Novos sintomas elétricos "estranhos"

jrbrevia

Novato
Buenas, gurizada!!!

Esses dias postei um problema que estou tendo depois de instalar Xenon nos faroletes (http://www.a3clube.com/viewtopic.php?f=5&t=3396) que ainda não resolvi. Vou tentar ver isso no finde!

Coloquei uma central multimidia do A4 (http://www.a3clube.com/viewtopic.php?f=3&t=2486) que tava com um problema na iluminação dos botões (eles não acendiam ao ligar o farol do carro), pq o "gênio" que instalou não ligou a caixinha CAN-BUS.

O que esses dois assuntos tem a ver um com o outro??? NAO SEI!!!! Sei que ambos estão gerando problemas elétricos "estranhos" no carro e não sei se um está relacionado com o outro!!!

Vamos aos fatos:
A questão do xenon, está em aberto... gera aquela interferência no limpador de parabrisa... mas aparentemente SÓ ISSO, no momento que ligo!!!

Segunda, levei meu carro de volta pro cara que instalou a central multimidia e ele ligou a caixinha CAN-BUS. Perfeito, iluminação do aparelho ficou perfeita!!!!
Acontece que, depois que peguei meu carro lá, notei o seguinte: ao tirar a chave da ignição, ele não desliga mais o som (fazia isso antes, sem a caixinha CAN-BUS). No Symphony original, tambem nao desligava! Não sei se isso é "configurável" via VAG-COM... talvez seja!
O problema "estranho" é que, "coincidentemente", além de não desligar o som ao tirar a chave, o carro também NAO DESTRAVA mais as portas e NÃO ACENDE mais a luz interna!!! E isso acontecia antes, até o cara mexer na central multimídia pra instalar a CAN-BUS.
OK... tudo isso talvez seja configurável via VAG-COM (se alguém souber como, por favor me diga...) e só seja necessário reconfigurar!!! MAS AÍ que vem o sintoma "estranho"!!!!! Se eu tirar a chave e esperar uns 15 a 20 segundos.... a porta destrava e a luz interna acende (MAS NÃO SEMPRE!!!!!!!), porém, o som permanece ligado!!!!

Alguém pode, peloamordedeus, me dar alguma idéia?!?

Abraços!

jrbrevia

Novato
pedrolimaumturbo disse:
CONTATO S

se não for ele, dá uma cheirada na central do alarme (aquela bombinha do porta-malas) pra ver se ela está em curto...

Buenas gurizada!
Fusível do Contato S normal!! Tirei e dei uma lixadinha.... nenhum resultado!
Cheiro no porta-malas... normal!

Reparei o seguinte: o rádio DESLIGA quando eu tiro a chave.... a luz interna acende tambem..... mas depois de passados uns VINTE segundos!!! Já as portas NÃO DESTRAVAM!!!! Tenho que apertar no botãozinho que destrava, ali na porta!

O que me sugerem? Banho de sal grosso?

Me ocorreu uma coisa.... Será que algum mau contato nos chicotes das portas não pode estar causando isso??? Andei dando uma "encostada" esses tempos e o carro foi pra oficina pra ser consertado. Tiraram as portas e eu aproveitei pra mandar refazer o couro dos forros de porta (estavam descolando). Então, todas as portas foram "mexidas". Depois disso reparei que, eventualmente a luz interna dava uma "bobeada" e o vidro do motorista eventualmente não funciona com um toque!!!!

Acho que cabe uma revisão em tudo, né?

