Parafuso espanado

Olá pessoal tudo bom?

Tive um problema com o carro, por causa da correia dentada, o carro está com 82 mil kilometros e eu tinha trocado ela com um mecanico aos 60 mil kilometros e essa oficina fechou e me deixou na mão... o rapaz trocou e a correia dentada simplismente desfiou em 20 mil kilometros rodados.

Estou de ferias e resolvi eu mesmo trocar na garagem para passar o tempo e porque gosto de mexer com essas coisas, desmontei a frente toda, tirei todas correias, e nos ultimos 3 parafusos, eles me atrapalharam.

Acontece que o rapaz que trocou a correia, espanou 3 parafusos e ainda apertou eles muito, 1 eu consegui tirar mais os outros quando voce poe a chave e vira para apertar ele até que da aperto mais no sentido de desparafusar a chave gira em falso, escapa pq o parafuso está quase redondo, e claro eu tentando tirar acabei espanando um pouco mais...

Alguem sabe o que posso fazer? Pode ajudar? Tem a ferramenta para essa situação?

Segue fotos:

roxo

Moderador
Meu caro,

Ai agora ferrou ..... primeiro tente arrumar 3 parafusos desses novos no mais me informa mais dados desse motor ... posso separar aqui os procediments by Elsawin e te mandar ....

Agora pra tirar esses danados ai eu tentava colar um prisioneiro de metal e sacar um a um com jeitinho ....

Micuim

Membro
Rapaz, tem algumas saídas, mas todas bem toscas:

1. Desgastar a cabeça dos parafusos, tornando-as quadradas para encaixar uma chave de boca de menor polegada; para desgastar, você poderia utilizar uma groza ou lima; ou

2. Soldar uma porca sobre a cabeça do parafuso e desenroscar depois; ou

3. Pegar uma talhadeira fina, apoiá-la na borda da cabeça do parafuso e ir batendo com o martelo no sentido anti-horário (desenroscando).

Em todos os casos, todo cuidado prá não quebrar a rosca do parafuso dentro da polia, pois aí o trabalho vai ser complicado...

Não sei com que chave tentou tirar os parafusos, mas aqueles estojos (cachimbos) com catraca costumam ser melhores do que chaves de estria que, por sua vez, são melhores que as de boca...

lexupdate

Membro
Micuim disse:
Rapaz, tem algumas saídas, mas todas bem toscas:

1. Desgastar a cabeça dos parafusos, tornando-as quadradas para encaixar uma chave de boca de menor polegada; para desgastar, você poderia utilizar uma groza ou lima; ou
2. Soldar uma porca sobre a cabeça do parafuso e desenroscar depois; ou
3. Pegar uma talhadeira fina, apoiá-la na borda da cabeça do parafuso e ir batendo com o martelo no sentido anti-horário (desenroscando).
Em todos os casos, todo cuidado prá não quebrar a rosca do parafuso dentro da polia, pois aí o trabalho vai ser complicado...
Não sei com que chave tentou tirar os parafusos, mas aqueles estojos (cachimbos) com catraca costumam ser melhores do que chaves de estria que, por sua vez, são melhores que as de boca...

Gostei da alternativa 2 do micuim, eu iria nessa.
Caso não funcione, tem ainda mais uma alternativa, que também é tosca, mas é utilizada na mecânica: Vc deve utilizar uma furadeira e ir alargando o furo no parafuso até gastar ele completamente. Depois deve refazer a rosca e assim pode utilizar um parafuso maior.
abraço!

amigo tira pelo parafuso do meio ai vai sair as duas polias dai vc leva em qualquer retifica e pede pra tirar os 3 parafusos e ja verificar as roscas acho que pra quem não tem maquina de solda é o caminho mais facil...