Por que DEVEMOS trocar o óleo da transmissão automática/tip

padovani

Novato
Boa noite pessoal,

Sei que deveria estar postando isso em algum tópico já aberto, mas achei tão evidente que resolvi criar um tópico apenas para chamar mais a atenção do pessoal em relação aos cuidados com as caixas de transmissão automática.

Ainda não tenho um A3, mas como a intenção e oportunidade são grandes, acabei por me cadastrar neste fórum para conhecer melhor o carro, seus pontos fortes e fracos. Neste meio tempo descobri que uma das partes mais controversas (e caras!) diz respeito ao cambio automático, mais especificamente da troca do óleo. No manual e concessionárias dizem ser um óleo "full life", que não necessita trocas.

Entretanto, é sabido que no interior destes câmbios existem muitas partes metálicas que se atritam. E se tem atrito, tem desgaste e formação de partículas metálicas (por isso do filtro). Pra resumir a história, encontrei um tópico em outro fórum sobre uma pessoa reclamando do funcionamento do câmbio de um Audi. Reparem no post do membro conselheiro PAPILON, e as informações que ele passa... o link é:

http://forum.carrosderua.com.br/index.p ... pic=117660

Não tive muito tempo de ler, mas ele passa várias fotos e links sobre a qualidade do óleo de uma caixa automática após menos de 50 mil km (30 mil milhas) rodados.
 

padovani

Novato
Apenas para complementar, o próprio link dele também redireciona numa página onde uma pessoa explica com detalhes e fotos como trocar o óleo da transmissão automática de um A8. Esta é ainda mais impressionante.

Reparem na enfase na parte inicial da matéria, onde ele julga a troca de óleo e filtro da transmissão entre 25 mil e 40 mil milhas a manutenção mais importante que se pode fazer neste audi! Pois as limalhas de ferro entopem o filtro, e a qualidade do óleo diminui drasticamente com o tempo...Ele até mostra uma foto da "bomba caseira" que ele usa para colocar óleo na caixa, que aparentemente nada mais é do que um frasco de óleo com uma mangueira na ponta...

O link é: http://www.audipages.com/Tech_Articles/ ... icing.html

Não deixem de reparar nas últimas 3 fotos, onde a primeira mostra quantas limalhas de ferro ficam presas nos ímãs do cárter do câmbio; a segunda mostra o estado e a aparência "impura e metálica" do óleo; e por último a cor que ele saiu.

Me desculpem por elaborar tão precariamente este post. Sei que deveria ter colocado a própria matéria traduzida com as fotos aqui, mas como é domingo, são 3:20 da madruga e tenho que trampar daqui 3 horas e meia, não tenho muito tempo pra dormir.

Espero que essas imagens possam esclarecer melhor para os membros a importância (que eu mesmo não sabia) da troca do óleo e filtro da transmissão automática. E caso alguma delas já tenha sido mostrada, perdão pela duplicidade!

Boa semana a todos.
 

MarceloA3T

Membro
Padovani muito boa a materia...
Como vc mesmo disse, vc ainda nao comprou o Audi mais já sabe muita informação sobre o carro.
Creio que alguns membros do clube tem o conhecimento da troca de oleo em Cambio automático e tb do Cambio Manual com o intuito de preservar e obter maior durabilidade do cambio.
 
Topo