Peças compartilhadas entre o A3 e outros veículos

Caros amigos, como sabemos é frequente encontrarmos peças idênticas para nossos carros vendidas em lojas diferentes por preços distintos, e só o que muda é o logotipo da montadora/fabricante que vem estampado na caixa. No balcão, porém, um motorista paga muito mais caro que o outro, numa variação de preços sem lógica aparente.

Hoje é comum carros de uma marca usarem peças idênticas às de modelos de outras montadoras. Também é corriqueiro compartilhar motores. Fornecedores e especificações são os mesmos, mas as despesas são bem diferentes.

O consumidor paga na peça pelo custo administrativo e pela estrutura da montadora, como o volume de vendas e a logística de distribuição. Além disso, também paga pela grife, o status que a marca dá. Preços de peças iguais podem variar de 10% a 100%.
No fim das contas, a sala de espera mais confortável que a da revenda da outra marca, o cafezinho mais gostoso e até o atendimento personalizado são cobrados no preço da peça de reposição. Assim como a embalagem mais sofisticada da peça e outros serviços diferenciados.

Dessa forma, é possível fazer uma boa economia na manutenção do veículo. Depois de confirmar que a peça é a mesma usada por um modelo de outra montadora (pelo número de especificação, por exemplo), é possível fazer uma cotação de preços em concessionárias de diferentes marcas.

— A diferença é absurda. Os valores das peças variam de 10% a 100% — :susto:

Recentemente comprovei mais uma vez esta discrepância, um amigo consertando um Audi A3 1.8T. Ao pesquisar os preços, optou por comprar várias peças em lojas Volkswagen, já que o Golf GTI compartilha vários componentes com o modelo da Audi. Assim foi possível comprar um esticador de correia auxiliar em uma loja Volks por R$ 368, enquanto a mesma peça na Audi custava R$ 622. Da mesma forma, a mesma correia dentada pode ser encontrada por R$ 173 em concessionárias da Volks e por R$ 209 na Audi. Detalhe: no caso destas marcas coirmãs, até as caixas são idênticas. Portanto quem souber informações sobre peças compartilhadas entre nossos argolas e outros veículos e quiserem postar neste tópico serão muito bem vindas. :legal:
 

paulinA3

Novato
recentemente troquei o sensor de temperatura por um do gol, se não me engano geração 3. ficou até melhor pois antes quando o carro esquentava o marcador ficava parado no 0 e qndo subia ia direto pra 90 graus, sem meio termo.
agora vai subindo aos poucos, ou descendo, qndo estou na estrada.
 

chedid

Administrador
sim, isso eu confirmei... mas o bom é ver se refil tem este número final f 00C 2G2 049. LEMBRANDO QUE ESTE É REFIL ORIGINAL DO 180 e achei igual ao do gol 1.0 turbo.. mas é bom comprar antes de comprar...
 
Se não me engano o resfriador de óleo da Kombi (nova geração) 1.6 é idêntico ao do A3. turbo ou aspirado marca Magneti Marelli...
 
A bobina de ignição do Gol/Parati - 16V - 2000 até 2005 GIII - Polo 16V 2002 até 2005-Fox 1.0/1.6 -2003 até 2005 - tb é a mesma do A3. BIO0017MM
 

RaFa360x

Membro
GustavoRibeiro disse:
Se não me engano o resfriador de óleo da Kombi (nova geração) 1.6 é idêntico ao do A3. turbo ou aspirado marca Magneti Marelli...
eu tinha um Golf 1.6SR, e estourou o radiador de oleo, misturou oleo com agua..

dai meu pai foi comprar pra mim, era o mesmo radiador de um caminhao da VW, nao sei exatamente..
 
Topo