[PROBLEMA] Farol Xenon OEM

thiago0070

Novato
Pessoal,

Estou com problemas na regulagem automática dos faróis do meu carro.

Um não me preocupa tanto, já o outro é muito chato.

O farol esquerdo não se mexe, porém está bem regulado em uma altura excelente (acredito ser problema no motor elétrico ou na famosa travinha de regulagem).

O farol direito funciona com a regulagem automática, quando ligo a ignição ele já se coloca no nível de funcionamento, muito bem regulado na mesma altura do farol esquerdo, porém, após algum tempo ligado ele abaixa o foco até o mínimo o que praticamente anula a iluminação, iluminando apenas o chão diretamente próximo ao carro.

Se eu parar o carro, desligar completamente, ligar novamente e acender o farol, ele regula automaticamente para a posição normal.

Alguém já teve esse problema? Tem idéia do que pode ser?

Sei que existe um módulo que controla isto, porém achar esse módulo provavelmente será extremamente caro, já que foram poucas unidades que saíram com este opcional.

É possível apenas desconectar o motor do farol para que ele não mude mais a regulagem, sem gerar erros na central?

Abraços,

Thiago

marioaoliva

Moderador
Isso provavelmente é defeito do sensor da suspensão... Na roda esquerda(motorista) tem uma aste ligada a bandeja... Ali fica o sensor de nivel do carro... Mas tb pode ser dentro do motor eletrico, lá tb tem um potencimetro que informa a posição do farol... Vc precisa remover os dois motores e ver se a central esta informando os 2 para baixar... Se for só um... Pode ser umidade dentro do motor eletrico...

thiago0070

Novato
Mario,

Valeu pela resposta!

Eu já tinha conhecimento deste sensor na suspensão, até tenho o PN dele aqui, mas não achei em nenhum lugar para venda ainda. Quando pesquiso no peçasonline aparece apenas uma tal de TIGRA GM vendendo e o preço registrado é 10K.

Vou aproveitar que meu parachoque dianteiro vai pra funilaria e vou tirar os faróis para limpar e polir e verificar os motores e travas.

Espero que não seja o sensor da suspensão pois esse será bem difícil de achar!

Abraços,

Thiago

marioaoliva

Moderador
Mario,

Valeu pela resposta!

Eu já tinha conhecimento deste sensor na suspensão, até tenho o PN dele aqui, mas não achei em nenhum lugar para venda ainda. Quando pesquiso no peçasonline aparece apenas uma tal de TIGRA GM vendendo e o preço registrado é 10K.

Vou aproveitar que meu parachoque dianteiro vai pra funilaria e vou tirar os faróis para limpar e polir e verificar os motores e travas.

Abraços,

Thiago

Essa tigra gm sempre tem tudo a um preço milionário...

AS555N

Membro de Honra
Mario,

Valeu pela resposta!

Abraços,

Thiago

Thiago, acho muito difícil ser o sensor da bandeja porque está acontecendo a regulagem só um dos 2 faróis que não está funcionando, mas se caso precisar tenho um e te empresto pra teste e se o módulo for um pequeno da hella tenho tambem mas está com uma das orelhas quebradas e empresto tambem, a localização dele creio que é atras do sub preso na lata.

Abraço
Renato

marioaoliva

Moderador
Thiago, acho muito difícil ser o sensor da bandeja porque está acontecendo a regulagem só um dos 2 faróis que não está funcionando, mas se caso precisar tenho um e te empresto pra teste e se o módulo for um pequeno da hella tenho tambem mas está com uma das orelhas quebradas e empresto tambem, a localização dele creio que é atras do sub preso na lata.

Abraço
Renato

Ai... Demoro... Acho que o outro farol não faz pq ta com a peça branca de plástico quebrada...

thiago0070

Novato
AS555N,

Obrigado pela disposição! O módulo/sensor em questão é o de PN 4B0907357, igual o da foto abaixo:

$(KGrHqJ,!i4E1MFUEk0MBNboPtkUJ!~~_35.JPG

E no esquema da Audi ele é mostrado sim na parte de trás, porém parece que ele está preso ao meio do carro embaixo!

É o de número 1 no esquema abaixo:

http://autocats.alla...1/201941250.png

É este que você possui?

Também existem dois sensores, um na dianteira e outro na traseira, que efetivamente fazem a leitura de nível do carro, o PN deles é 4B0907503 e são os dois mostrados no esquema, número 5 e número 20.

O que mais me dá dor de cabeça não é o farol esquerdo não se mover e sim o direito abaixar o foco quando em uso!

Abraços,

Thiago

Northon

Membro
Opa, eu estou com praticamente o mesmo problema.

Meu carro também possui xenon OEM, e depois de conseguir arrumar todo o sistema, com os dois farois com o motor certinho, conexoes etc, começou a apresentar o mesmo problema.

Só que, no meu caso, ao começar a trafegar com o carro, do nada, ele baixa o farol do lado motorista para o mínimo, e o direito permanece certinho.

Os sensores estão OK, junto ao vag os dois trabalham certinho no modo de teste, fazenod que eles subam e descam, e nenhum erro aparece no registro.

Unica solução que encontrei foi desligar o motor do lado do motorista, e o lado do carona jamais baixou... Pelo que vejo no teu carro é o inverso.

É um mistério isso...

thiago0070

Novato
Northon,

Poderia me dizer se desligando o motor geral algum tipo de erro?

Pois não aguento mais ter que parar, desligar e ligar de novo o carro para o farol voltar a iluminar. Me incomoda muito e não estou achando solução.

Vou ver se descolo um VAG-com pra verificar se existe algum erro gerado sobre os sensores ou módulos.

Abraços,

Thiago

thiago0070

Novato
Northon,

É possível desconectar com o farol ligado?

Pois os meus quando desligo o carro voltam pra posição de repouso, quando ligo o carro/farol que eles nivelam!

Abraços,

Thiago

thiago0070

Novato
Northon,

É possível desconectar sem ter que tirar o farol e o parachoque?

Você teria alguma indicação para me dar?

Abraços,

Thiago

thiago0070

Novato
Northon,

Ainda não desconectei o motor.

Estive olhando o manual do carro e se o módulo do regulador dinâmico do farol estivesse com problema, seria avisado no computador de bordo.

Vi isso na seção de indicadores do painel da página 106.

E quando o auto check control ocorre ao ligar o carro ou manualmente apertando o botão ele também identificaria o problema.

Será que não são os motores ou alguma travinha interna ao farol que estão com problemas?

Abraços,

Thiago

Northon

Membro
Não, os motores só obedecem ao comando do módulo... É estranho, teve vezes que andei muito tempo e não baixou, outras andei apenas 100m e já baixou, por isso desliguei...

Nos nossos carros ele não mostra no painel erro no modulo do farol, embora exista previsao disso...

thiago0070

Novato
Northon,

Desconectei o motor! Não aguentei hehehe!

Mas ainda estou procurando soluções e possíveis causas nos fóruns gringos sobre Audi (audiPT, audiworld, audinet).

Qualquer progresso que tiver, te informo aqui!

Abraços,

Thiago

marioaoliva

Moderador
Galera, dentro do motor tem um pontenciomento que informa a posição do motor, tenta abrir o motor e passar um limpa contato, o problema de tirar o motor do farol é que pode se quebrar a famosa peça plastica branca...

Northon

Membro
É plausível, pois com a vibração ele poderia informar ou perder o valor e entrar em modo emergencia, ou algo do tipo... O problema é justamente esse: quebrar a peça e o pepino ser muito maior :\