Problema com Liquido de arrefecimento.

marioaoliva

Moderador
Mario...eu já havia retirado ela,,,porém não consegui enxergar direito...não deu pra ver muita coisa, reparei tbm que o plug do variador de faze está mole, acho que esta com a base quebrada....fiquei preocupado, mas o que vale são os fios neh?...

jeferson...o que são pastilhas de agua?...onde ficam?

Algum outro metodo para saber se é a bomba dágua?

abraço a todos q estão ajudando!

As pastilhas são os famosos selos mecânicos...

Cuidado com esse plug, se quebrar o carro nao pega mais...
 

Cesário

Novato
Dando um UP ae galera

meu carro tá vazando liquido de arrefecimento por dentro do carro, no lado do carona, nos pés...alguém sabe como issou ocorreu ? E pinga muito no mesmo lugar que o ac sai...porém goteja muito, e grande parte vai para os pés do carona...vi que é do arrefecimento pq é vermelha, cor do aditivo que comprei.
 

jcjrsbc

Membro
Olá amigos com motores 1.8t transversal (A3, Golf, TT), gostaria de replicar minha experiência com temperatura do motor de meu A3 1.8t 180cv AUQ 2003. Desde que comprei o carro nunca estive satisfeito com sua temperatura: ou demorava para esquentar, ou estava muito quente no uso normal, ocasionando provável proteção dos componentes sistemas perda de potência (pressão no turbo). No Climatronic em uso normal com o AC ligado marcava até 108 Graus Celsius o que não me deixava feliz, apesar de no painel ficar 90. Enquanto isso, durante 03 anos e 50mil km (Hoje com 127mil km) depois foram trocados:
02 bombas dágua,
02 válvulas termostáticas originais
01 válvula termostática WAHLER
01 junta da tampa de vávulas,
04 bobinas trocadas,
01 bomba elétrica água auxiliar,
01 radiador novo (por estar trincado),
05 conexões dágua originais,
03 válvulas termostáticas,
02 sensores de temperatura.
01 reparo completo do câmbio 09a (JF506e)
Depois de tanto tempo com o carro, cheguei a uma conclusão com relação aos problemas persistentes de temperatura. Todas peças trocadas no sistema de arrefecimento estão do lado "quente" da válvula termostática: "Y" sobre o coxim, e todas outras conexões trocadas, bomba elétrica, parte superior esquerda do radiador trincada, o próprio câmbio e seu trocador de calor, as bobinas, e a junta da tampa de válvulas (tive sorte de não ter queimado a junta do cabeçote), Obviamente tem o tempo de uso e desgaste natural, mas temos 02 carros desses com a mesma mecânica AUQ/09a o que facilita para testes. Um COM, outro SEM a termostática o que ajuda na conclusão. Como eu não uso carro SEM a termostática porque sei que causa desgaste prematuro da cabeça de força(Anel+Pistão) e perda de compressão, fiquei do lado que gastou mais, rsrrsrsrsrsrs. Mas cheguei a uma condição de uso que me agradou muito!
Depois de DUAS termostáticas originais, o primeiro passo no rumo certo foi a troca da válvula termostática por esta da marca WAHLER: https://www.canaldapeca.com.br/p/1034522/valvula-termostatica-wahler-425687
Testei a original e essa WAHLER na panela antes de instalá-la: ambas abrem juntas a 87.5 graus (tenho a pistola termômetro digital). MAS, observei que quando aberta, a passagem de água da WAHLER é MUITO maior o que daria MUITO mais fluxo de arrefecimento ao sistema quando quente ou muito quente, além de fechar rapidamente quando a temperatura cai, junto com a original. Concluindo, essa WAHLER é MUITO mais eficiente para nosso país.
Após ter retirado o líquido antigo, inclusive do aquecedor do climatronic ligando a ventilação interna no "HI" e "ECON". Coloque o líquido novo SEM AR NO SISTEMA. Imensa maioria dos Mecânicos não tem essa paciência:
- Liguei o motor na lenta, tampa do reservatório aberta, a ventilação interna ligada na temperatura "HI" e no "ECON", coloquei muito lentamente primeiro 1,5l de Aditivo G13 (eu usei o Radcool vermelho), sem deixar o reservatório passar do meio e, depois do G13, vá colocando água destilada. Aguarde a abertura total da termostática, medindo a temperatura na mangueira que sai da parte frontal do bloco do motor até a parte inferior do radiador e o cebolão. Pode ser com a mão mesmo pois vai ficar fria por um bom tempo e aquece lentamente quando ela abre. No Climatronic canal 49, isso deve acontecer quando chegar em 90,91. Veja com a mão a temperatura da mangueira da termostática aquecer lentamente, permitindo a passagem do líquido até a parte inferior do radiador. Lá está o cebolão que aciona as ventoinhas e, quando a termostática abrir totalmente, irão ligar. Enquanto isso baixando o nível do reservatório, vc completa. Como o líquido está quase em ebulição, no final do processo vc terá que manter atenção total pois precisa fechar o reservatório quando o nível subir sozinho. Após fechar, a pressão do sistema irá subir e o nível cair novamente. Aguarde até a ventoinha ligar e desligue o motor. Aguarde 10 minutos, ligue novamente o motor, monitorando a temperatura no climatronic se estiver até 93 abra o reservatório devagar, com um pano para evitar queimaduras, tirando a pressão do sistema coloque até que o nível atinja o meio do reservatório. Feche e espere o motor esfriar totalmente. Pode ser que após o motor esfriar, o reservatório esteja vazio, comprovando a retirada do ar do sistema. Complete com o motor ligado até o nível MAX e feche.
Percebi que a diferença entre o Climatronic e o VAG era antes de até 7 graus e agora é de apenas 02 graus celsius. Nitidamente o carro está rodando mais frio e sem acúmulos excessivos de temperatura que faz quebrar TUDO. Painel sempre no 90 e, com AC ligado ou não estrada ou cidade e CLIMATRONIC no máximo em 95.
Espero ter ajudado!! Qualquer dúvida me chame!
 

