Opinião sobre troca do 150cv pelo 180cv

merotti

Membro
Bom galera, tenho um A3T 150cv com câmbio automático, o carro é ano 2003 e ele é muito novo/conservado, encontra-se com 71.000km e os antigos donos eram muito cuidadosos. O carro é só alegria, o único "defeito" é não ter teto solar. Estava querendo trocar num A3T 180cv, mas tenho algumas dúvidas, aqui estão elas:

1) Existe diferença de consumo de combustível? (o meu faz 8,0km/L na cidade com ar ligado)
2) O tiptronic seria uma boa compra, ou o câmbio manual é melhor?
3) Dá pra sentir a diferença na hora que pisa no acelerador? É notável ou nem tanto?
4) Todos os 180 tem o lavador de farol, e rodas 16?

Se alguém puder me ajudar, ficaria grato :)

MarceloA3T

Membro
O consumo de um 180 as vezes é até menor que o 150. O 180 tem muita tecnologia visando economia de combustivel. Tem acelerador eletronico, a valvula n249, coletor smalport, tudo isso faz o carro ficar mais economico.

1) Um Tiptronic vai fazer mais ou menos essa média ai (8km/l) andando na cidade, mais tudo depende muito de como vc vai andar e onde vai andar. Ex trechos com muita subida, muito transito, etc
O meu 180 cambio manual faz média de 9 km/l na cidade e 13 na estrada andando devagar.

2) O Tip só seria uma boa compra se for bem baixa a KM e se tiverem sido feitas as devidas manutenções (Troca de oleo do cambio). Se nao o melhor para nao ter dor de cabeça é cambio Manual

3) A diferença é boa. Da pra perceber !! Pra vc ter uma base o 1.8 aspirado tem 125 cv e o 150cv turbo se forem comparados tem uma boa diferença de força e pegada certo ?? E são 25cv de diferença !!
Então do 150cv para o 180 cv a diferença é maior ainda pois são 30cv a mais !!

4) Todos os 180cv tem as rodas aro 16, até 2003 é a roda de 5 raios.
De 2004 até 2006 é aquela outra roda diferente de 6 raios.
O lavador de farol só vem quando o carro tem Xenon Original.
Os opcionais para o 180cv acredito ser, o Teto Solar, Xenon e Cruise Control (Piloto automatico).

Ta ai a minha opniao. Espero ter ajudado.
Se tiver alguma outra duvida é só perguntar.
Abraço

merotti

Membro
MarceloA3T disse:
O consumo de um 180 as vezes é até menor que o 150. O 180 tem muita tecnologia visando economia de combustivel. Tem acelerador eletronico, a valvula n249, coletor smalport, tudo isso faz o carro ficar mais economico.

1) Um Tiptronic vai fazer mais ou menos essa média ai (8km/l) andando na cidade, mais tudo depende muito de como vc vai andar e onde vai andar. Ex trechos com muita subida, muito transito, etc
O meu 180 cambio manual faz média de 9 km/l na cidade e 13 na estrada andando devagar.

2) O Tip só seria uma boa compra se for bem baixa a KM e se tiverem sido feitas as devidas manutenções (Troca de oleo do cambio). Se nao o melhor para nao ter dor de cabeça é cambio Manual

3) A diferença é boa. Da pra perceber !! Pra vc ter uma base o 1.8 aspirado tem 125 cv e o 150cv turbo se forem comparados tem uma boa diferença de força e pegada certo ?? E são 25cv de diferença !!
Então do 150cv para o 180 cv a diferença é maior ainda pois são 30cv a mais !!

4) Todos os 180cv tem as rodas aro 16, até 2003 é a roda de 5 raios.
De 2004 até 2006 é aquela outra roda diferente de 6 raios.

Ta ai a minha opniao. Espero ter ajudado.
Se tiver alguma outra duvida é só perguntar.
Abraço

Muito obrigado pelos esclarecimentos. A questão do câmbio é complicada mesmo, pois gosto muito do conforto que o câmbio automático traz, mas em contrapartida a esportividade fica meio de lado. Em tese, o tiptronic cumpre ambos os papéis, tanto priorizando o conforto, como também a esportividade. O que me deixa com o pé atrás com o tiptronic é justamente a manutenção e os problemas, devido provavelmente à mau uso e manutenção de antigos proprietários.

della

Membro
Eu cogito a possibilidade dessa troca, tenho um 150 auto tb, o carro cumpre seu papel com maestria, cambio auto foi minha opção pois o carro é de uso diário no trânsito de SP. Sobre a esportividade, resgatei um pouco dela com um remap, hoje o carro está com estimados 195CV mas ainda é muito aquém de um cambio manual.

