Pressão na K03

JonathanS

Novato
Olá, como dito em tópico anterior, meu A3 estava acertado para 1,3kg. dando 256cv com a turbina original. (da A3 150cv)
Trocando as mangueiras da turbina (tinha vazamento de ar) a pressão subiu para 1,5kg a 1,7kg. O carro não falha e anda demais.

Será q a turbina original aguenta esta pressão? Até quanto a turbina K03 aguenta de pressão? Alguem sabe? VAleu.
 

Rafael

Novato
JonathanS disse:
Olá, como dito em tópico anterior, meu A3 estava acertado para 1,3kg. dando 256cv com a turbina original. (da A3 150cv)
Trocando as mangueiras da turbina (tinha vazamento de ar) a pressão subiu para 1,5kg a 1,7kg. O carro não falha e anda demais.

Será q a turbina original aguenta esta pressão? Até quanto a turbina K03 aguenta de pressão? Alguem sabe? VAleu.

:eek: :eek: :eek: 1,5kg a 1,7kg. :lol: :lol: :lol: :lol: Mano vou ser sincero sua turbina com 1,3kg ela não iria durar nem um ano dependendo do seu pé, mas agora com :? 1,7.. :shock: PERIGO!!!! :shock: :shock: :shock: .

Nem tudo é oba oba, a galera que tem carro turbo de fabrica "assim como eu" fica nessa afobação para aumentar a pressão da turbina, e sempre tem algum que diz que isso funciona que não faz nenhum mal para o motor, mas nem sempre é o que acontece, tudo tem um limite e essa brincadeira pode comprometer a turbina e o motor e sair mais caro do que fazer uma preparação bem calculada e dimensionada para a potência desejada.

Vou te contar a minha experiência, qdo comprei o meu a3t180cv o carro já estava chipado a uns 3 meses rodando com 1,4kg, o carro erá ótimo andava muito na cidade mas perdia na alta (Back pressure, turbina muito pequena), passou três meses, e após uma arrancada num cruzamento na segunada marcha eu esculto um "POW!!! saindo pelo escapamento parecendo um tiro, olhei p/ traz uma nuvem de fumaça saindo pelo escapamento, desliguei logo o motor e encostei, liguei o motor estava normal mas saia muita fumaça. ai ja imaginei, a turbina quebrou. olhei o nivel de oleo estava vazio (todo o óleo foi p/ o escapamento) sorte eu ter desligado logo o motor.

Na oficina foi retirado a turbina ela tinha literalmente explodido, o barulho que eu escutei foi do rotor sendo cuspido p dentro do escapamento escapamento as paletas do compressor ficou espalhada dentro da pressurização e intercooler, a sorte que não entrou p o motor. foi isolado a turbina fiquei um bom tempo com o carro aspirado(muito fraco) e comprando as peças para fazer um UPGRADE uma preparação bem calculada.

E hoje eu estou satisfeito rodando com 300cv com segurança, acelerando sem medo de ser feliz :p :mrgreen:
ABS!
 

Rafael

Novato
chedid disse:
quais detalhes dos seu up? turbina usada, embreagem, bicos, reprogramação etc...

Então os detalhes JÁ postei em dois lugares, da uma olhadinha no tópico: GERAL>CONTROLE DE TRAÇÃO;
e no A3 TURBO ESPIRRANDO.
Abs!
 

JonathanS

Novato
Então... Eu preparei na oficina Kompressor, até onde eu saiba é oficina q tem nome, participa de arrancadas etc. O Valdemir preparou para 1,3kg. rodamos no dinamometro, preparou linha comb., chip, etc.

Acha q ele exagerou? Quanto é o máximo de pressão alterada a galera usa?

Valeu
 

overspeed

Comerciante
1,3bar tá na ponta da agulha do que pode andar... 1,5 a 1,7 já esta em overspeed a um tempão... é bom baixar um pouco essa pressão.
 

JonathanS

Novato
Over, obrigado por responder esta pergunta... e aproveitando queria perguntar...
Quanto é a pressão máxima para utilizar na a3? Até onde entendo o motor aguenta até 350cv, mas a turbina por ser pequena o rotor nao suporta grandes pressoes...