roxo

Moderador
Meus caros,

Sobre o vazamento pelos dutos: Certamente isso ta ocorrendo no sistema de aquecimento interno .. uma vez que os argolas usam o liquido de arrefecimento para esquentar o ar que vai para o interior do carro, então da uma verificada nessa parte vai ta lá o problema ....

Bom testemunho ai do user com problemas de temperatura ... mas é como digo a todos .. vamos seguir os procedimentos da montadora que não tem dor de cabeça
 

ademar5

Membro
jcjrsbc disse:
Olá amigos com motores 1.8t transversal (A3, Golf, TT), gostaria de replicar minha experiência com temperatura do motor de meu A3 1.8t 180cv AUQ 2003. Desde que comprei o carro nunca estive satisfeito com sua temperatura: ou demorava para esquentar, ou estava muito quente no uso normal, ocasionando provável proteção dos componentes sistemas perda de potência (pressão no turbo). No Climatronic em uso normal com o AC ligado marcava até 108 Graus Celsius o que não me deixava feliz, apesar de no painel ficar 90. Enquanto isso, durante 03 anos e 50mil km (Hoje com 127mil km) depois foram trocados:
02 bombas dágua,
02 válvulas termostáticas originais
01 válvula termostática WAHLER
01 junta da tampa de vávulas,
04 bobinas trocadas,
01 bomba elétrica água auxiliar,
01 radiador novo (por estar trincado),
05 conexões dágua originais,
03 válvulas termostáticas,
02 sensores de temperatura.
01 reparo completo do câmbio 09a (JF506e)
Depois de tanto tempo com o carro, cheguei a uma conclusão com relação aos problemas persistentes de temperatura. Todas peças trocadas no sistema de arrefecimento estão do lado "quente" da válvula termostática: "Y" sobre o coxim, e todas outras conexões trocadas, bomba elétrica, parte superior esquerda do radiador trincada, o próprio câmbio e seu trocador de calor, as bobinas, e a junta da tampa de válvulas (tive sorte de não ter queimado a junta do cabeçote), Obviamente tem o tempo de uso e desgaste natural, mas temos 02 carros desses com a mesma mecânica AUQ/09a o que facilita para testes. Um COM, outro SEM a termostática o que ajuda na conclusão. Como eu não uso carro SEM a termostática porque sei que causa desgaste prematuro da cabeça de força(Anel+Pistão) e perda de compressão, fiquei do lado que gastou mais, rsrrsrsrsrsrs. Mas cheguei a uma condição de uso que me agradou muito!
Depois de DUAS termostáticas originais, o primeiro passo no rumo certo foi a troca da válvula termostática por esta da marca WAHLER: https://www.canaldapeca.com.br/p/1034522/valvula-termostatica-wahler-425687
Testei a original e essa WAHLER na panela antes de instalá-la: ambas abrem juntas a 87.5 graus (tenho a pistola termômetro digital). MAS, observei que quando aberta, a passagem de água da WAHLER é MUITO maior o que daria MUITO mais fluxo de arrefecimento ao sistema quando quente ou muito quente, além de fechar rapidamente quando a temperatura cai, junto com a original. Concluindo, essa WAHLER é MUITO mais eficiente para nosso país.
Após ter retirado o líquido antigo, inclusive do aquecedor do climatronic ligando a ventilação interna no "HI" e "ECON". Coloque o líquido novo SEM AR NO SISTEMA. Imensa maioria dos Mecânicos não tem essa paciência:
