Perda freio - aqueceu?

Cfacioli

Membros VIP
Galera, esses dias depois de instalar o inlet resolvi dar umas puxadas para testar.

Qndo eu cheguei no local, eu já tinha exigido normalmente os freios, logo, deviam estar aquecidos mas dentro da normalidade.

Obs: Fluido atual = dot 3.

Depois de uma puxada booooa em 5a, eu dei uma boa freada para sentir como tava o comportamento do carro. Resultado: qndo estava a uns 100km/h ja nao tinha mais freio. Tava borrachudo, apertava e nao freava naaaaada.

Minha dúvida é a seguinte. O que fez acontecer isso foi a temperatura que o fluido alcançou ne (pois o mesmo deve ter entrado em ebulição, perdendo a capacidade de ser comprimido)? Se eu colocar o 5.1 já ajuda, certo?

Sei que pastilhas, discos e o resto ajuda, mas penso no caso relatado acima. Nesse caso, se eu tivesse um fluido mais resitente eu nao teria ficado sem freio ne?

Em tempo:

TIPO/COR ESPEC MINIMA SECO / UMIDO BOAS MARCAS SECO / UMIDO
DOT 3 (azul a verde) 205 ºC / 140 ºC 220 ºC / 150 ºC
DOT 4 (vermelho a âmbar) 230 ºC / 155 ºC 260 ºC / 170 ºC
DOT 5 (cristalino, de silicone) 260 ºC / 180 ºC 270 ºC / 190 ºC
DOT 5.1 (amarelo a cristalino) 260 ºC`/ 180 ºC 270 ºC / 190 ºC
 

Cfacioli

Membros VIP
Hummm eh, vou colocar mesmo. Mas o que eu queria saber é se o que geralmente causa essa perda de freio é o aquecimento do fluido (eu acho que é)

Pq se fosse pastilha e/ou disco, nao tinha ficado borrachudo...
 

marioaoliva

Moderador
Hummm eh, vou colocar mesmo. Mas o que eu queria saber é se o que geralmente causa essa perda de freio é o aquecimento do fluido (eu acho que é)

Pq se fosse pastilha e/ou disco, nao tinha ficado borrachudo...

Seu freio ficou borrachudo pq esquentou disco e pastilha... Quando o fuido aquece muito o pedal fica baixou, não responde... Acho que só de colocar o Fluido 5.1 não vai resolver...
 

MarceloA3T

Membro
Acredito que as duas coisas faz perder a eficiencia !! Aquecimento das pastilhas originais e aquecimento do fluido DOT 3 que deve perder a eficacia.

Se usar umas pastilhas EBC e fluido um DOT 5. 1 ja será mais dificil ter esse problema que relatou.

Uso apenas o fluido, pastilhas uso as originais pois está dificil achar uma de Ceramica que não faça barulho alto. Estou pesquisando por pastilhas boas...
 

Cfacioli

Membros VIP
Acredito que as duas coisas faz perder a eficiencia !! Aquecimento das pastilhas originais e aquecimento do fluido DOT 3 que deve perder a eficacia.

Se usar umas pastilhas EBC e fluido um DOT 5. 1 ja será mais dificil ter esse problema que relatou.

Uso apenas o fluido, pastilhas uso as originais pois está dificil achar uma de Ceramica que não faça barulho alto. Estou pesquisando por pastilhas boas...

Pois eh, to pensando em trocar só o fluido agora, até pq ainda tem muita pastilha pra gastar com o jogo que estou rodando.

O que me diz daquelas green na powerbrakes? Presta? E as red? Vc conhece?
 

MarceloA3T

Membro
Cfacioli disse:
Pois eh, to pensando em trocar só o fluido agora, até pq ainda tem muita pastilha pra gastar com o jogo que estou rodando.

O que me diz daquelas green na powerbrakes? Presta? E as red? Vc conhece?
Ja andei em um carro com Power brakes... não sei se eram as Red ou Green.

Melhora bastante a eficiencia da Frenagem. Falam em melhoraras de até 30%.

Mas em relação ao caso especifico que vc relatou sobre aquecimento após diversas frenagens ai a melhor saída seria usar umas de Ceramica EBC RED... para uso de rua.... são boas frias e boas quentes, mais com media resistencia a fadiga. A EBC Yellow. são excelentes quando quentes e muito resistente a Fadiga quando estão quentes. Elas melhoram a eficiencia depois de "quentes" e não fadigam tão facil como uma original. Melhor que está só as EBC Blue de uso para Pista !! Mais ai o complicado é que estas não freiam quando estão frias
 

Cfacioli

Membros VIP
Nao conheço essas EBC... São importadas ne?

Onde acho referencias sobre elas? Pesquisei aqui no google e nao achei muita coisa.

E para comprar, onde?

Valeu!
 

MarceloA3T

Membro
Nao conheço essas EBC... São importadas ne?

Onde acho referencias sobre elas? Pesquisei aqui no google e nao achei muita coisa.

E para comprar, onde?

Valeu!

