Oleo Motor / DH / Câmbio e outro fluídos...

DiogoTobias

Novato
Senhores.

Acho que seria legal um tópico que contenha as informaçoes dos oleos e fluidos que são utilizados no A3 8L, assim como a quantidade, similar, etc...

Temos tópicos diversos sobre o mesmo assunto, acho que esse facilitaria bastante para quem esta em busca de informações.

Caso já tenha algum tópico assim por favor me mandem o link pois não achei um unico.

Peço por gentileza que ajudem no que for possivel, como informaçoes de proporçao, quantidade, durabilidade, etc...

Começando.

Óleo do Motor

Original: Pentosin 5w40 / 10w40
Quantidade: 4,5L

Similares:
Castrol Magnatec 5w40 / 10w40
Elaion F50 5w40
Motul 8100 X-cess 5w40

Óleo Direção Hidraulica

Original: Pentosin CHF11S
Quantidade: 700ml a 900ml

Similares: Pentosin CHF 202

Aditivo Radiador

Original: Pentosin Antifreeze Plus
Quantidade: 2L de Aditivo e restante de Agua (3L)

correção: @[member='jsteam']

Similares:
Motul Inugel Optimal

Fluído de Freio

Original: Pentosin Fluido Freio Audi DOT 4 Classe 6
Quantidade: 1 L

Similares:

Óleo Câmbio Automático

Cambio Automático ZF 4marchas (sem tiptronic)
Original: Pentosin ATF-1 (VW TL 521-62)
Quantidade: 5,3L
@djleob

Similares: --

Óleo Câmbio Manual

Original: Pentosin SAE 75W-80 - API GL-5
Quantidade: ??

Similares: --

Caso alguma informação estiver errada, favor avisar .

djleob

Membro
Há mais de 1 versão de câmbio automático
Deixo aqui 1 delas.

Cambio Automático ZF 4marchas (sem tiptronic)

Óleo: Pentosin ATF-1 (VW TL 521-62)
Quantidade: 5,3L

Reinaldo.a3

Membro
Ja tem outros post antigo com todas essas info....mas acho valido esse repost porque essas duvidas sao recorrentes demais.

Aproveito tb pra deixa um link da fabrica com oleos vs. codigos volks ( exemplo : vw500 01, vw500 02 e etc).

http://www.vw.com.br/pt/servicos/servicos_e_manutencao0/oleos_e_fluidos.html

Nesse link vc acha ate mesmo o tipo de lubrificante CORRETO pra macanetas !! vale a pena dar uma olhada.

abcs a todos!
Reinaldo

DiogoTobias

Novato
ReinaldoDiasA3 disse:
Ja tem outros post antigo com todas essas info....mas acho valido esse repost porque essas duvidas sao recorrentes demais.

Aproveito tb pra deixa um link da fabrica com oleos vs. codigos volks ( exemplo : vw500 01, vw500 02 e etc).

http://www.vw.com.br/pt/servicos/servicos_e_manutencao0/oleos_e_fluidos.html

Nesse link vc acha ate mesmo o tipo de lubrificante CORRETO pra macanetas !! vale a pena dar uma olhada.

abcs a todos!
Reinaldo
Então eu vi o topico, mas já esta com mais de 20 paginas e varias informaçoes misturadas.

Criei esse pra deixar mais claro e mais facil para consulta.

Abraço e valeu pelo link

A3 8L fluido freio sangrado sao 1,5L! Acredito que a info em relacao ao g13 (liquido arrefecimento esta errada na quantidade) pois sao 5L ao todo! Portanto 2L aditovo mais 3L agua!

Jaja esse aqui tbm vai ter mais 20 paginas com varias informacoes divergentes, pricipalmente em relacao a oleo de motor pois cada um uso o carro com uma finalidade (sovieticos, normal, 1x ao mes, todo dia, estrada, cidade, frio quente, pegao, etc, etc e etc)...

Mas acho que vale a iniciativa! Agora tem que peaquisar tudo certo e ir atualizando o primeiro post sempre pra nao ficar com 20 paginas tbm...

Sent from my iPhone5 Tapatalk 2 - a3 180 OEM+ 17 S3

DiogoTobias

Novato
Isso.

Vou procurar ir atualizando na medida do possivel, ideal seria se algum moderador pudesse ajudar com a façanha.

O outro tópico está muito bom, mas como o @[member='jsteam'] comentou tem muita informação espalhada e cada um tem um uso.
Mas se centralizarmos as informações no primeiro post a consulta fica muito mais facil.

Legal seria colocar o tipo de uso: Ah uso o carro no transito entao uso o 10w40, uso no frio uso o 0w40 etc....
Se puderem relatar ficaria muito bom!

Abraços

Então pessoal, algo a dizer? Será que não é possível confiar em nossos manuais? Fui colocando e medindo, pelo que percebi vai 4 litros no meu.... Um primo meu, no motor do Beetle que ele tinha, constava no manual um volume, porém o cara da concessionária falou que o correto era meio litro a mais do que estava indicado no manual... Vai entender.....

Sent from my iPhone 5 using Tapatalk - A3-02 AGN 1.8 asp

Então pessoal, algo a dizer? Será que não é possível confiar em nossos manuais? Fui colocando e medindo, pelo que percebi vai 4 litros no meu.... Um primo meu, no motor do Beetle que ele tinha, constava no manual um volume, porém o cara da concessionária falou que o correto era meio litro a mais do que estava indicado no manual... Vai entender.....