- Liguei o motor na lenta, tampa do reservatório aberta, a ventilação interna ligada na temperatura "HI" e no "ECON", coloquei muito lentamente primeiro 1,5l de Aditivo G13 (eu usei o Radcool vermelho), sem deixar o reservatório passar do meio e, depois do G13, vá colocando água destilada. Aguarde a abertura total da termostática, medindo a temperatura na mangueira que sai da parte frontal do bloco do motor até a parte inferior do radiador e o cebolão. Pode ser com a mão mesmo pois vai ficar fria por um bom tempo e aquece lentamente quando ela abre. No Climatronic canal 49, isso deve acontecer quando chegar em 90,91. Veja com a mão a temperatura da mangueira da termostática aquecer lentamente, permitindo a passagem do líquido até a parte inferior do radiador. Lá está o cebolão que aciona as ventoinhas e, quando a termostática abrir totalmente, irão ligar. Enquanto isso baixando o nível do reservatório, vc completa. Como o líquido está quase em ebulição, no final do processo vc terá que manter atenção total pois precisa fechar o reservatório quando o nível subir sozinho. Após fechar, a pressão do sistema irá subir e o nível cair novamente. Aguarde até a ventoinha ligar e desligue o motor. Aguarde 10 minutos, ligue novamente o motor, monitorando a temperatura no climatronic se estiver até 93 abra o reservatório devagar, com um pano para evitar queimaduras, tirando a pressão do sistema coloque até que o nível atinja o meio do reservatório. Feche e espere o motor esfriar totalmente. Pode ser que após o motor esfriar, o reservatório esteja vazio, comprovando a retirada do ar do sistema. Complete com o motor ligado até o nível MAX e feche.
Percebi que a diferença entre o Climatronic e o VAG era antes de até 7 graus e agora é de apenas 02 graus celsius. Nitidamente o carro está rodando mais frio e sem acúmulos excessivos de temperatura que faz quebrar TUDO. Painel sempre no 90 e, com AC ligado ou não estrada ou cidade e CLIMATRONIC no máximo em 95.
Espero ter ajudado!! Qualquer dúvida me chame!
gostei muito do seu post, meu carro nao tem vazamento, nao baixa agua e nao ferve. temperatura no painel sempre em 90C mas no climatronic so dispara a ventuinha em 101C.
ja troquei td q vc imagina e nao consigo fazer ele disparar a 95C, ate o modo rele que fica embaixo da bateria ja troquei.
 

jcjrsbc

Membro
Vlw amigo! Troca sua válvula termostatica por essa da wahler e coloca beeem devagar primeiro 1,5l de líquido e depois pouco mais de 2l de agua destilada.
 

Lucas Zanin

Novato
Efetuei a troca de minha VT esse fds. Usei a mesma que o amigo citou no post acima...

Ficou muito bom, o carro atinge a temp. ideal muito rápido, o painel segue exatamente a temp. do climatronic, ficando no meio somente qdo chega aos 85 graus!

A temp. não passa de 97 graus...(isso em situações extremas), no mais fica entre 90/93!

Obs. Na hora da instalação é importante tomar cuidado, pois a circunferência da VT do link acima é um pouco maior do que a original, portanto na hora de encaixar ela no bloco, tem que tomar cuidado pra ela não ficar torta! A original por ser menor, encaixa perfeitamente no lugar, por isso não tem como dar errado, mas essa outra tem que tomar cuidado, pois ela não encaixa sozinha. Na primeira montagem não me atentei à isso e vazou tudo, pois a flange não veda caso a VT esteja mal encaixada. Recomendo passar um silicone na borda da VT, só pra fixar, pra na hora que for colocar a flange ela não mexer...