Isso Mesmo Cfacioli... são importadas. Dificil encontrar alguem que venda no Brasil. No Brasil encontra pra motos.
EBC fabrica para Motos como Yamaha R1, Suzuki SRAD, Etc etc


Isso ae Andre... com freio não se brinca. Se ficar sem freio é merda na certa.
Ótimo setup os discos de 312 + EBC e Dot 5.1
 

Cfacioli

Membros VIP
Cuidado ai mano, ficar sem freio a 100km/h é fria. Tem sorte de estar aqui pedindo ajuda aos colegas, em outra situação poderia nem ter essa chance.

Enfim, freio não tem segredo. Você tem aquilo que você paga. Eu quero colocar a EBC Yellow que dá pra usar na rua igual o Marcelo falou e junto uns discos maiored de 312mm da ECS.
Ah, revise seu sistema por preucação, os flexiveis e conduites, fixação da pinça e tal. E coloque equipamento de qualidade condizente com o seu tipo de uso.

Com certeza! Mas o que eu fiz foi algo MUITO além do uso normal, por isso o relato.... e "ficar sem freio" a 100 km/h foi mais exagero por minha parte LOL o que aconteceu é que diminuiu MUITO a eficiencia, mas pararia sim.

Se vc for comprar essas EBC yellow, me avisa que vou querer também! Me mantenha informado se vc for comprar por gentileza!

Eqto isso vou trocar só o fluido, pq as patilhas e discos ainda estão bons... já revisei flexíveis, conexoes, cilindro mestre e hidrovacuo. Tudo 100%!

Abrasss
 
Eu andei no carro do Junin ontem. Observações:

1º teste - 100km/h pra 0km/h - OK
2º teste - 100km/h pra 0km/h - Não parou. Acho que a distância praticamente dobrou.

Agora, é um carro original chipado, e só! Confesso que achei muito estranho o freio ter acabado já na primeira puxada. Mas acho que falar em pastilha EBC já é exagero. Claro que colocar freios de corrida com 6 pistões melhora o desempenho, o mesmo só com a troca das pastilhas pelas EBC.

Mas essa é a única solução? N é d+?

Outra coisa, duvido que esteja com DOT3, acho que nem carro 1.0 usa DOT3 mais hoje em dia. E isso me preocupa pq realmente pode não ser só fluído. Concordo com o que o Mário falou, qdo o problema é fluído o pedal dá fim de curso na hora, fica parecendo embreagem. Já qse derrubei um muro com um GTS que eu tinha...

Mas e o tanto de post que eu li aqui falando que "o freios originais aguentam bem até com K04"?
 

marioaoliva

Moderador
Eu andei no carro do Junin ontem. Observações:

1º teste - 100km/h pra 0km/h - OK
2º teste - 100km/h pra 0km/h - Não parou. Acho que a distância praticamente dobrou.

Agora, é um carro original chipado, e só! Confesso que achei muito estranho o freio ter acabado já na primeira puxada. Mas acho que falar em pastilha EBC já é exagero. Claro que colocar freios de corrida com 6 pistões melhora o desempenho, o mesmo só com a troca das pastilhas pelas EBC.

Mas essa é a única solução? N é d+?

Outra coisa, duvido que esteja com DOT3, acho que nem carro 1.0 usa DOT3 mais hoje em dia. E isso me preocupa pq realmente pode não ser só fluído. Concordo com o que o Mário falou, qdo o problema é fluído o pedal dá fim de curso na hora, fica parecendo embreagem. Já qse derrubei um muro com um GTS que eu tinha...

Mas e o tanto de post que eu li aqui falando que "o freios originais aguentam bem até com K04"?

Isso deve ser freio vidrado... Troca de pastilhas e passe no disco(ou troca)...
 

Cfacioli

Membros VIP
Obs....

Nao foi beeeem de 100km/h-0 né freddy LOL

- O carro tá com rodas 17, nao sei se força mais o freio a aquecer já que tem mais área de contato com o solo, mais aderencia, logo, exige mais dos freios
- pastilha vitrificada eu descarto, pq elas estao gastando normal, nao tá chiando e só perde aderencia qndo quente

Vou tentar trocar o fluido na proxima semana e posto o que deu.
 
Carlao da uma olhada nas suas pastilhas elas devem ter vidrado, tbem acho que so vc colocar o oleo de freio nao vai resolver.
Qdo é oleo o freio vai a zero o pedal, se tem pressao no pedal e nao pára sao as pastilhas que vidraram ou seja vc exigiu dmais delas com elas quentes, pra ajudar vc meu carro é dot 3 e pára normal so que nao fico dando uma puxada atrás da outra tbem, pq assim vc exige mto delas mande dar uma olhada nelas.
 
Obs....

Nao foi beeeem de 100km/h-0 né freddy LOL

- O carro tá com rodas 17, nao sei se força mais o freio a aquecer já que tem mais área de contato com o solo, mais aderencia, logo, exige mais dos freios
- pastilha vitrificada eu descarto, pq elas estao gastando normal, nao tá chiando e só perde aderencia qndo quente

Vou tentar trocar o fluido na proxima semana e posto o que deu.

é, foi meio tipo 1000km/h - 0km/h na verdade né? :hehehe2: :hehehe2: :hehehe2:

e esse lance da pastilha ter ido pro saco aí, será q n pode ser? Lembra quando estávamos chegando lá em casa (na porta da Algar) e falei q o freio tava fazendo um barulho chato? Será q n tem relação?
 
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