Pistão e Biela Forjado ou não ?

Pessoal, quero a ajuda de vocês.

Comprei o meu a3 150cv manual a 1mês e preciso trocar os pistões do carro.
Falei com alguns mecânicos e preparadores e alguns me falaram que compensa bem mais já forjar o motor do que comprar as peças originais.

O que vocês acham ?

Detalhe: pretendo trocar a turbina e fazer alguns ups mais pra frente no carro.

Vlwww
 

Andr3T

Membro
Depende da onde você quer chegar nessa preparação. Se não for passar dos 300-350cv, monta original mesmo, não rasgue dinheiro a toa, use para outras coisas no carro.
Agora se for passar disso e for QUERER tranquilidade de não quebrar, aí sim pode pensar em forjar.

Lembrando, que muita gente já montou carro no miolo original com 350cv pra mais. Alguns quebram, outros fazem o motor já cansado peidar mais cedo, e outros estão andando até hoje. Só que eu te garanto, nenhum desses últimos estão acelerando tranquilo. Então é igual eu falei, você pode até montar no miolo original, mas a partir disso, para ter tranquilidade, só montando forjado mesmo.
 
Certo, mas no meu caso eu estou precisando trocar os pistões já....
Meu carro está fumando e uns estão falando que é Turbina e outros estão falando que é Pistão e anel "cansados" . (146mil km)
Por vias das dúvidas estou pensando em trocar tudo e no caso me sugeriram forjar pq sairia mais barato.

Acredito que os meus Ups não iria passar dos 300cv, iria forjar mais por ser uma opção mais barata.

Já trocou os pistões do seu carro? Tem um lugar para indicar?
 

Andr3T

Membro
Acredito que os meus Ups não iria passar dos 300cv, iria forjar mais por ser uma opção mais barata.
O ponto "fraco" do miolo original é a biela, e não o pistão. Tem gente que monta o pistão do 1.8T em AP para rodar com mais de 400cv (obviamente que utilizando bielas forjadas, e não de AP original).
A biela do 1.8T, igual eu falei no post acima, passou de 350cv (mais ou menos), você já não tem mais tranquilidade.

Se você não vai passar dos 300cv, é besteira fazer forjado por VÁRIOS motivos, inclusive o financeiro, você vai jogar fora no mínimo 2000 reais.

Por vias das dúvidas estou pensando em trocar tudo e no caso me sugeriram forjar pq sairia mais barato.
Sobre forjar pq sairia mais barato, bom, eu não tenho certeza disso não. A não ser que você compre um jogo usado por aí, coisa que eu não faria de jeito nenhum.

Já trocou os pistões do seu carro? Tem um lugar para indicar?
Meu carro é forjado mas 2.0. Eu passei ele de 1.8 para 2.0. Pistões Iapel 82.5mm que pedem folga bem baixa (0,06mm), bielas Scat 144mm, e virabrequim de 2.0 STD que peguei de um Sportback 2008.
Só de pistão, biela, virabrequim, anéis e bronzinas, eu gastei 4500 reais. Então assim, a diferença é muito grande para montar original.

Por isso que eu te falo, se você for ficar até 300cv, monta original, pega esse dinheiro que você iria gastar a mais, e investe nos upgrades.

Agora se você quer ter 300cv por agora, mas num futuro subir essa potência, ai é outra história. Você tem que saber o projeto que vai querer pro carro.
 
André Dal Molin disse:
O ponto "fraco" do miolo original é a biela, e não o pistão. Tem gente que monta o pistão do 1.8T em AP para rodar com mais de 400cv (obviamente que utilizando bielas forjadas, e não de AP original).
A biela do 1.8T, igual eu falei no post acima, passou de 350cv (mais ou menos), você já não tem mais tranquilidade.

Se você não vai passar dos 300cv, é besteira fazer forjado por VÁRIOS motivos, inclusive o financeiro, você vai jogar fora no mínimo 2000 reais.


Sobre forjar pq sairia mais barato, bom, eu não tenho certeza disso não. A não ser que você compre um jogo usado por aí, coisa que eu não faria de jeito nenhum.


Meu carro é forjado mas 2.0. Eu passei ele de 1.8 para 2.0. Pistões Iapel 82.5mm que pedem folga bem baixa (0,06mm), bielas Scat 144mm, e virabrequim de 2.0 STD que peguei de um Sportback 2008.
Só de pistão, biela, virabrequim, anéis e bronzinas, eu gastei 4500 reais. Então assim, a diferença é muito grande para montar original.

Por isso que eu te falo, se você for ficar até 300cv, monta original, pega esse dinheiro que você iria gastar a mais, e investe nos upgrades.