Quanto é bom usar? 1,2kg / 1,3kg? Valeu.
 

chedid

Administrador
a pressão é importante mas o volume de ar mais ainda... com uma turbina maior ao exemplo da k16, vc tira mais com 1k quase 300HP. isso depende muito da eficiência da turbina naquele motor.... outra vc pode ter um pico de 250hp mas depois vc ter menos 150hp. meu golf quando só chipado, vinha 207hp com escape na gasopa só que depois dos 6 mil rpm ele literalmente perdia 80hp, lembro que no fim do rpm ele tava com menos 130hp hehehehe.
assim além de ser importante a potencia de pico isso não diz muito, vc precisa ter potencia média também...
 

JonathanS

Novato
Então. mas no dinamometro é medido a potencia junto com as rpm... é q nao estou com o papel na mao, mas chuto q tinha 256cv(certeza) em 5.600rpm (acho, disso pra mais)

Mas a minha preocupação é a pressão à utilizar, sei q o motor aguenta, mas acho q o rotor da pequena turbina pode literalmente explodir. Imagino q aguente até 1,2 a 1,3 bar.

Valeu
 

Rafael

Novato
Mas a minha preocupação é a pressão à utilizar, sei q o motor aguenta, mas acho q o rotor da pequena turbina pode literalmente explodir. Imagino q aguente até 1,2 a 1,3 bar.

Valeu[/quote]
Muito cuidao pois o motor també corre risco de quebra!!!

Seu carro passa por um efeito chamado BACK PRESSURE

É qdo temos um turbo onde a parte da turbina(quent=A/R+eixo/rotor) é pequena, o perigo é muuito maior do que imaginamos.
Geralmente, as pessoas procuram turbos pequenos p proporcionar uma "pegada" inicial mais rápida, evitando o "lag" (tempo p/ eficiencia plena).

Um motor turbo sofre grande aumento de volume de O2 nos cilindros, este ar misturado a maior quantidade de combustível promove uma explosão muito mais poderosa que em um motor aspirado, é deste processo que temos o aumento de potência.

Mas se temos um turbo com A/R reduzido, o gás resultante da explosão não consegue ser eliminado pelo sistema de escapamento, criando uma pressão no coletor chamada de "Back pressure", extremamente prejudicial, pois o gás que fica mantido sobre pressão no coletor escap tende a voltar para o cilindro durante o cruzamento e abertura de valvulas, não deixando o novo e fresco oxigênio misturado ao combustivel entrar nas câmara de combustão reduzindo drásticamente o desempenho, aumentando a temperatura interna do motor, chegando a correr o risco de uma quebra dos pistões por combustão incorreta.

Além disso, o turbo é prejudicado devido ao aumento de rotações ocasionado pela pressão interna no coletor de escapamento, causando desgaste prematuro e até mesmo quebra devido ao "OVERSPEED".

ABS! ;)
 

Rafael

Novato
Toda ação gera uma reação!!!

Qdo falamos em pressão admitida, devemos saber que existirá pressão de saída, isto é a quantidade de pressão acumulada no coletor de escapamento.
Geralmente, em um carro originalmente equipado com turbo, temos uma pressão maxima em 0,6 bar e temos no coletor de escapamento 1,2 bar de"back pressure".
Este resultado é alto em termos de motores de alta performance, mas adequados a motores originais com escapamento restritivos e turbos pequenos onde a principal preocupação da fábricaé prover uma linearidade de potência e torque em todas as rotações, mantendo uma boa lavagem dos cilindros em pressão reduzida.

Mas em termos de alta performance este parametro não é ideal.

Não quero julgar ninguém :roll: mas é muito comum mecânicos "abelhudos" :lol: aumentarem a pressão do turbo que vem originalmente.

Até certo ponto vai bem, Mas a partir de certo ponto não. O turbo vai aumentar a pressão em ambos os lados provocando um almento na temperatura do ar da admissão e escapamento elevando o efeito "Back pressure", os eixos sairão da faixa de rotação de eficiencia e ai começam as dores de cabeça.

Turbo estragado, junta queimada etc.

É isso aí galera realmente o motor aguenta alguns abusos, mas tudo tem um limite. vamos fazer a coisa certa e bem calculada.

