Problema: carro trepidando

Reischak

Novato
Olá a todos.

Eu possuo um A3 1.8, aspirado, ano 2001, e já faz algum tempo eu tenho percebido um comportamento estranho no veículo.

Eu percebo quando ele está ligado e parado. Ele trepida e treme na minha opinião, mais do que o normal, como se fosse um carro velho (tá, 2001 não é um carro novo, hehe, mas isso não deveria acontecer). É como se tivesse engasgado.

Naquele período de aquecimento (quando com o carro frio ele atinge 1.100 rpm), percebo que ele trepida muito mais.

Quando eu acelero e ponho ele em marcha, ele não falha. Acelera normal em qualquer marcha e em qualquer rotação. O problema eu percebo só quando ele está parado.

Também percebo, do lado de fora do carro, que de tempos e tempos dá uma falhada. É como se de segundos em segundos o motor parasse de funcionar (é só a impressão, ele não para mesmo), por bem pouco tempo, e logo em seguida já volta de novo (não sei se expliquei bem).

E do lado de dentro percebo, também de tempos em tempos, umas bombeadas.

Não sei se expliquei bem, mas esse problema já vem de tempos e eu não sei mais o que fazer.

Já troquei as velas, cabos, filtro de ar, filtro de combustível, já diz limpeza dos bicos duas vezes, limpeza TBI.

Pensei que podia ser escapamento. Mas no sistema de escapamento não há vazamentos (pelo menos levei em dois lugares diferentes pra ver), e troquei catalisador também por um relativamente mais novo (2004).

Podia ser o tubo de união que estava quebrado, mas resolvi o problema e não melhorou.

O carro passou por uma recente revisão e passou duas vezes no scanner, que não apontou nada.

Estou pensando que pode ser a sonda lambda, pois pode ser algum problema com a injeção eletrônica, e o bombeamento forte que sinto e as falhadas podem ser da injeção de combustível.

Também não sei se não pode ser MAF ou sensor de temperatura (raras vezes o carro tem dificuldade para pegar).

O que acham?

Abraços.
 

xandaobr

Novato
djl25 disse:
taka o scanner nele,que vc descobre!!
Reischak disse:
O carro passou por uma recente revisão e passou duas vezes no scanner, que não apontou nada.
:doido:

Entao amigo, realmente pode ser a lambda ou a MAF, porem seriam acusadas no scanner, a nao ser que tenha algo errado com a central.
Sobre a lambda, como esta o consumo? Se estiver normal, como sempre foi antes do problema, vc pode meio que descartar ela.

Qdo li ocilacao da lenta, pensei em alguma fuga ou entrada de ar falsa, vc disse que o escap ta zerado neh? Vc ja viu se na hora de mexerem nos bicos, o coletor de admicao foi deslocado?

Normalmente qdo a lenta ocila para "baixo" eh problema de bico, vela, ou algo que nao esteja queimando direito, qdo ocila para "cima" as vezes eh relacionado ao ar, tipo entrada falsa, filtro de ar (a injecao compensa ele "sujo" com abertura na borboleta)

Mas realmente amigo, nao sei o que pode ser, se nao acusou nda no scanner, soh "fucando" mesmo
 

Reischak

Novato
Pois é, xandao, me inspirei nessa sua resposta e hoje eu procurei um outro mecânico, que mexe com Audi e outros importados.

Mais uma vez, passei o scanner, e não apontou nada. Sem erro algum.

Ele fez testes com um líquido para ver se não tem saída ou entrada falsa de ar. Não tem.

Bicos injetores limpos, corpo da borboleta limpo. Filtro de ar novo, filtro de combustível novo. Ele mediu a pressão da bomba de combustível e está normal. O MAF ele substituiu por outro para testar e não alterou nada.

Meu motor está redondinho, recentemente fiz todo cabeçote por causa de um princípio de borra. Aproveitei e troquei correia dentada, tensor, poly V etc.

Realmente, não sei por onde partir.

Ele disse, e já foi a segunda pessoa que me disse isso, para tentar mudar a gasolina. Eu sempre usei aditivada, ele recomendou a Podium, mas eu acho que gasolina não causaria isso.

Só um ponto, eu vejo o pessoal falando que em ponto morto o A3 (e outros carros) marca 900 rpm, mas o meu em ponto morto marca aproximadamente 750rpm, ou seja, no terceiro risco do marcador (250, 500, 750). A oscilação é mínima. Não sei se isso tem a ver.

Alguma luz?

Abraços.
 

xandaobr

Novato
Reischak disse:
Meu motor está redondinho, recentemente fiz todo cabeçote por causa de um princípio de borra. Aproveitei e troquei correia dentada, tensor, poly V etc.
Cara, uma pergunta bem idiota, mas seu carro ta no ponto?

Pq um civic de um amigo meu tava com a lenta ocilando tb, ficou 1 mes na oficina Way, que eh especialista em Honda pra tentar arrumar e nda...
.. acabou tirando o carro de la sem solucao, qdo ele foi em outro mecanico o cara olhou de prima e falou que era o ponto, colocou e o carro ficou zero...

Nao custa nda dar uma conferida neh, as vezes nos detalhes...
 

chedid

Administrador
vc sente ele trepidar ou vc ouve ele trepidar? se ouve pode ser qualquer cosia solta... inclusive miolo de escape... se sente ele trepitar tem que analisar ele no scaner e ver se os sensores estão ok (analisar a leitura e não só ver o erro).
 
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