Agora se você quer ter 300cv por agora, mas num futuro subir essa potência, ai é outra história. Você tem que saber o projeto que vai querer pro carro.
Top Andre, obrigado pelas dicas!
Vou reavaliar a situação e te falo !

Boaaa
 

DRDF

Membro
Vendi 3 jogos de pistões e bielas nos últimos 6 meses a 350 cada. Todos em bom estado. Se tiver que abrir o bloco, eu iria só de pistão forjado pois para 300cv vai na boa a biela

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ABoehringer

Membro
DRDF disse:
Vendi 3 jogos de pistões e bielas nos últimos 6 meses a 350 cada. Todos em bom estado. Se tiver que abrir o bloco, eu iria só de pistão forjado pois para 300cv vai na boa a biela

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Não é ao contrário não?

Biela a primeira a abrir o bico?

é claro que nessa cavalaria é sussa, mas so fiquei confuso agora kkkk
 

DRDF

Membro
Anderson Boehringer disse:
Não é ao contrário não?

Biela a primeira a abrir o bico?

é claro que nessa cavalaria é sussa, mas so fiquei confuso agora kkkk
O pistão vai primeiro, biela quando dá ruim arrebenta o bloco ou fundi.

Para 300cv muitos usam conjunto original pois multivalvulas não despeja torque tão brusco e cedo, é mais linear. A dica de pistão forjado é para caso tenha necessidade de abrir cilindro com baixo custo.

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ABoehringer

Membro
DRDF disse:
O pistão vai primeiro, biela quando dá ruim arrebenta o bloco ou fundi.

Para 300cv muitos usam conjunto original pois multivalvulas não despeja torque tão brusco e cedo, é mais linear. A dica de pistão forjado é para caso tenha necessidade de abrir cilindro com baixo custo.

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Então, até 300CV eu to ligado que é tranquilo, porem sempre ouvi falar que é biela que não aguenta e desce quebrando tudo, tava olhando aqui, um post do André, que fala justo a mesma coisa da biela ir primeiro, mas enfim, não vou ficar discutindo.

(Não leve a mal, somente expressei a minha opinião)

Valeu!
 

Andr3T

Membro
Para quebrar o pistão antes da biela nos 1.8T 20v, em 90% dos casos é por conta de acerto mal feito. Podem ir nos melhores preparadores e perguntar.
Dei minhas dicas, abraços.
 

magoo

Membro
É exatamente oq Andre falou, abaixo de 350cv é desnecessário forjar pq todo material forjado é mais pesado que o material original então vc ganha na resistência e perde no desempenho só compensando se vc realmente precisar desta resistencia extra e fora que o desgaste do cilindro vai ser maior com material forjado, ou seja a vida util do motor vai ser bem menor

Como seu carro ta apenas fumando e não está com motor travado e vc pretende andar com menos de 350cv aconselho encamisar o cilindro e utilizar os mesmos pistoes que estão no carro std, vai gastar muito menos dinheiro pra fazer o motor e fica zero do mesmo jeito.

Eu tive a mesma duvida quando fui fazer meu motor(forjar ou não), rodo com cilindro encamisado desde 2013 com 250cv e não tenho nada a reclamar fica perfeito
Leia meu topico abaixo que vai te ajudar bastante...
www.a3clube.com/topic/7209-passo-a-passo-da-retifica-do-meu-motor-relação-dos-gastos-pg3/
 
magoo disse:
É exatamente oq Andre falou, abaixo de 350cv é desnecessário forjar pq todo material forjado é mais pesado que o material original então vc ganha na resistência e perde no desempenho só compensando se vc realmente precisar desta resistencia extra e fora que o desgaste do cilindro vai ser maior com material forjado, ou seja a vida util do motor vai ser bem menor

Como seu carro ta apenas fumando e não está com motor travado e vc pretende andar com menos de 350cv aconselho encamisar o cilindro e utilizar os mesmos pistoes que estão no carro std, vai gastar muito menos dinheiro pra fazer o motor e fica zero do mesmo jeito.

Eu tive a mesma duvida quando fui fazer meu motor(forjar ou não), rodo com cilindro encamisado desde 2013 com 250cv e não tenho nada a reclamar fica perfeito
Leia meu topico abaixo que vai te ajudar bastante...
www.a3clube.com/topic/7209-passo-a-passo-da-retifica-do-meu-motor-relação-dos-gastos-pg3/
O foda que eu estou em um dilema, uns falando que a fumaça que está saindo é do pistão, cilindro cansado e outros falando que é a turbina..
Acabei de pegar o carro e fico nessa dúvida do que trocar ....

Mas beleza, já ajudou bastante na questão forjar ou não ....
Se eu for trocar vou comprar os originais mesmo, só preciso achar kkkkk , e como o Andre falou, vou usar a grana pra comprar fazer outros ups!

