Ponto do motor 1.8 aspirada 20V

Ni.Jr

Novato
Boa noite pessoal, por um vacilo, deixei faltar óleo no motor e precisei trocar o cabeçote, não deu pra fazer retífica, antes de remover o cabeçote, eu medi a compressão dos cilindros e estavam ok. Então troquei o cabeçote por um retificado, enfim, comprei junta do cabeçote, parafusos cabeçote, juntas admissão e escape, enfim ... o problema é que montei o motor, coloquei os pistões em PMS 1. e 4 cilindro e contei os 16 elos da corre dos comandos do cabeçote é assim tentei acertar o ponto. O carro pegou de primeira, mas eu estou achando ele “xôxo” ele perdeu torque, está consumindo muito combustível (5km/l) na cidade, quando ligo ele, a fumaça da combustão que saindo escapamento é fedida, ou seja, acho que a mistura não tá legal. Passei o vagcom, e indica erro código 01120 Mal funcionamento Mecânico - eu troquei o sensor hall e continua o mesmo erro. Comprei outro sensor hall, e o erro persiste, ou seja, testei com 2 sensor hall novos e o erro continua. Poderiam me ajudar galera ? Pelo visto o carro está fora de ponto, tem alguma técnica ? Eu sei que no volante do motor tem uma demarcação, mas no meu tem 2 demarcações não sei em qual colocar, é então resolvi usar relógio comparador para colocar em Pms .... enfim, se algum puder ajudar, agradeceria muito. Valeu

Andr3T

Membro
Se você usou relógio comparador para colocar o pistão #1 em PMS, e a marca da polia do comando de escape está batendo com a marcação na tampa de válvulas, o ponto da correia dentada está correta. Se não estiver, você tem que ajustar o ponto da correia.

A correia estando no ponto, o seu problema vai ser a corrente de comando do cabeçote. O comando de admissão está fora de sincronismo correto. Isso é normal demais de acontecer. Aconteceu comigo esses dias, retífica mandou o cabeçote fora de sincronismo, eu montei o motor, e ficou desse jeito aí. Sem torque de baixa, fraco, as vezes demorava a pegar, e ficava um erro de posição implausivel do comando de adm no VCDS.

Ajustar isso ai é fácil. Você só precisa ter um bom torquimetro que tenha 10Nm na faixa de uso, o encolhedor do tensor da corrente e uma caneta marcadora. Basta recolher o tensor com a ferramenta, marcar os dentes com a caneta, soltar o comando de adm, girar ele e colocar no ponto, montar novamente. Todos os parafusos de mancais do cabeçote são 10Nm apenas.

Ni.Jr

Novato
Agradeço amigo por essa rica informação. Fui desmontar e notei uma coisa muito estranha, mas estranha mesmo, a Correia dentada é nova, não rodei nem 2 mil km, e ela está sendo fatiada, afinando, tirei muito retalho dela, vou tentar deixar uma foto aqui, sabem me dizer o porque disso ? Muito estranho, olhei para saber se algo estava pegando nela , é nada está pegando , será q é a polia ?

Anexos

• F974B8B4-9D6C-4F84-94AE-F8A2289690D2.jpeg
    F974B8B4-9D6C-4F84-94AE-F8A2289690D2.jpeg
    64.7 KB · Visualizações: 10

Ni.Jr

Novato
Se você usou relógio comparador para colocar o pistão #1 em PMS, e a marca da polia do comando de escape está batendo com a marcação na tampa de válvulas, o ponto da correia dentada está correta. Se não estiver, você tem que ajustar o ponto da correia.

A correia estando no ponto, o seu problema vai ser a corrente de comando do cabeçote. O comando de admissão está fora de sincronismo correto. Isso é normal demais de acontecer. Aconteceu comigo esses dias, retífica mandou o cabeçote fora de sincronismo, eu montei o motor, e ficou desse jeito aí. Sem torque de baixa, fraco, as vezes demorava a pegar, e ficava um erro de posição implausivel do comando de adm no VCDS.

Ajustar isso ai é fácil. Você só precisa ter um bom torquimetro que tenha 10Nm na faixa de uso, o encolhedor do tensor da corrente e uma caneta marcadora. Basta recolher o tensor com a ferramenta, marcar os dentes com a caneta, soltar o comando de adm, girar ele e colocar no ponto, montar novamente. Todos os parafusos de mancais do cabeçote são 10Nm apenas.
Muito obrigado amigo.