Poça d'água danificando o carro?

st0ck

Membro
Olá galera, vamos ver se alguém tem alguma opinião ou idéia do que aconteceu:

Estava eu andando no meu velho A3 por uma rodovia, chuva fraca mas asfalto bem molhado.
Quando passei com as rodas do lado do passageiro por cima de uma poça grande de água!!
Na mesma hora acendeu a luz de bateria no painel e o carro gritou corrêia "Kriiiiiiiiiiiii"
Logo depois parou de gritar, apagou a luz da bateria e tudo voltou ao normal..

O que pode ter acontecido?? Alguém tem alguma idéia?

Tem como a água entrar no motor por baixo do carro e atingir alguma corrêia e molhá-la?

Fico preocupado, nunca tinha acontecido nada parecido em toda minha vida..

Agradeço desde já quem se prontificar a ajudar..

Obrigado!!

Obs.: A opção de busca do fórum não funciona mais??
 

JulioRJ

Membro
kkk só escorregou a correia de acessórios. vc ta sem peito de aço? cuidado com poças assim pode empenar um disco, um buraco, aquaplanar, beber agua etc
 

st0ck

Membro
JulioRJ

To cara! To sem peito de aço! hahaha

Comprei o carro assim, tu acha que eu devo comprar um urgente?

Eu creio que algum paralama interno(aquele de plástico preto sobre as rodas dianteiras) também ta meio quebrado...


diegotwim

A correia do alternador tem relação com o ar-condicionado?

Porque um dia eu liguei o ar com o carro andando e deu um barulho de leve em alguma correia também, fez o barulho por uns 2 segundos e parou, ficou normal depois..

Que merda, será que tá com algum problema nessa correia do alternador? É muito caro fazer uma manutenção nela pra ficar zero?

Fóda que estou com o carro a pouco tempo e não conheço ele nem oq foi feito nele.. Fódaaaa



Agradeço desde já a atenção de vocês! +1
 

Feijó

Novato
Bom, se vc não conhece o que foi feito no carro, o ideal é trocar todas as correias, esticadores, filtros e óleos do carro. Isso é básico na hora de comprar um carro usado desconhecido. Sobre essa luz, provavelmente com a água, a Correia de acessórios andou e o alternador ficou um breve tempo parado. Qnd secou voltou a funcionar, isso é tranquilo. E sempre vale a pena colocar peito de aço, não só por causa de água, mas por pedras soltas na rua.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
 

JulioRJ

Membro
po cara se ta reclamando de dar manutencao em correia de acessorios melhor nem ter carro velho, pq é problema toda hora

troca logo essa correia esticador e rolete, sai menos de 300 pila. o peito e opcao sua, eu ando sem tb, mas evito buraco e agua... a correia polyv nao é protegida

se tiver sem o papelao da caixa de ar é ruim tb...
 

merotti

Membro
Eu trocaria essa correia e colocaria um peito de aço, assim você protege o seu carter

O a3 mesmo com rodas e suspensão original pega embaixo em alguns lugares, principalmente se tiver com peso no carro
 

RGDA3

Membro
O que aconteceu foi que, sem peito de aço e sem a proteção plástica lateral, que protege a lateral inferior da caixa de roda, o pneu joga agua na correia de acessórios e essa momentaneamente desliza nas polias ficando estas sem ação.
Preste muita atenção nesta situação, pois, além de ficar sem alternador (o que gerou a luz da bateria no painel), sem compressor do ar-condicionado, "gritando" a correia, poderá ficar sem a assistência da direção hidraulica, que numa reta voce nem perceberia, mas numa curva, se voce não estiver atento, for rápido e forte (pois a direção vai pesar bastante), poderá ocorrer algum acidente por conta disso, pois todos esses sistemas estão ligados na correia de acessórios (poly-v).
Falo isto por experiência própria, estava contornando uma rótula, em baixa velocidade, mas mais atento pro conta da chuva, na hora voce toma um susto quando fica sem a DH e ela pesa bastante de uma hora para outra.
O meu está com peito de aço, mas sem a proteção plástica lateral, que protege a lateral inferior da caixa de roda.
Fica a dica.
 

st0ck

Membro
Feijó disse:
Bom, se vc não conhece o que foi feito no carro, o ideal é trocar todas as correias, esticadores, filtros e óleos do carro. Isso é básico na hora de comprar um carro usado desconhecido. Sobre essa luz, provavelmente com a água, a Correia de acessórios andou e o alternador ficou um breve tempo parado. Qnd secou voltou a funcionar, isso é tranquilo. E sempre vale a pena colocar peito de aço, não só por causa de água, mas por pedras soltas na rua.