Os carros se assemelham bastante no quesito consumo, com ligeira vantagem para o 180 como bem explicou o Marcelo.

No meu caso seria um 180 manual para maximizar a esportividade, TIP não dá... A idéia é boa, mas o custo de manutenção de um cambio TIP é muito alto e assim como o cambio auto comum, a potência fica limitada... então UP de turbo e etc fica fora de cogitação.

merotti

Membro
O automático é gostoso no trânsito mais pesado, mas quando você quer esportividade ele não entrega tudo do carro. Ás vezes acho que me divertiria muito mais com um câmbio manual, pra fazer reduções de marchas, arrancadas etc.

della

Membro
O meu está com aproximados 200CV há cerca de uma ano e o cambio continua perfeito, já disse e repito, foi o melhor UP que eu fiz no carro, as vezes ainda penso em meter uma K04 e chegar nos 240CV, pra mim o cambio ainda aguenta essa potência, o 01M é bem mais robusto do que o o TIP.

jefersong

Membro
Eu penso em chipar o meu e colocar um inlet um filtro k&n inbox e fazer um escape maior.Eu acho que já dever vim uns 220 cvs. Oque acham?

paulobeto

Membro
jefersong disse:
Eu penso em chipar o meu e colocar um inlet um filtro k&n inbox e fazer um escape maior.Eu acho que já dever vim uns 220 cvs. Oque acham?

com tudo isso creio que vc atinja uns 210CV no máx pois a K03 é muito restritiva ..mas 210CV da uma pegada muito boa pois enche rápido e cedo.

Só o chip em média puxa entre 185 e 195CVna melhor das melhores situações. Ai vai filtro , escape e inlet.. mais uns 15CV. Mais que isso é lenda de oficina

O carro do Della com quase 200CV ficou outro. Muito arisco. Falo isso porque eu já pilotei o carro dele.

merotti

Membro
Penso em chipar também mas eu gosto do carro original ("$$$$") tosse tosse
e por enquanto vai ficar sem chip mesmo kkkkkkkk

simpa

Novato
Bom, vou dar minha opnião, cambio automático, é bom enquanto tá redondo, pois quando da defeito é "brabo" pois para dar o devido concerto, vai mais de 4mil, é grana hein.....
Eu não tive sorte com aut, não devido o cambio ser ruim, mas sim por ser de péssima procedência, pois quando adquiri o meu 150cv automático em menos de 30 dias ele deu pau ano cambio (coroa e pinhão) aí cai na oficia, que diga-se de passagem não era de minha escolha e o cambio foi feito. Depois disso rodei quase 2 anos com o veiculo, sendo uns 25 mil km e dia 10 agora, o cambio parou novamente! Ainda não levei o veiculo para orçar, pois me falta animo e muito $$$$$$.
Sendo assim, cambio aut só se for de procedência confirmada, que aqui no clube tem um monte, Mano Della é um exemplo, ou vamos de manual mesmo.

Valew!

merotti

Membro
O câmbio é a parte do carro que eu tenho mais cuidado ao usar. Odeio quando meu pai usa o carro porque ele é muito bruto com o câmbio do carro, ele joga do D para o P com tudo e eu sou bastante cuidadoso, quando eu estaciono, eu primeiro coloco o câmbio no N, puxo o freio de mão (para aliviar a pressão do cãmbio) e finalmente coloco no P. Aí ao dar partida no carro da próxima vez, quando for tirar do P e por no D ele não dará soco.

Thomas

Administrator
merotti disse:
O câmbio é a parte do carro que eu tenho mais cuidado ao usar. Odeio quando meu pai usa o carro porque ele é muito bruto com o câmbio do carro, ele joga do D para o P com tudo e eu sou bastante cuidadoso, quando eu estaciono, eu primeiro coloco o câmbio no N, puxo o freio de mão (para aliviar a pressão do cãmbio) e finalmente coloco no P. Aí ao dar partida no carro da próxima vez, quando for tirar do P e por no D ele não dará soco.

Exatamente isso, esse é um dos principais cuidados que ninguém faz nos cambios autos!!

No encontro em Ribeirão, estivemos com um colega que trabalhou durante 20 anos na Eurobike, e ele disse justamente isso....
Até deu um "puxão de orelha" em um dos colegas que estacionou o carro e não fez isso.. kkk