Preciso de um cabeçote novo!

Rafael

Novato
Olá galera! A umas 2 semanas atrás aconteceu uma :cry: catástrofe :eek: onde em um lindo dia ao caminho do trabalho, ao entrar em um cruzamento onde estico a primeira e derrepente escuto um barulho no motor onde ele apaga, encosto o carro bato a chave o o motor fica grudado nem gira...
Levei no mecânico que tirou o carter viu o oleo cheio de pedaços de metal e um pistão furado... Tirou o cabeçote onde o segundo cilindro estava com três pedaços de válvulas (três cabeças) no cilindro e todos os cilindro com pedaços de metal, pistão metralhado parecia uma peneira e o cabeçote destruído.
Detalhe não pulou dente da correia (é nova) estava tudo em ordem e não estava acelerando. Agora não sei se foi erro do mecânico, ou se o ex-dono do carro ja fez esse cabeçote e colocou valvulas paralelas que não aguentaram o motor turbo e quebraram...

Mas é isso ai pessoal agora estou precisando de um cabeçote 20v de preferencia um AGU. Meu carro é um A3180 ano 2000. Se alguem souber onde tenha um barato...
Agora terei que fazer todo o motor e sabendo que a parte de baixo é a mesma do AP :evil: vou partir pra ignorância :crazy: e vou botar pistão e biela forjados :twisted: :Yahoo!: para futuros UPS...hehehe

ABS!

Carlinho

Consultor Técnico
Tem na Crestana, mas é 4k o cabeçote completo... :smile:

Um cara anunciou um no VWGolfClub por 2k:

Cabeçote completo large port (dutos grandes) com junta do escap .
Coletor admissão Large port audi A4.
Boboleta mecânica com Tps.

Venda: R$2.000,00

Troca:

Bielas forjadas ap144mm (Novas).
Pistões forjados turbo ap 2.0 Fat top (os pistões tem que ser aplicação turbo, para aspirado não interessa).

Gustavo.

11 9659-4761
MP

RafaPR

Consultor Técnico
O principal ponto é ver se a injeção original vai se adaptar com o AGU.

Segundo meu primo um dos motivos dos dutos serem menores no cabeçote do 180 é o acelerador eletrônico, então a coisa toda funciona meio "casada". Depois, no escape do 180 os dutos são "geminados" em um outro duto onde é ligada a bomba secundária de ar. Tem vários pequenos detalhes...

Se informe disso antes, talvez o próprio overspeed aqui do fórum possa responder pra gente!

Propeople

Novato
Estou curioso sobre os pequenos detalhes que muda de um para outro....
Agora quanto a descalibra pelo o tamanho do duto acho que naum....

House

Fundador do A3Clube
Rafael disse:
Olá galera! A umas 2 semanas atrás aconteceu uma :cry: catástrofe :eek: onde em um lindo dia ao caminho do trabalho, ao entrar em um cruzamento onde estico a primeira e derrepente escuto um barulho no motor onde ele apaga, encosto o carro bato a chave o o motor fica grudado nem gira...
Levei no mecânico que tirou o carter viu o oleo cheio de pedaços de metal e um pistão furado... Tirou o cabeçote onde o segundo cilindro estava com três pedaços de válvulas (três cabeças) no cilindro e todos os cilindro com pedaços de metal, pistão metralhado parecia uma peneira e o cabeçote destruído.
Detalhe não pulou dente da correia (é nova) estava tudo em ordem e não estava acelerando. Agora não sei se foi erro do mecânico, ou se o ex-dono do carro ja fez esse cabeçote e colocou valvulas paralelas que não aguentaram o motor turbo e quebraram...

Mas é isso ai pessoal agora estou precisando de um cabeçote 20v de preferencia um AGU. Meu carro é um A3180 ano 2000. Se alguem souber onde tenha um barato...
Agora terei que fazer todo o motor e sabendo que a parte de baixo é a mesma do AP :evil: vou partir pra ignorância :crazy: e vou botar pistão e biela forjados :twisted: :Yahoo!: para futuros UPS...hehehe

ABS!

tinha um doido no ML vendendo por 1k os do 180...

Carlinho

Consultor Técnico
Algumas infos sobre cabeçotes large port:

* Nos States o large port é AEB, não foi nenhum AGU pra lá.

Large vs Small Port
- The AEB is the only US OE large port head, see first section for what models the AEB was available in.
Port size differences (AEB vs all other US spec engine codes):
* Intake ports - 54x26mm vs 43x26mm
* Exhaust Ports - 36mm vs 33mm

Head Swapping - Large Port/AEB head on Small Port Block and the reverse
All 20v heads are interchangeable!

* Large port heads have no provision for the combi valve, thus you're secondary air injection pump not properly functioning and will throw a CEL. CELs can be avoided with resistors or better yet some chip tuner's code will ignore the errors and not display the CEL.
* On engines with VVT you can swap the VVT solenoid into a non-VVT head without issue.
* AEBs use 1 window cam trigger wheels, if your putting the AEB head on a small port post 2000 motor be sure to use the 4 window trigger wheel from the original head
* Cam pulley must match the short block. Putting a large port AEB head on a post 2000 06A block must retain the OE cam pulley, the 058/AEB pulley will not seat the timing belt correctly.

Head Differences between Engine Codes

* Size of intake/exhaust ports (image), AEB only US spec head to have larger ports.
* Use of tensioners (VVT or non-VVT)
* Valve covers
* Camshaft gear (06A vs 058)
* Hall sensor/CPS Shutter window - AEB has 1 window, all others have 4

E vai ter que mecher no coletor de admissão a junta do coletor também, pra casar os dutos direitinho:
ports.jpg

DSC00705.sized.jpg

RafaPR

Consultor Técnico
Eu ia comentar do VVT também que é eletrônico no 180, mas como não tinha certeza se muda deixei quieto!