Enviado de meu XT1097 usando Tapatalk
JulioRJ disse:
po cara se ta reclamando de dar manutencao em correia de acessorios melhor nem ter carro velho, pq é problema toda hora

troca logo essa correia esticador e rolete, sai menos de 300 pila. o peito e opcao sua, eu ando sem tb, mas evito buraco e agua... a correia polyv nao é protegida

se tiver sem o papelao da caixa de ar é ruim tb...
merotti disse:
Eu trocaria essa correia e colocaria um peito de aço, assim você protege o seu carter

O a3 mesmo com rodas e suspensão original pega embaixo em alguns lugares, principalmente se tiver com peso no carro
RGDA3 disse:
O que aconteceu foi que, sem peito de aço e sem a proteção plástica lateral, que protege a lateral inferior da caixa de roda, o pneu joga agua na correia de acessórios e essa momentaneamente desliza nas polias ficando estas sem ação.
Preste muita atenção nesta situação, pois, além de ficar sem alternador (o que gerou a luz da bateria no painel), sem compressor do ar-condicionado, "gritando" a correia, poderá ficar sem a assistência da direção hidraulica, que numa reta voce nem perceberia, mas numa curva, se voce não estiver atento, for rápido e forte (pois a direção vai pesar bastante), poderá ocorrer algum acidente por conta disso, pois todos esses sistemas estão ligados na correia de acessórios (poly-v).
Falo isto por experiência própria, estava contornando uma rótula, em baixa velocidade, mas mais atento pro conta da chuva, na hora voce toma um susto quando fica sem a DH e ela pesa bastante de uma hora para outra.
O meu está com peito de aço, mas sem a proteção plástica lateral, que protege a lateral inferior da caixa de roda.
Fica a dica.
Galera muito obrigado por todas as explicações, vocês não fazem idéia do quanto isso ajuda as pessoas a ficarem ligadas no que acontece com o carro em momentos como este.

Aos poucos vou deixar esse carro do jeito que eu gosto, tudo funcionando 100%. E sabendo quando foi trocado e a vida-útil das peças eu fico mais tranquilo.

Semana passada fiz uma leve manutenção, talvez vocês possam me ajudar com peças que devem ser verificadas para trocar, segue abaixo o que já troquei e oq eu acho que deveria trocar:

[ ok ] Óleo 5w40 Sintético Mobil Super 5L (R$150,00)
[ ok ] Filtro de Óleo Fram (R$25,00)
[ ok ] Filtro de Ar Fram (R$35,00)
[ ok ] Filtro de combustível Wega (R$60,00)
[ ] Bateria 60ah Moura ou Heliar (R$350,00)
[ ] Jogo de 4 Velas Iridium (R$110,00)
[ ] Sensor de Temperatura (R$40,00)
[ ] Dosador de Combustível (R$30,00
[ ] Sensor de Rotação (R$300,00)
[ ] MAF (R$400,00)
[ ] Bomba d'água (R$ ? ? ?) link:
[ ] Correia do alternador Contitech (R$ ? ? ?) link:
[ ] Correia Dentada Contitech (R$ ? ? ?) link:
[ ] Dumper Hidráulico da Correia Dentada SKF(NTN) (R$ ? ? ?) link:
[ ] Polia de apoio da Correia Dentada SKF (R$ ? ? ?) link:
[ ] Rolete do tensor hidráulico (R$ ? ? ?) link:
[ ] Rolamento do tensor da correia (R$ ? ? ?) link:
[ ] ...
[ ]
[ ]

Por gentileza quem quiser dar opiniões sobre mais peças para trocar preventivamente, eu agradeço muito!!!

Daí aos poucos vou trocando e dando depoimento de como foi a troca, valores, etc..

ABRAÇOS!
 
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