Abraços a todos e boa noite!
 

chedid

Administrador
Rafael disse:
Toda ação gera uma reação!!!

Qdo falamos em pressão admitida, devemos saber que existirá pressão de saída, isto é a quantidade de pressão acumulada no coletor de escapamento.
Geralmente, em um carro originalmente equipado com turbo, temos uma pressão maxima em 0,6 bar e temos no coletor de escapamento 1,2 bar de"back pressure".
Este resultado é alto em termos de motores de alta performance, mas adequados a motores originais com escapamento restritivos e turbos pequenos onde a principal preocupação da fábricaé prover uma linearidade de potência e torque em todas as rotações, mantendo uma boa lavagem dos cilindros em pressão reduzida.

Mas em termos de alta performance este parametro não é ideal.

Não quero julgar ninguém :roll: mas é muito comum mecânicos "abelhudos" :lol: aumentarem a pressão do turbo que vem originalmente.

Até certo ponto vai bem, Mas a partir de certo ponto não. O turbo vai aumentar a pressão em ambos os lados provocando um almento na temperatura do ar da admissão e escapamento elevando o efeito "Back pressure", os eixos sairão da faixa de rotação de eficiencia e ai começam as dores de cabeça.

Turbo estragado, junta queimada etc.

É isso aí galera realmente o motor aguenta alguns abusos, mas tudo tem um limite. vamos fazer a coisa certa e bem calculada.

Abraços a todos e boa noite!

falou tudo meu amigo. sem falar que a´lém das quebras vc tem perda de rendimento, e por isso as vezes duvido que tire 250hp com a turbina original...
 

Rafael

Novato
É isso ai galera nem tudo é OBA! OBA! vamos ficar atentos hein!!! :geek: :geek: pois existem mecânicos e mexânicos

Vejo isso em todos os foruns de carros, a galera entrando nessa onda de chipar, dando ouvidos a mexânicos ABELHUDOS :lol: que dizem serem preparadores.

Cuidado esse é um jogo de roleta russa, sempre escuto "O carro dele ficou muito bom e nunca deu problema; já fiz varios e ficaram bons, Mas o seu acabou se fu... :shock: " :cool:
 

overspeed

Comerciante
por partes... basicamente bielas aguentam 350cv / 50mkgf

Já a turbocompressor se for pensar em limites pelos mapas vai a algo perto dos 210cv na gasolina (uns 10% a mais no alcool) ainda dentro do mapa do compressor... se usar mais que isso começa a poder ter problemas.

Qto ao back pressure... realmente é um problema, mas ele é intrisico ao sistema... se estiver dentro do mapa do compressor e da turbina ele aguenta... o problema é que a maioria dos clientes acha que qto mais potencia tira so no chip melhor é o cara que fez...e isso não é nem de longe uma verdade... bom chip é o que respeita os limites mecânicos... e claro, se vc abusar (toda hora pé no fundo e dando final) até original num aguenta... o mano mesmo pegou mais de um GTi 150 com turbina trincada a carcaça quente mesmo sem ter chip porque o dono só andava trincado na estrada.

tenho VAG que eu chipei a mais de 5 anos sem problemas... mas o dono usa normal... qdo viaja vai de boa e so usa a potencia extra numa ultrapassagem..de resto é quase sempre sem pressão nenhuma...

depende do dono e de quem fez o trabalho... como qualquer alteração que vc procura o limite...
 

JonathanS

Novato
Aí Galera... Escaneei e estou postando... dêem uma olhada e me digam o que acha.. valeu..

*Legenda pelo q o cara da oficina me passou:
Prom. en el ciguenal - Potencia anterior no motor
Prom. en la rueda - Potencia anterior na roda
Pot. Max en el ciguenal - Potencia máxima no motor
Pot. maxima en la rueda - Potencia máxima na roda

** Entao pelo q vimos deu 255.76cv a 5700rpm (a 1,1kg)

*** Preparação / Preparador - Kompressor / Valdemir

Agora q lembrei, o antigo dono disse ter trocado o rotor (miolo) mas a turbina era a mesma. Eu duvido, ainda acho que é a turbina originalzinha da 150cv.

img107s.jpg
 
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