Problema na fechadura?

Alexsp

Novato
Me cadastrei hj no site e gostaria de tirar uma dúvida pq vi que a galera aqui manja mto do A3... quem sabe alguém pode me ajudar!

A porta do motorista do meu A3 (4p 2006) está com 2 problemas:

1) A maçaneta não abre o pino com os dois movimentos como deveria; aparentemente o cabo está curto ou algo no pino/fechadura não aciona o destravamento.

2) Em alguns momentos o sistema não detecta que a porta está fechada e portanto não aciona o alarme ou não apaga as luzes internas (e fica o aviso no painel). Não é sempre, mas de vez em qdo parece que fica maluco e resolve não funcionar. É um saco. O consultor técnico da concessionária Audi disse que provavelmente o circuito da fechadura está com problemas e deve ser trocado (nem vou falar o quanto ele pediu pela peça + serviço...) :semata: Hehehe...

Hj tirei o painel da porta pra verificar mas não consegui detectar os problemas, e apesar da aparente simplicidade da porta/painel não me senti seguro o suficiente para desmontar mais nada além disso.

Alguém mais aqui enfrentou algum desses problemas? Se sim, como resolveu? Onde eu posso encontrar a fechadura original (caso tenha que trocar...) e eventualmente alguém que possa resolver os dois problemas (estou em SP) com confiança a um preço razoável. Fora esse problema meu A3 está impecável e esse detalhe está enchendo o saco!

Desculpem o longo post, e agradeço qualquer dica!

RafaPR

Consultor Técnico
A trava eu não sei como resolve, mas acredito que seja desgaste daquele bracinho que sai da maçaneta e puxa o mecanismo. Digamos que 99% dos A3 tem esse problema, hehe.

O segundo problema, é uma micro-switch que fica dentro do mecanismo da maçaneta. É ela quem informa se a porta está fechada ou não, não é aquele esquena de pino na porta como nos carros convencionais.

Até onde sei até dá pra trocar, mas é um pepino do cacete pra desmontar a maçaneta e fazer o serviço.

Logo mais aparece alguém com algum tutorial sobre isso!

A3Branco

A3 Maníaco
Alex,
vou descrever minha solução. Troquei as fechaduras, mas por usadas... achei as novas a 400 rial cada... usadas comprei a 80 rial... e ficou perfeitinho.... (tata imports no Mercado Livre - cara tem mais de 1000 pontos)
Afinal, o meu carro é ano 2000, e não vejo problema em colocar usada original, afinal, a que estava no carro era usada né... hehehehe
e tem mais, mesmo que ela tenha vida util menor q a nova, compensa, pq a 80 rial posso trocar 6 vezes q ainda fica mais em conta q a original... BOM ESSE É O Q PENSO E FIZ!
abcs

Alexsp

Novato
Rafapr, é o que o consultor técnico me disse. Segundo ele é "culpa do calor e das vibrações" (desculpa clássica padrão da Audi hehehe...), provavelmente danificou esse circuito. Ele até sabe que esse problema áparece quando faz calor e desaparece no frio ou quando o carro esfria, vai vendo... Eu tentei desmontar mas realmente é complicado.

Marcão, valeu pela dica. Realmente é uma opção, vou procurar a peça aqui em SP e no ML e levar num cara bom pra trocar pq aí já resolvo os dois problemas de uma só vez. O da maçaneta parece mecânico, mas o da fechadura é eletrônico mesmo... Sou adepto do DIY mas tem coisa que é melhor deixar pra quem entende hehehe...

Valeu ;-)

DiegoCab

Novato
Sei que o tópico é antigo, mas vamos lá!
Eu comprei meu carro na 6ª feira (hj é 2ª feira). Parei o carro e liguei o alarme na chave...depois de alguns minutos ele disparou!
Tentei abrir e fechar novamente, mas disparou de novo...
Notei também que a luz interna não apaga quando fecho as portas.
Um cara que trabalha com alarme deu uma olhada no carro e falou pra fazer o scan pra corrigir o erro.
Levarei o carro amanhã (3ª feira) pra passar o scan e posto aqui a resolução!
Espero que seja algo simples de resolver porque nem consegui curtir meu carro ainda :-(
Se alguém souber de algo ou já passou por algo parecido agradeço as postagens.
Abraços à todos