Vlw Magoo
(vou ler o seu tópico)
 

magoo

Membro
William 8L disse:
O foda que eu estou em um dilema, uns falando que a fumaça que está saindo é do pistão, cilindro cansado e outros falando que é a turbina..
Acabei de pegar o carro e fico nessa dúvida do que trocar ....

Mas beleza, já ajudou bastante na questão forjar ou não ....
Se eu for trocar vou comprar os originais mesmo, só preciso achar kkkkk , e como o Andre falou, vou usar a grana pra comprar fazer outros ups!

Vlw Magoo
(vou ler o seu tópico)
Apesar da sua quilometragem já ser um pouco alta em media cilindro começa a fumar dp dos 180, 200 mil km entao mais provavel que seja turbina se seu carro nao estiver com km voltado
pra saber o estado da sua turbina vc tem q levar em alguma oficina pra desmontar a mangueira q vai na boca da turbina pra ter acesso a elice do conjunto rotativo e balancar ela com o dedo pra ver se existe folga
outro indício pra saber se ela ta passando oleo é ver se seu intercooler tem mto oleo acumulado dentro dele e tambem ver se a valvula de alivio tambem tem oleo dentro dela
Em media o conjunto rotativo da turbina original roda 100 mil km antes de começar a fumar entao se o seu nunca tiver sido trocado bem provavel que vai ser isso, vai pagar uns 800 reais em um zero com 6 meses de garantia e qualquer mecanico faz a troca nao é nda complicado e a turbina fica zero de novo
 
magoo disse:
Apesar da sua quilometragem já ser um pouco alta em media cilindro começa a fumar dp dos 180, 200 mil km entao mais provavel que seja turbina se seu carro nao estiver com km voltado
pra saber o estado da sua turbina vc tem q levar em alguma oficina pra desmontar a mangueira q vai na boca da turbina pra ter acesso a elice do conjunto rotativo e balancar ela com o dedo pra ver se existe folga
outro indício pra saber se ela ta passando oleo é ver se seu intercooler tem mto oleo acumulado dentro dele e tambem ver se a valvula de alivio tambem tem oleo dentro dela
Em media o conjunto rotativo da turbina original roda 100 mil km antes de começar a fumar entao se o seu nunca tiver sido trocado bem provavel que vai ser isso, vai pagar uns 800 reais em um zero com 6 meses de garantia e qualquer mecanico faz a troca nao é nda complicado e a turbina fica zero de novo
Então , não consigo saber se o antigo dono voltou ou não a km ... mas enfim , vou trabalhar pra deixar o carro bom independente disso.

Beleza, vou ver isso certinho, essa mangueira chama Inlet né...
To pensando em já colocar o conj. da k04.
 

Tezotto

Membro
William 8L disse:
Então , não consigo saber se o antigo dono voltou ou não a km ... mas enfim , vou trabalhar pra deixar o carro bom independente disso.

Beleza, vou ver isso certinho, essa mangueira chama Inlet né...
To pensando em já colocar o conj. da k04.

Cara, estou em Indaiatuba e se quiser dar um pulo aqui vejo teu carro e te dou um palpite do que seja essa fumaça...
 

Tiagobel

Membro
Em vez de ficar "adivinhando" onde está o problema, um mecânico sério já teria usado ferramentas para diagnosticar o problema.
Um simples teste de compressão pode dizer se os pistões/anéis estão condenados.

Pistões forjados bons, custam no mínimo 50% mais caros que pistões originais para o 1.8 20v. Se não pretende passar dos 300cv um dia, monte com os originais mesmo.
 
Tezotto disse:
Cara, estou em Indaiatuba e se quiser dar um pulo aqui vejo teu carro e te dou um palpite do que seja essa fumaça...
Obrigado pela ajuda, mas fica um pouco fora eu ir até Indaiatuba para você me dar um palpite sobre o problema.
Lógico que seria muito válido para mim uma opinião de alguem que já tem conhecimento nessa parte, mas fica um pouco complicado.

Se vier para Campinas-Sp me avisa kkkk

Nois
 
Tiagobel disse:
Em vez de ficar "adivinhando" onde está o problema, um mecânico sério já teria usado ferramentas para diagnosticar o problema.
Um simples teste de compressão pode dizer se os pistões/anéis estão condenados.

Pistões forjados bons, custam no mínimo 50% mais caros que pistões originais para o 1.8 20v. Se não pretende passar dos 300cv um dia, monte com os originais mesmo.
Não estou tentando adivinhar onde está o problema, estou apenas coletando relatos/informações de pessoas como vocês que já tem esse carro a um bom tempo e que poderia me falar qual caminho eu deveria tomar.

Vlww
 
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