Opnião...meu A3 tá fumando?

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Novato
Olá amigos, sou novo aqui e também um novo proprietário de um argolas 1.8 aspirado 2001.
A minha dúvida é, vocês como conhecedores poderam dizer se meu carro está fulmando ou não.
Filmei o escapamento enquanto eu acelerava, por favor deem seus pareceres...
Obrigado

http://youtu.be/rQEWVMBHGiU
 
Aparentemente não... Pelo menos no vídeo a fumaça não parece azulada, mas sim branca... Fumaça branca é comum e é fruto da condensação de resíduos no escapamento... É bastante comum logo pela manhã, principalmente em climas frios
 

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Novato
victorarrabal disse:
Aparentemente não... Pelo menos no vídeo a fumaça não parece azulada, mas sim branca... Fumaça branca é comum e é fruto da condensação de resíduos no escapamento... É bastante comum logo pela manhã, principalmente em climas frios
victorarrabal, vc me tirou um peso da consciência...rsrsrs
também achei que não é fumaça de origem de queima de óleo, mas levo muito em consideração a opnião de vcs que já tem um audi, e sabem bem o que tem.
estou adorando o carro, um dos melhores que já tive...
abraço e obrigado pela a sua resposta
 

ALBERTOLIMA

Membro
Qual óleo voce esta usando e qual gasolina o antigo dono costumava abastecer, voce tem ideia?
Essa fumaçinha nao foi aquela branca branca, ta poca coisa escura, eu tirava as velas pra ver o estado que elas estão!!
É um belo carro com certeza amigo voce vai adorar, quantos km ta o seu? e verifique se nao ta baixando oleo
 

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Novato
ALBERTOLIMA disse:
Qual óleo voce esta usando e qual gasolina o antigo dono costumava abastecer, voce tem ideia?
Essa fumaçinha nao foi aquela branca branca, ta poca coisa escura, eu tirava as velas pra ver o estado que elas estão!!
É um belo carro com certeza amigo voce vai adorar, quantos km ta o seu? e verifique se nao ta baixando oleo
Tá com o óleo 10w 40, a gasolina antiga não sei, estou usando gasolina comum da shell
hoje troquei o oleo e o filtro.
hoje conversando com um amigo sobre o assunto, lembrei de um ocorrido, estou com o carro a 15 dias, dois dias depois que eu o peguei viajei, andei uns 200 km, quando estava quase chegando em casa na rodovia, o carro ficou acelerado e saindo muita fumaça branca...
para encurtar a historia, o mecanico achou um pedaço de plastico na borboleta, o mecanico disse que o carro está um pouco carbonizado e o antigo dono ou mecanico, sei lá, colocou um plastico no cano do respiro do oleo para a tbi.
o mecanico me disse que como a peneira do cabeçote que fica no respiro está enchendo de oleo e estava indo para o coletor de admissão, para amenizar, até descarbonizar o motor, coloquei um filtro esportivo no respiro do motor e tampei o cano que vai até o coletor.
pode ser que está fumaça seja o oleo que ficou no catalizador e nos dois silenciadores.
o carro está com 170.000 km
 

ALBERTOLIMA

Membro
Exato eu ja ia falar que seriam as guias de valvulas, realmente devia ser o respiro que tava indo oleo pra admissao,
e ia lhe falar tbm que deve tar carbozinado sim, seria bom mandar descarbonizar e trocar as velas deles que devem bem ruins viu
Talvez esteja sim com oleo no catalizador, tente levantar o carro e remover a sonda lambda que fica antes do catalisador, primeiro tire o plugue dentro da caixinha e depois vai desenroscando a sonda lambda cuidado pra nao machucar muito o fio, e verifique o estado da sonda lambda na cabeça dela se tiver muito encrostada, da uma raspada nela, ai sim o catalizador deve tar meio danificado ja.
O meu catalizador tava fazendo muito barulho, soltou a colmeia e tava fazendo consumir bastante, mandei arrancar a colmeia de dentro e soldar um cano dentro do catalizador e por de novo no lugar, ficou joia e nem tao barulhento, so vou comprar um catalizador novamente, quando tal do Controlar voltar em SP.
Abraço
 

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Novato
ALBERTOLIMA disse:
Exato eu ja ia falar que seriam as guias de valvulas, realmente devia ser o respiro que tava indo oleo pra admissao,
e ia lhe falar tbm que deve tar carbozinado sim, seria bom mandar descarbonizar e trocar as velas deles que devem bem ruins viu
Talvez esteja sim com oleo no catalizador, tente levantar o carro e remover a sonda lambda que fica antes do catalisador, primeiro tire o plugue dentro da caixinha e depois vai desenroscando a sonda lambda cuidado pra nao machucar muito o fio, e verifique o estado da sonda lambda na cabeça dela se tiver muito encrostada, da uma raspada nela, ai sim o catalizador deve tar meio danificado ja.
O meu catalizador tava fazendo muito barulho, soltou a colmeia e tava fazendo consumir bastante, mandei arrancar a colmeia de dentro e soldar um cano dentro do catalizador e por de novo no lugar, ficou joia e nem tao barulhento, so vou comprar um catalizador novamente, quando tal do Controlar voltar em SP.
Abraço
as velas eu olhei depois que ter quase morrido do coração quando vi na pista sair tanta fumaça...parecia nevoeiro...
as velas estavam com bastante oleo as limpei com car 80, e estava boas.
vou dar uma olhada sim na sonda lambda, o meu catalizador não esta fazendo barulho, eu achei um pequeno furo no ultimo abafador, não sei se troco ou no lugar dele coloco um cano direto.
vou aguardar um tempo até sair o oleo do catalizador e dos abafadores...ai sim vou verificar novamente se está ou não saindo fumaça, e verificar sempre a quantidade de oleo no motor....isso sempre fiz com os outros carros que eu tive.
abraço
 
Amigo,

A princípio no vídeo não parece estar queimando e sim apenas um pouco de carbonizção da camara de combustão. Porém, como vc narrou que o carro ficou acelerado e saindo muita fumaça branca, não é um bom sinal.
O plástico no cano do respiro do oleo para a tbi, geralmente é colocado evitando assim que passe óleo para o corpo de borboleta. Este cano de respiro serve para os "vapores" de óleo do carter serem queimados, portanto se está passando óleo por este respiro, significa que existe compressão no carter, ou seja, já existe algum desgaste de aneis de vedação dos pistões permitindo que passe compressão da câmara de combustão para dentro do carter.
Se tapar este respiro a compressão irá descarregar em algum lugar: nos retentores e juntas do carter podendo inclusive faltar lubrificação em alguns pontos do motor.
Pode ser também como seu mecanico indicou, que a peneira do cabeçote que fica no respiro está enchendo de oleo e estava indo para o coletor de admissão. Deverá então ser feita limpeza ou substituição.
Carbonização da câmara é formação de espécie de carvão que se forma devido a diversas questões, mistura rica demais, carro andando muito em transito urbano em marcha lenta etc.
Se junto a esta fumaça o escapamento está ficando molhado "resido de óleo" e baixando o nível, com certeza seu motor já está apresentando desgaste.

Abrçs OOOO
 
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