Polimento e Cristalizacao 3M - TOPICO PESADO

DrekTo

Novato
Galera, para os que adoram fuçar e fazer as coisas voce mesmo, hoje estava tranquilo e resolvi fazer 2 coisas no carango, uma é pintar a grade dianteira que é cinza de preto fosco com verniz fosco e a outra foi dar uma polida e cristalizar. Hoje tenho 28 anos e desde os meus 18 faço isso eu mesmo, ja estraguei muita pintura no começo, ja fiz muita arte mais aprendi...
Vou postar os passos e produtos para quem tiver interesse fazer e qualquer duvida é só gritar ok? Optei tambem por tirar as lanternas traseiras para facilitar e nao ficar massa em cantinhos, mas não é necessario.

Tempo médio de serviço sozinho - 6 Horas.

Produtos:

Lixa 2500 - Agua
Lixa 3000 - Agua
Fita Crepe
1 Saco de algodao
2 a 3 Panos de microfibra
Massa de Polir a base de agua N.2 - Utilizei a 3M perfect-it
3M - Finesse-it
3M - Liquido Lustrador
3M - Auto Brilho
3M - Past Wax
Boina de Lã
3M - Boina de Espuma Super Macia
Politriz
Lavadora de Alta pressao - WAP

Toda essa listagem não sai barata, eu tenho pois sou extremamente chato com tudo no carro, entao fiz esse investimento, mas pra quem quiser, da pra rachar tranquilo com um um amigo, esse produto todo da pra fazer carro a vida toda.

Vamos la:

1 - Remova os riscos com lixa, taco e agua e sabao. Optei por nao citar detalhes nesta etapa pois qualquer erro pode extragar a pintura, por isso, se nao tiver certeza pule esta etapa.

2 - Com o carro LIMPO e SECO empapele todas as laterais e entradas de porta, nao existe nada mais desagradavel e broxante do que olhar o carro sob a luz ou a noite e ver as "quinas" brancas com massa seca.

3 - Depois de tudo empapelado utilize a boina de lã com massa de polir, o ideal é manter o RPM da politriz entre 2500 a 3500 para evitar queimaduras na pintura, hologramas e manchas. Utilize o peso da propria maquina, nao existe a necessidade de força-la contra a pintura, salve raras excessoes. Mantenha sempre a maquina reta, assim evitara aqueles hologramas horriveis que vemos geralmente em carro de cores escuras mal polidos. Nas areas cujo ocorreu o lixamento para remoção de riscos, pode-se dar um pouco mais de RPM assim gerando maior calor ate sumir as marcas de lixa. Cuidado para nao queimar a pintura.

4 - Com um pano humido, tire o excesso de produto

5 - Pegue a boina de espuma e o Finesse-it e repita todo o processo, este produto ajudara a retirar as marcas da boina de lã, cujo é muito abrasiva.

6 - Pegue a boina de espuma e o Liquido Lustrador e repita todo o processo, ele ajudara a realçar a cor do carro e a retirar mais marcas de boina de lã que por ventura possa ter ficado, dara um brilho intenso.

7 - Com algodao, passe manualmente com o Auto Brilho e retirando logo em seguida com outro algodao, ele ajudara a tirar todos os materiais anteriores em excesso, manchas e etc, deixara a superficie limpa e nao ira retirar o brilho das etapas anteriores.

8 - Feito tudo isso, passe o pano de micro fibra para limpar tudo, nesta etapa tem que estar tudo limpo e tinindo.

9 - Aplique com algodao a Past Wax, esse produto é responsavel por criar uma camada sob a pintura, protegendo e mantendo todo brilho que ferrou com o seu braço o dia todo para que na primeira lavagem nao saia, famosa cristalização. Dara um brilho molhado. Essa cera é semelhante a uma parafina de vela, apos aplicada va descansar por cerca de 15 minutos antes de começar a retirar o produto com algodao. Apos passar o algodao, vera que é muito dificil, passe o algodao varias vezes e por fim o outro pano de microfibra para acabamento final. Limpe as entradas de porta, frisos e todos os cantinhos pois com certeza acumulou produto. Apos limpeza manual limpe com a lavadora de pressao, para tirar tudo.

10 - Lave com DETERGENTE NEUTRO. Nao utilize nenhum tipo de produto que nao seja neutro, o melhor ate hoje foi detergente neutro, a cera vai sair depois de aproximadamente 15 lavagens, então é só ir reaplicando a Past Wax para manter tudo.

Segue algumas fotos, desculpem a qualidade, tirei do celular. Fiz uma Hidratacao tambem, limpeza basica dos bancos com Veja e pano humido e logo em seguida Hidratante Monange ou qualquer outro que NAO tenha Alcool.

HIDRATACAO E GRADE DIANTEIRA

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Ótimo tópico @DrekTo!
So uma sugestão..
Vale a pena no começo logo após da lavagem passar o produto chamado clay bar (pasta abrasiva), por exemplo esse http://www.miromi.com.br/3m-pasta-abrasiva-200g-cleaner-clay-clay-bar.html para retirar os contaminantes que grudam na pintura.
E outra, dizem que melhor usar shampoo de carro mesmo em vez de detergente.

Sent from my GT-N7100 using Tapatalk 4

DrekTo

Novato
Ótimo tópico @DrekTo!
So uma sugestão..
Vale a pena no começo logo após da lavagem passar o produto chamado clay bar (pasta abrasiva), por exemplo esse http://www.miromi.com.br/3m-pasta-abrasiva-200g-cleaner-clay-clay-bar.html para retirar os contaminantes que grudam na pintura.
E outra, dizem que melhor usar shampoo de carro mesmo em vez de detergente.

Sent from my GT-N7100 using Tapatalk 4
Entao.. quanto ao shampoo ate hoje todos que testei mesmo os neutros, retiraram grande parte do produto cristalizador. Quanto a pasta para retirar contaminantes nao acho necessario pois a primeira lavagem e a boina de la com massa de polir ja retiram uma microcamada, mais do que qualquer produto. Acho que essa pasta seria viavel no caso de um enceramento simples, sem polimento.

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2

DrekTo

Novato
Parabens pelo trabalho, pela disposicao e principalmente pela coragem hehe.

Que belo carro tbm @DrekTo. Uma curiosidade, o interior do seu é diferente do @della ou nao?

Show
Opa... obrigado... nao sei nal... nao achei o link do carro dele pra ver...

Enviado de meu XT626 usando o Tapatalk 2

marioaoliva

Moderador
Top top top... Tb faço tudo em casa... E sei o trampo que é... Parabéns pelo trampo...

Sent from my iPhone using Tapatalk

Respondendo... agora achei o topico... o dele é bege, chique demais, o meu é cinza...

Os dois sao top!!!

Sent from my iPhone5 Tapatalk 2 - a3 180 OEM+ 17 S3

Muito bom. Eu ainda faço manualmente, to precisando de indicação de uma boa Politriz com um preço bacana. Eu até agora só usei algodão com massa nº 2 pra tirar alguns arranhões mais fundos e uma espuma manual supermacia com o Menzerna SF4000 (lustrador).

della

Membro
@DrekTo belo serviço, ficou top demais!
Sabadão eu me meti a encerar o carro e graças a ajuda do @[member='Flávio'] economizei um monte de produto e tb braço, hehehe!!!