Nesse video o cara faz uma analogia bem legal e usa 2 ventiladores pra explicar o funcionamento do conversor de torque. Se vc tiver paciencia veja TODO o video que é muito bom, hehe.
Entao nao tem saida! O cambio automatico joga CONTRA o desempenho do motor e qualquer upgrade que vc faça vc nao vai ter um bom resultado ( se comparado a um cambio manual).
Na minha modesta opiniao o unico cambio automatico realmente bom é o DSG ( inclusive tem colegas aqui do forum rodando com carros fortes e a DSG ta aguentando bem).
@[member='ReinaldoDiasA3'] o câmbio DSG não é um câmbio automático, é um câmbio automatizado... Por definição o câmbio automático utiliza o óleo como principal meio de trabalho, já o automatizado é um câmbio mecânico com trocas automáticas...
Falando dos sistemas e perda de potência, além do conversor de torque que, devido ao deslizamento natural da peça, consome mta potência do motor... O fato de o câmbio automático usar óleo para fazer o acoplamento dos pacotes e mais uma série de coisas dentro da caixa, aumenta ainda mais o consumo de potência do motor, além de realizar trocas de marcha mais demoradas... Câmbio automáticos modernos não chegam a tanto (cerca de 30% de perda), mas à título de curiosidade os câmbio automático utilizados em Opala, Maverick e Dodge chegavam a ter perdas de 40% entre potência no volante e na roda...
Já o câmbio automatizado DSG de dupla embreagem, não usa conversor de torque e tem o funcionamento mais parecido com o do câmbio mecânico do que com o do câmbio automático, embora o sistema DSG da VW/Audi utilize embreagens úmidas nos acoplamentos das marchas (diferentes do sistema da Ford, por exemplo, que usa embreagens secas) o óleo não faz todo o trabalho, faz a apenas parte dele, com isso ganhasse tempo de acoplamento e melhorasse MUITO as perdas mecânicas... Inclusive, por sua construção, câmbios de dupla embreagem tem menos perda do que os câmbios de mecânicos comuns, enquanto câmbio mecânico modernos têm perdas na ordem de 15~20% os câmbio de dupla embreagem tem perda entre 8 e 12%