Sent from my iPhone 5 using Tapatalk - A3-02 AGN 1.8 asp

4,5L com o filtro do oleo certinho! Nada a mais nem a menos.

Sent from my iPhone using Tapatalk - now Free - A3T 180 oem

DiogoTobias

Novato
Sempre é bom guardar esses 500ML restantes para completar caso durante o uso baixe.

Eu vacilei e nao peguei com o mecanico os meus 500ML restantes.

Mas ja antecipei a compra da minha proxima troca (oleo motor, dh e cambio) e comprei 1L a mais pra deixar guardado no carro para emergencias caso necessite.

DiogoTobias

Novato
schons disse:
Alguém sabe qual filtro de óleo que usa? Preciso trocar e não sei qual... Óleo comprei 15w40 semisintético

@schons voce ja colocou o oleo?
Se não colocou, tenta trocar, esse óleo nao é o indicado para nosso carro. O indicado par o seu carro é o 5w40 no maximo o 10w40 Sintetico.

Filtro de Oleo tem que ser o modelo pro seu carro. É o A3 1.8 20v Aspirado?

Eu estou usando este: http://www.lubnet.com.br/produto/filtro-oleo-audi-a3.html
Inclusive compre nesta loja, muito boa, recomendo!

schons

Novato
DiogoTobias disse:
@schons voce ja colocou o oleo?
Se não colocou, tenta trocar, esse óleo nao é o indicado para nosso carro. O indicado par o seu carro é o 5w40 no maximo o 10w40 Sintetico.

Filtro de Oleo tem que ser o modelo pro seu carro. É o A3 1.8 20v Aspirado?

Eu estou usando este: http://www.lubnet.com.br/produto/filtro-oleo-audi-a3.html
Inclusive compre nesta loja, muito boa, recomendo!
É o 1.8 20v aspirado. Então vou ter que destrocar esse óleo :/
ainda bem que não coloquei ainda.. Mas esse não serve mesmo? pelo menos atende às especificações do manual. É ACEA A2

DiogoTobias

Novato
schons disse:
É o 1.8 20v aspirado. Então vou ter que destrocar esse óleo :/
ainda bem que não coloquei ainda.. Mas esse não serve mesmo? pelo menos atende às especificações do manual. É ACEA A2
Eu acho que é muito grosso. E é recomentado 100% Sintético.

Ai vai de cada um neh ....eu nao colocaria, no maximo um Sintetico 10w40 que atenda as recomendaçoes.
Caso nao consiga encontrar o Pentosin, coloca o Castrol Magnatec 5W40 ou 10w40 que é facil de achar. É o que utilizam nas concessionarias VW.

MarceloA3T

Membro
Muito bom reunir as informações, assim fica bem mais facil achar e tirar as duvidas de quem está procurando as infos.

Ja fiz todas essas trocas... a maioria por tempo e validade.

A do cambio manual foi algo como 2,7 litros. Usei 3 galões e sobrou um pouco.
Usei o Motul Gear 300 sintetico 75W90

Cfacioli

Membros VIP
A3 8L fluido freio sangrado sao 1,5L! Acredito que a info em relacao ao g13 (liquido arrefecimento esta errada na quantidade) pois sao 5L ao todo! Portanto 2L aditovo mais 3L agua!

Jaja esse aqui tbm vai ter mais 20 paginas com varias informacoes divergentes, pricipalmente em relacao a oleo de motor pois cada um uso o carro com uma finalidade (sovieticos, normal, 1x ao mes, todo dia, estrada, cidade, frio quente, pegao, etc, etc e etc)...

Mas acho que vale a iniciativa! Agora tem que peaquisar tudo certo e ir atualizando o primeiro post sempre pra nao ficar com 20 paginas tbm...

Sent from my iPhone5 Tapatalk 2 - a3 180 OEM+ 17 S3

Mano, levei 1L de fluido pentosin 5.1 pro meu mecânico trocar o do meu carro e segundo ele deu pra trocar o do freio e o da embreagem, e ainda sobrou um pouquinho... Será q ele fez alguma coisa errada? Eu acho ele bem econômico, não acho q ele fez algo errado...

Mas diz aí, o q vc acha?

Sent from my iPhone using Tapatalk 2

Guidolinf

Novato
Amigos,

Sou proprietário de um Seat Cordoba 1.6 SR 2001. Abri um tópico no forum do Seat Clube Brasil questionando qual óleo a ser utilizado para direção hidráulica. Tal discussão pode ser vista neste link: http://seatclube.forumeiros.com/t355-oleo-da-direcao-hidraulica-cordoba-16-sr#2166

Fato é que o manual do Cordoba não traz a informação de qual óleo de direção usar. E, pesquisando, cheguei à conclusão que o óleo correto é o CHF 11S. O problema é que até mesmo as concessionarias já me informaram que é ATX, Dexron 3 e por aí vai. Cada um me diz que é um óleo e a única coisa que tenho certeza é que ele é amarelo.

Durante minha pesquisa, caí neste tópico do fórum. Assim, gostaria de aproveitá-lo para perguntar se o óleo de DH do Cordoba é o mesmo do A3, haja vista que muitas peças servem para ambos.

Desde já agradeço.