Então é "só" isso mesmo, o VVT e o esquema da bomba secundária.

Eles não falaram nada da injeção, então será que ela se adapta sem problemas?

Carlinho

Consultor Técnico
rafapr disse:
Eu ia comentar do VVT também que é eletrônico no 180, mas como não tinha certeza se muda deixei quieto!

. Eu acho que vai precisar só de um chip para adequar ao acerto ideal, nada demais

Rafael

Novato
Carlinho disse:
rafapr disse:

. Eu acho que vai precisar só de um chip para adequar ao acerto ideal, nada demais

Opa blz! valeu ai pelas dicas! :legal: No momento ainda não comprei o cabeçote, ainda estou fazendo a parte de baixo, semana que vem estará chegando as bielas SPA e pistões afp. Agora vou ter que fazer as cavas nos pistões, pois são do motor ap. Alguém me indica um bom torneiro pra fazer esse serviço muito bem feito...aqui em BSB. Agora o cabeçote de maior vazão segundo meu prepara ele falou que essa diferença pouca de volume a central corrige sozinha sem precisar de chip.

Agora em relação as válvulas do cabeçote terem quebrados as hastes e caido a cabeça da válvula nos cilindros creio que tem haver com diferenças entre modelos de válvulas para cada cabeçote.
http://www.bassoassist.com.ar/portugues/estec04.htm
Creio que o ex-dono tenha colocado válvulas de modelo diferente ou de marca paralela duvidosa.

Júnior

Antoniooo Nunessssssss!!!!!!!
COMO É Q Ë???? parte de baixo igual ao AP???????? :semata:

cara, olha só, voce pode ate usar os pistoes forjados na medida que vc escolher .... ate os mesmos q se usam nos APs... agora, falar que a parte inferior do motor do A3 é igual a do motor AP é forte de mais pra mim. :parede:

Quanto a sua duvida, EU acho melhor nao arriscar e botar um cabeçote Small Port mesmo, pq a eletronica do 180 é bem cheinha de merda, e pra dar falta de acerto vai ser um pulo.

Rafael

Novato
Júnior disse:
COMO É Q Ë???? parte de baixo igual ao AP???????? :semata:

cara, olha só, voce pode ate usar os pistoes forjados na medida que vc escolher .... ate os mesmos q se usam nos APs... agora, falar que a parte inferior do motor do A3 é igual a do motor AP é forte de mais pra mim. :parede:

Quanto a sua duvida, EU acho melhor nao arriscar e botar um cabeçote Small Port mesmo, pq a eletronica do 180 é bem cheinha de merda, e pra dar falta de acerto vai ser um pulo.

Não é igual mesmo, isso eu sei! :joselito: Qdo falei parte de baixo eu quis dizer em relação as peças móveis como pistão e bielas que se pode adaptar as do Ap forjado sem problemas, apesar das bronzinas serem as mesmas. :pedala: :stop:

Carlinho

Consultor Técnico
Júnior disse:

Não é um bicho de sete cabeças não Júnior. É tranquilo fazer isso.

Rafael, conversa com o Leo da AutoTech, que ele tem infos mais concretas do swap pra large port! :legal:

Rafael

Novato
Carlinho disse:
Júnior disse:

Não é um bicho de sete cabeças não Júnior. É tranquilo fazer isso.

Rafael, conversa com o Leo da AutoTech, que ele tem infos mais concretas do swap pra large port! :legal:

Opa Carlinhos blza! :tunts:
Na verdade eu estou sempre em contato com eles principalmente com o Reginaldo da Auto Tec, mas só que o meu carro é alterado, chip novas configurações, mas o preparador Rodrigo da Moto Race que fica do lado da Draft quem fez o meu carro, me falou que a diferença de fluxo é pequena e que não vai precisar acertar a injeção p tal cabeçote, mas eu ainda não comprei e acho que vou botar o do 180, até por que os pistões são maiores 82,5mm o que vai aumentar a cilindrada pra 1.9. :pensativo:

Carlinho

Consultor Técnico
Maneiro! O Reginaldo é sangue bom também!

Se fosse vc aproveitava pra colocar o large port, pq a diferença de fluxo é significante sim:

AUDI 1.8T 20V SMALL PORT Stock valve size

Stock:
INT. 167cfm @ .380" valve lift
EXH. 162cfm @ .380" valve lift

Ported:
INT. 225cfm @ .380" valve lift
EXH. 191cfm @ .380" valve lift

AUDI 1.8T 20V LARGE PORT Stock valve size

Stock:
INT. 200cfm @ .380" valve lift
EXH. 184cfm @ .380" valve lift

Ported:
INT. 243cfm @ .380" valve lift
EXH. 212cfm @ .380" valve lift

Fonte: http://www.cylinderheadtech.com/flownumbers.pdf

Rafael

Novato
Carlinho disse:
Maneiro! O Reginaldo é sangue bom também!

Se fosse vc aproveitava pra colocar o large port, pq a diferença de fluxo é significante sim

Ai Carlinhos, acabei de conseguir o cabeçote AGU com o Léo da AUTO TECH :tunts: . Conversei com o meu preparador e pode botar sem medo
que a injeção vai corrigir a diferença de fluxo, meu carro é mexido, bicos trabalhados, tanto que ele vai aumentar a pressão
da turbina pra 1.4kg :yahoo: , sendo o antes 1.2kg sem mexer na injeção... :uhuu:

Carlinho

Consultor Técnico
O Rafael tava montando o carro ainda até umas duas semanas atrás, pq ele tava fazendo um upgrade, forjando, e tava faltando alguns detalhes...

E aí Rafa, conseguiu aquela peça que tava faltando?!