Agradeço ao membro @[member="prisco"] por sempre me ajudar nessas aventuras...kkkk

É isso aí galera! Flw!
 

ademar5

Membro
Zanin disse:
Efetuei a troca de minha VT esse fds. Usei a mesma que o amigo citou no post acima...

Ficou muito bom, o carro atinge a temp. ideal muito rápido, o painel segue exatamente a temp. do climatronic, ficando no meio somente qdo chega aos 85 graus!

A temp. não passa de 97 graus...(isso em situações extremas), no mais fica entre 90/93!

Obs. Na hora da instalação é importante tomar cuidado, pois a circunferência da VT do link acima é um pouco maior do que a original, portanto na hora de encaixar ela no bloco, tem que tomar cuidado pra ela não ficar torta! A original por ser menor, encaixa perfeitamente no lugar, por isso não tem como dar errado, mas essa outra tem que tomar cuidado, pois ela não encaixa sozinha. Na primeira montagem não me atentei à isso e vazou tudo, pois a flange não veda caso a VT esteja mal encaixada. Recomendo passar um silicone na borda da VT, só pra fixar, pra na hora que for colocar a flange ela não mexer...

Agradeço ao membro @[member="prisco"] por sempre me ajudar nessas aventuras...kkkk

É isso aí galera! Flw!
nao estou encontrando essa VT nos sites pra vender!!
como moro em joao pessoa, por aqui pecas pra audi nao existe.
colega se vc puder me passar o site q comprou eu agradeco.
 

Lucas Zanin

Novato
ademar5 disse:
nao estou encontrando essa VT nos sites pra vender!!
como moro em joao pessoa, por aqui pecas pra audi nao existe.
colega se vc puder me passar o site q comprou eu agradeco.
Segue o cód. da peça e o link para compra!

Eu não comprei pelo site, pois essa VT qlq loja de auto peças tem. É só pedir a VT do motor AP 2.0! O site quem indicou foi o outro membro acima!

056121113D

https://www.canaldapeca.com.br/p/1034522/valvula-termostatica-wahler-425687
 

DIEDE

Moderador
@[member="Zanin"],

Essa 056121113D parece ter o desenho diferente da 050121113C (OEM). Ela encaixa perfeitamente na Housing OEM?
 

Lucas Zanin

Novato
DIEDE disse:
@[member="Zanin"],

Essa 056121113D parece ter o desenho diferente da 050121113C (OEM). Ela encaixa perfeitamente na Housing OEM?
Então...tem que centralizar bem e tomar cuidado na hora que colocar a flange....eu expliquei certinho no outro post acima....
 

DIEDE

Moderador
Zanin disse:
Então...tem que centralizar bem e tomar cuidado na hora que colocar a flange....eu expliquei certinho no outro post acima....
Eu havia lido seu post.
A dúvida era se ela caberia na housing por parecer ser um pouco maior (mais profunda).
Valeu!
 

jcjrsbc

Membro
Olá Zanin, então, no meu não percebi ser enrosca pois vedou perfeitamente. Usei a oring da original que estava perfeita ainda e a flange encaixou perfeito. E no seu carro ficou bom? O meu parou bastante de estragar as coisas depois disso, além de alguns cheiros de queimado assim que parava o carro e hj não sinto mais. Outros chamariam de gambiarra, eu chamo de ajuste técnico. O projeto inicial desses motores foi na Alemanha e não no Brasil. Não houve a tropicalizacao adequada para quando os veículos ficassem mais rodados.
 

Marcon

Novato
Boa noite pessoal!!

Meu Audi A3 Sportbanck 2.0 TFSI 2010 acedeu à luz do compartimento de aferecimento, o mais estranho que à 15 dia notei que o mesmo estava normal no compartimento e agora ocorreu esta falta de liquido, esperei o motor esfriar e completei com água pois estava sem aditivo devido ser madrugada, oque pode ter ocorrido, verifique e não esta vazando pois verifiquei na garagem e não tem vazamento, alguma dica?

Atte
Marcon
 
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