresente algum problema ou vazamento, outros dizem que independente disso é necessário realizar a troca periódica. O manual do veículo indica a troca a cada 60mil km..
Quanto ao problema, é o seguinte: quando saio com o carro pela manhã, com todo o sistema frio, percebo um certo "delay" (demora) ao trocar de 3a. pra 4a. marcha... Como meu pé é "leve", geralmente o carro troca de marcha logo após atingir 2 mil giros... no entanto, quando vai passar de 3a. pra 4a marcha, ele dá uma "deslizada" por uns 2 segundos, o giro sobe pra 3mil e em seguida muda pra quarta... depois pra 5a e 6a normalmente... isso acontece apenas até o carro esquentar... depois de quente, as marchas funcionam normalmente.
Não há nenhum tipo de tranco, solavanco, barulho, travamento, nem vazamento nem demora pra engatar ré ou drive, apenas esse atraso de 1 ou 2 segundos para trocar de terceira pra quarta marcha SOMENTE QUANDO ESTÁ FRIO. No modo manual isso também acontece.
Fiquei aterrorizado ao ler em topicos semelhantes, o pessoal relatando problemas parecidos, e tiveram que trocar corpo de válvulas, solenoides, etc etc, chegando a gastar 3 ou 4 mil... pelo que pesquisei, com esse dinheiro compra-se um cambio desses usado, com 30mil km rodado, o que leva a pensar que não compensa arrumar, até porque, comprando outro cambio, caso dê problemas novamente, teria um cambio de "reserva" pra intercambiar peças, se possível e necessário.
Conversei com o pessoal da oficina da Volkswagem aqui de uberlandia (saga autominas), e me disseram que o que define a hora de troca de marchas é a central eletronica, e se o cambio não apresenta nenhum barulho, travamento, solavanco, etc, está normal. Segundo o mecanico, quando o carro esquenta, a densidade do óleo muda, o que ocasiona o melhor funcionamento. Me aconselharam a trocar o óleo e o filtro. Perguntei sobre qual óleo vai no cambio e me dissera que tem que verificar o chassi do carro pra saber exatamente qual é o oleo dele.
Até fiquei mais tranquilo com isso, mas a pulga ainda está atrás da orelha, principalmente depois de ler relatos de sintomas semelhantes, que revelavam problemas no cambio. Conversando com outros amigos que possuem carro com cambio automatico, me disseram que não existe esse atraso não... que o carro tem que passar normalmente as marchas, tanto frio quanto quente... Não sei se é por falta de experiência com carro automático, ou grilo da minha cabeça mesmo... O dono anterior é super gente fina e cuidadoso com o carro, me garantiu que o carro todo, inclusive o cambio, estão impecáveis...
Enfim... gostaria de saber se alguém já passou por problema parecido com esse cambio, quais foram os sintomas, soluções e preços e qual óleo devo utilizar. Muitos dizem que depois da troca de oleo mais problemas eminentes costumam a aparecer... Estou com o ** na mão, aterrorizado com a idéia de possivelmente ter que gastar 4 mil pra consertar o problema.
Espero ouvir boas notícias dos colegas, e mais uma vez agradeço pela atenção daqueles que puderem se dispor de alguns minutos do seu precioso tempo pra ajudar um colega inexperiente.
Forte abraço a todos!
Sempre tive carro manual, e a uma semana, numa boa oportunidade, resolvi adquirir este bora 2008 com cambio tip 09G de 6 marchas, que hoje conta com 116.000km rodados. Verificando o histórico de manutenção do carro, constatei que o óleo do cambio não foi trocado.
Entre muitas informações lidas, alguns entendidos dizem que só é necessário realizar a troca caso o equipamento apresente algum problema ou vazamento, outros dizem que independente disso é necessário realizar a troca periódica. O manual do veículo indica a troca a cada 60mil km..
Quanto ao problema, é o seguinte: quando saio com o carro pela manhã, com todo o sistema frio, percebo um certo "delay" (demora) ao trocar de 3a. pra 4a. marcha... Como meu pé é "leve", geralmente o carro troca de marcha logo após atingir 2 mil giros... no entanto, quando vai passar de 3a. pra 4a marcha, ele dá uma "deslizada" por uns 2 segundos, o giro sobe pra 3mil e em seguida muda pra quarta... depois pra 5a e 6a normalmente... isso acontece apenas até o carro esquentar... depois de quente, as marchas funcionam normalmente.
Não há nenhum tipo de tranco, solavanco, barulho, travamento, nem vazamento nem demora pra engatar ré ou drive, apenas esse atraso de 1 ou 2 segundos para trocar de terceira pra quarta marcha SOMENTE QUANDO ESTÁ FRIO. No modo manual isso também acontece.
Fiquei aterrorizado ao ler em topicos semelhantes, o pessoal relatando problemas parecidos, e tiveram que trocar corpo de válvulas, solenoides, etc etc, chegando a gastar 3 ou 4 mil... pelo que pesquisei, com esse dinheiro compra-se um cambio desses usado, com 30mil km rodado, o que leva a pensar que não compensa arrumar, até porque, comprando outro cambio, caso dê problemas novamente, teria um cambio de "reserva" pra intercambiar peças, se possível e necessário.
Conversei com o pessoal da oficina da Volkswagem aqui de uberlandia (saga autominas), e me disseram que o que define a hora de troca de marchas é a central eletronica, e se o cambio não apresenta nenhum barulho, travamento, solavanco, etc, está normal. Segundo o mecanico, quando o carro esquenta, a densidade do óleo muda, o que ocasiona o melhor funcionamento. Me aconselharam a trocar o óleo e o filtro. Perguntei sobre qual óleo vai no cambio e me dissera que tem que verificar o chassi do carro pra saber exatamente qual é o oleo dele.
Até fiquei mais tranquilo com isso, mas a pulga ainda está atrás da orelha, principalmente depois de ler relatos de sintomas semelhantes, que revelavam problemas no cambio. Conversando com outros amigos que possuem carro com cambio automatico, me disseram que não existe esse atraso não... que o carro tem que passar normalmente as marchas, tanto frio quanto quente... Não sei se é por falta de experiência com carro automático, ou grilo da minha cabeça mesmo... O dono anterior é super gente fina e cuidadoso com o carro, me garantiu que o carro todo, inclusive o cambio, estão impecáveis...
Enfim... gostaria de saber se alguém já passou por problema parecido com esse cambio, quais foram os sintomas, soluções e preços e qual óleo devo utilizar. Muitos dizem que depois da troca de oleo mais problemas eminentes costumam a aparecer... Estou com o ** na mão, aterrorizado com a idéia de possivelmente ter que gastar 4 mil pra consertar o problema.
Espero ouvir boas notícias dos colegas, e mais uma vez agradeço pela atenção daqueles que puderem se dispor de alguns minutos do seu precioso tempo pra ajudar um colega inexperiente.
Forte abraço a todos!