passo a passo retirada cambio 01m

Iae galera blz!

Já dou uma mexida em carros faz um tempo, mas não mexo com caixa de marcha. Alguém poderia dar uma luz para a retirada da caixa 01m se vou encontrar muitas dificuldades ou se é tranquilo e para colocar a manual se fica muito complicado ou é plug and play?
Se alguém conseguir dar uma luz vai ajudar bastante.

Audi a3 2006
1.8T 180Cv
Teto solar
Rodas 19

Cara, eu troquei a minha em casa, e vou te falar... É um trabalho muito chato. Já tirei e coloquei vários motores e cambios, de mondeo, passat, monza, fusca, focus, corsa, mas trocar a caixa do A3 me consumiu 4 dias das 10:00 as 17:00.

O meu é um tiptronic, mas acredito não ter muita diferença pra 01m.

Você vai precisar de um jogo de chaves multidentadas, da 12mm até a 17mm se não me engano. Eu comprei essas aqui

http://www.lojadomecanico.com.br/produto/17609/1/79/153/Jogo-de-Chaves-para-Parafusos-de-Cabecote-de-Motores?utm_source=googleshopping&utm_campaign=xmlshopping&utm_medium=cpc&gclid=CjwKCAjw3rfOBRBJEiwAam-GsNR4ghe0XRqdDX4leo-3UyjyaDn-rY78vxoPVXGvQs2geeJWKeigrhoCPrQQAvD_BwE

Neste kit não vem a 15mm e vc vai precisar dela, que é essa http://www.lojadomecanico.com.br/produto/71325/2/138/chave-multidentada-tipo-l-curta---m-10-----kingtony-114610-kingtony-114610

E eu ja tinha este kit http://www.lojadomecanico.com.br/produto/64166/2/117/153/Jogo-de-Pontas-com-40-Pecas-e-Maleta?utm_source=googleshopping&utm_campaign=xmlshopping&utm_medium=cpc&gclid=CjwKCAjw3rfOBRBJEiwAam-GsHs8TMbHkioDsFBc2cUYT6MD7lAFWxW0TE1JPtJS8eModGLbd6fsvxoCrYoQAvD_BwE, mas se vc nao tiver, vai precisar.

Fora isso, vai precisar de um macaco grande, suporte pro motor, alguém pra te ajudar(não dá pra colocar o cambio no lugar sozinho), alicate para abraçadeiras de mangueira dágua, alicates de pressão ajudam muito, chaves fixas, uma multidentada femea de 32mm se não me engano (pra tirar a porca do eixo)

Eu descobri durante o processo que o jeito mais fácil de fazer é desmontar tudo o que tem na frente e que vai te atrapalhar, especialmente se não fizer no elevador.

Comece pelo parachoque, painel, radiador, tubulação da direção hidráulica, depois bateria, suportes, mangueiras do radiador, cavaletes de água e tudo o que tiver ali em cima do cambio. É melhor desmontar e tirar fora com cuidado do que se arriscar a quebrar/rasgar/puxar um fio/cano/mangueira do lugar sem querer.

Depois, solte a porca da ponta dos eixos e os parafusos das tulipas do cambio e tire os dois semi eixos do lugar. Pra tirar mais fácil, você pode soltar apenas os parafusos frontais da bandeja e puxar as mangas pra fora. É melhor tirar a tulipa do cambio pra ter mais espaço pra manobrar quando for tirar a caixa por baixo.

Também fica mais fácil de tirar e colocar se você tirar o agregado fora. É muito mais fácil tirar e colocar do que ficar manobrando o cambio com ele no lugar.

Pra tirar o agregado, primeiro, tire a porca que prende a bomba auxiliar de freio ao parafuso da caixa de direção. Depois, tire os dois parafusos 13mm que prendem a caixa de direção ao agregado. Depois, solte / tire as bandejas e os quatro parafusos de 22mm que prendem o agregado ao carro e desça com cuidado

No tiptronic tem uma proteção acima da tulipa do lado direito, que são três parafusos allen de 10mm. Se tiver no 01M também, tire ela antes de tirar o cambio. A minha bateu e entortou porque eu fui preguiçoso, e ainda bem que o cambio que comprei veio com ela.

O acesso aos parafusos é muito ruim, e pelo menos em um deles precisei adaptar uma chave pra tirar, porque não achei no mercado uma multidentada de soquete curto de 17mm, então, comprei uma longa e cortei.

Se não for tirar o motor, use um suporte pra mantê-lo na posição correta e cuidado pra não estragar o coxim do lado direito.

Dá pra fazer sem desmontar a frente. Vi o mexanico tirar a caixa na minha frente sem desmontar o radiador, mas foi no elevador e ele passou o dia todo pra tirar. Eu não acho que compensa o trabalho, e alem do mais, desmontando tudo vc vai ver a condição de outras peças, especialmente das mangueiras do radiador.

Mas vou te dizer uma coisa: Eu só fiz isso eu mesmo porque não confio em outra pessoa pra mexer nesse carro. Ao todo, gastei uns 600 reais em ferramentas que não tinha. Pra tirar e colocar, me pediram 1800 reais. Os 1200 que economizei não pagam o trabalho, mas pagam a certeza de que fiz tudo certo.

Eu, particularmente, não aconselho fazer isso em casa se você nunca mexeu nisso ou não tem as ferramentas adequadas, porque dá muito, muito trabalho, especialmente pra encaixar a caixa no lugar.

Boa noite amigos eu tenho um Audi 150cv câmbio 01M e tenho um outro que peguei para montar esse próprio porém não sei se a caixa manual do audi 1.6 sr cabe no audi 1.8 turbo, alguém sabe me dizer isso?