Abraços.

douglas83

Membro
Bom amigão, sugiro das uma olhada no comutador da sua ignição, pois a informção de desligamento do carro parte dele. E comutador de ignição de A3 tudo mundo que estraga a toa.

della

Membro
Por isso que não é recomendado deixar qualquer um mexer na parte elétrica, apesar de velho, o A3 tem a tal rede CAN-BUS que se o camarada não conhecer dá m... Inclusive por isso que só se deve instalar acessórios compatíveis com o ano do seu carro, mesmo dentro da linha A3, tem várias redes CAN que sairam conforme o ano...

xerminada

Membro
jrbrevia, no meu eu não instalei esse CAN-BUS não... Só liguei o fio marron da central no positivo do carro, dessa forma eu habilito pelo próprio aparelho quando quero ligar a luz do botão, não tem nada ligado ao farol do carro não. Outra coisa, minha central não desliga quando desligo o carro...

Também fiquei curioso agora para saber mais desse CAN-BUS...

della

Membro
CAN-BUS ou rede CAN (Controller Area Network) consiste numa malha que interliga os diversos sistemas elétricos e componentes de um veículo, p/ ex: módulo de conforto, ABS, ASR, A/C, módulo do cambio, air-bag, alarme e até mesmo o som, A rede CAN é responsável pelo interfaceamento de todos estes sistemas entre si e com o módulo central do carro. Graças a existência da CAN-BUS é que podemos realizar ajustes e diagnósticos com o VAG-COM.
Alguns acessórios, como p/ex o rádio OEM, possuem protocolos específicos para "conversar" com a rede do carro, tanto que quando se substitui estes componentes, geralmente ocorrem falhas de funcionamento.

P/ex: O Claudião está com um problema destes pois trocou o som OEM por um de outro A3 mais velho e apesar de funcionar, o rádio dele desliga sozinho após uma hora de operação... Sabemos que isto é função do rádio, desde que a ignição esteja desligada e ninguém mexa nos controles do rádio por 1h... No caso dele ocorre com a ignição ligada, presumo que a rede CAN não reconheça o rádio, portanto para o rádio é como se a ignição estivesse sempre desligada.

Aqui tem uma explicação bem teórica e técnica:
http://www.cpdee.ufmg.br/~elt/docs/DSP/Resumo_CAN.pdf

jrbrevia

Novato
xerminada disse:
jrbrevia, no meu eu não instalei esse CAN-BUS não... Só liguei o fio marron da central no positivo do carro, dessa forma eu habilito pelo próprio aparelho quando quero ligar a luz do botão, não tem nada ligado ao farol do carro não. Outra coisa, minha central não desliga quando desligo o carro...

Fala Xerminada....
Tu ligou o fio marrom no positivo... beleza. E dai ONDE tu configura esse lance dos botões? Tu deixa sempre tudo ligado? Tipo, liga o aparelho e acende aquele monte de botões?
Ta e... se eu ligar o tal fio marrom em algum lugar que só venha os 12V quando eu ligo o farol... será que rola??? (começou a gambiarra, hahahahaha)

jrbrevia

Novato
Putz.... vou ter que sacar a caixinha do CAN-BUS fora e ver como a coisa se comporta!!!!
Farei o teste e posto aqui...
Valeu a força, gurizada!

xerminada

Membro
jrbrevia disse:
xerminada disse:

Fala Xerminada....
Tu ligou o fio marrom no positivo... beleza. E dai ONDE tu configura esse lance dos botões? Tu deixa sempre tudo ligado? Tipo, liga o aparelho e acende aquele monte de botões?
Ta e... se eu ligar o tal fio marrom em algum lugar que só venha os 12V quando eu ligo o farol... será que rola??? (começou a gambiarra, hahahahaha)

Na tela principal, tem uns botaozin na parte inferior, um deles tem como se fosse 4 quadradinhos, acho que fica do lado do mute do som, por alí.. Ali vc vai apertando e ele vai mudando de cor, mudando ai ja fica salvo...

Na real mesmo eu deixo as luzes desligadas, as vezes até acendo, mas sei lá é muito botão kkkk fica parecendo uma nave...

Esse lance de ligar o fio marron no farol deve funcionar, só não sei qual o local mais próximo indicado alí para puxar fio.

vlww abraço!