Olhando um S3 8P - Dicas?

Barcellos

Novato
Boa noite, confrades. Me registrei há poucas horas e gastei esse tempo conhecendo melhor o fórum. Eu já acessava, é verdade, mas nunca com o objetivo de conhecer a fundo.

Participo de muitos outros fóruns e clubes automotivos e sei como é bom. Dúvidas são esclarecidas, informações compartilhadas, e, principalmente, amizades são formadas. Percebi que aqui a galera é bem bacana e no geral os comentários são de alto nível.

Pesquisei bastante por tópicos como este. Achei três sobre a geração 8P, mas todos referentes à variante A3. Como o S3 tem outra transmissão, outro motor (se consideramos os MY a partir de 2010) e possivelmente outra caixa, penso que caiba a criação deste tópico.

Numa dada faixa orçamentária, pensei muito no que comprar e cheguei no S3 8P. Ainda estou procurando o modelo perfeito (preferencialmente Amarelo Ímola com menos de 30.000 km, mas tá difícil...) e em nome disso vim pedir a ajuda de vocês.

Quando for visitar algum potencial candidato a compra, em que devo me atentar (além do básico para todo carro usado)? Algum defeito/problema crônico ou recorrente específico?

Quanto a custos... Já me inteirei do preço do seguro, que é bastante individual, mas o que podem me dizer de manutenção? Qual o espaço de tempo/quilometragem e preço das revisões?

No mais, é isso mesmo. Grande abraço e desde já obrigado pela ajuda.
 

mfractal

Stage II ECU + DSG Remap
Bom dia @[member="Barcellos"] e seja muito bem vindo!

Alguns pontos.

Tem 2 ou 3 tópicos e garagens de s3 8p sim, da uma pesquisada.

O s3 não mudou a geração do motor em 2010 de EA113 para EA888 igual os a3 e permaneceu com esse motor até o fim.
Por isso, os pontos problemáticos dele são os mesmos dos a3 sportback entre 2007 e 2009.
1. Bomba de combustível (HPFP) que costuma a dar problemas de pressão de combustível.
2. Ainda na bomba de combustível, o tucho que fica em cima dela (Cam follower) fura e joga pedaços dentro do cam, se o carro anda mais de 20 - 30 mil e bom verificar ele ainda mais se o carro for preparado.
3. Vazamentos na válvula de recirculacao (pcv)
4. Sobre o câmbio, e boa pergunta. Salvo engano e exatamente o mesmo câmbio dos a3 sim. Seria bom se alguém com s3 me mandasse o chassi para eu confirmar aqui se tem variação no Part number entre os câmbios.

O melhor jeito de confirmar esses pontos problemáticos e simplesmente passar scanner no carro e postar os erros que irão aparecer aqui para agente analisar!

Um abraço!

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guiguigui

Membro
O @[member="mfractal"] falou tudo! Incluiria também desgaste do câmbio e óleo do câmbio, pelo maior torque e potência, ainda mais se preparado. Mas isso se aplica se o câmbio for o mesmo do A3.

Outra coisa, você tem que pensar também no valor pós-compra, para manutenção. Tem que ter certeza que vai conseguir cuidar do carro como ele deve (isso te levará MUITO $$).

Se não for para manter bem, melhor nem comprar. Como dizem "comprar audi é fácil, difícil é manter".
 

Barcellos

Novato
Boa tarde, @[member="mfractal"]. Em primeiro lugar, obrigado pela recepção e solicitude.

Reli minha postagem e creio que tenha me expressado mal em alguns aspectos... O primeiro deles é quanto ao tipo de tópico que procurei. Não tinha olhado nada no subfórum Garagem, somente procurei por tópicos de dicas de compra.

Quanto ao motor, eu não quis dizer que o S3 usa o EA888 a partir do MY10 e sim que a partir desse MY, A3 e S3 usam motores diferentes (aí sim, A3 com o EA888 e S3 com E113). De qualquer maneira, mea culpa.

Sobre os problemas recorrentes, muito obrigado. Tendo em vista que a melhor forma de identificá-los é passando o scanner, eu deveria levar o carro em uma concessionária Audi, correto?

Mais uma vez obrigado, outro abraço.
 

Barcellos

Novato
Boa tarde, @[member="guiguigui"]. Esqueci de mencionar, mas estou fugindo dos preparados (ando evitando até os que estão somente chipados). Pode ser besteira, eu sei, mas antes prevenir que remediar. Como aferir desgaste do câmbio? Qual o intervalo de troca de óleo desse?

Quanto ao pós compra, pode ficar tranquilo. Sou chato a ponto de fazer tudo em concessionária (ainda que não seja esse o melhor lugar em todas as ocasiões). Andei olhando algumas 335i, que também não têm manutenção barata. Estou preparado para um certo nível de gastos. Olhei seguro e para mim está ok. Estou de acordo com o preço de pneus, pastilhas e "fluidos vitais". Consumo é de pé. O meu é um pouco pesado, não ligo de arcar com isso. Resta saber ao final o preço e intervalo das revisões...

Um abraço e obrigado pela contribuição.
 

guiguigui

Membro
Óleo do câmbio pelo manual são 3 anos ou 60 mil km. Eu troquei o óleo do câmbio do meu s3 (preparado) com 3 anos mas com 35 mil km e óleo estava horrível, muito preto, bem ruim.

O mecânico me disse que já trocou óleo do câmbio com 5 anos, outros 80 mil km e o óleo estava novinho, nem perto do meu. Se o carro é chipado mas não usado em condições severas, não deve mudar muito para um normal.

Então depende das condições de uso (severo ou não) enfim, NÃO é uma coisa exata, sempre tem que monitorar.

O scanner, salvo quando a coisa estiver feia ou já ter dado o problema, não mostra "problemas" de desgaste do câmbio. O único jeito de ver isso é vendo se o câmbio arranha, dá trancos e solavancos, bem como como está o óleo do câmbio (claro/dourado ou escuro).

Scanner não necessariamente precisa ser em concessionárias. Oficinas especializadas em importados também têm. Ou você pode comprar o cabo + programa e passar com seu notebook em casa mesmo (eu faço isso).

Troca de óleo e filtro são a cada 7.500 km ou 06 meses, revisões são a cada 10 mil km.
 

della

Membro
Um indicador de desgaste das embreagens é trepidação ao sair da inércia, o teste é muito simples:
Com a alavanca do cambio em "D" em um piso bem liso e plano (garagens de prédio ou shopping são perfeitas) solte o freio sem acelerar e deixe o carro se movimentar sozinho, isso deve acontecer de maneira suave sem qualquer tipo de vibração. Vibração indica desgaste de embreagens.
 
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