Novo Up, qual turbina usar e taxa!!!

chedid

Administrador
PESSOAL, tá chegando a hora de escolher novas peças para meu novo up...
Meu carro atual, motor original 180, com k16 (eixo 46mm e rotor 44), coletor t2, potência estimada de 300hps, usando etanol.

O CARRO É DE USO DIÁRIO, ando na cidade e as vezes na estrada... quero tirar próximo de 380 a 400hps. num quero carro muito ruim de baixa mas também que num morra em alta.. sei que isso é meio impossível... mas busco o meio termo...

Mas to cheio de dúvidas quanto ao novo up.
Vamos lá ao que tá definido já:
1º bielas forjadas crower;
2º pistão iapel (falta definir a taxa), com 82,5 de diâmetro, então o carro vai ser um 1.9;
3º coletor t3 SPA de alto fluxo;

TAXA: posso deixar original (9,5) ou colocar pistão com cabeça reta deixando com taxa de 10,5, segundo o ouverspeed fica bem legal e não tem risco de quebras... mas tem gente que diz que fica bem perigoso ainda mais se passar 1,2 de pressão....

MAIOR DÚVIDA QUAL TURBINA:

1) um amigo está me oferecendo uma k24, nova, por 1.000,00 (isso mesmo) com as seguintes caracteristicas: eixo 49,5, rotor 48mm, carcaça quente tipo .48 (padrão k24) e carcaça fria tipo .50 (PADRÃO K24).
Mas segundo o ouver, num ganho muito mais potência que a minha k16, segundo ele ganho uns 30 hps a mais, ele chuta potência entre 330 e 350hps no motor.
ai poxa, gastar tudo isso (pistão, bielas, fazer o motor todo) e ganhar só isso é de ferrar.
2) segundo apção: k27 mas num se cabe e qual delas eu posso usar... diz o ouver que esta vem 400hps... alguém já usou uma turba destas?

3) usar uma turbina hibrida: ouver repudia a idéia... diz que hora que ferra vc se ferra... as vezes num dura, mas vezes não acha peças...

4) outra opção é usar a turbina que nosso amigo Rafael usa, que segundo ele, é uma k24 mexida, com eixo 50mm e rotor frio 51mm e carcaça quente .84 (isso memso grande) e carcaça fria original k24. Diz ele que empura bem forte.... e num morre alta.


Saliento que orçamento é apertado, então roletadas estão descartadas. o que pessoal acha?
 

Jordaum

Aro 99
Chedid, conversa com o Over sobre uma K24 que vendi pra uma amigo do VWGC q ele fez o Chip. O cara fez um UP na turbina e ficou interessante, o Over vai saber explicar melhor.

Sinceramente, eu ficaria perto dos 330 a 350cv, sem forjar (a não ser q vc ja tenha q mexer no motor mesmo), pois passando disso vc vai começar a ter problemas com homocinéticas e vai ter q partir para os Bildon (acho q é assim q escreve :p)

Carro pro dia a dia com segurança e confiabilidade, pra não ter muita dor de cabeça. Agora se fosse pra TD, tudo bem forjar e meter potencia.. :)

[]s,
 

overspeed

Comerciante
expliquei pra a ele já, num passava de 1,2Bar e ACHO que 250 ou 260 na roda... torcia o parafuso e vinha mais overbooster e nada a mais de pressão em giro alto... levou na HZL e ele disse que o perfil do rotor fazia isso,na rpm que girava num empurrava mais ar e entrava em choke... usou de K16 e ai passou a encher 1,5Bar...

mesmo forjando (sai mais barato que as originais) confiabilidade um tem preço... e eu num recomendo mais de 300 no motor pro dia a dia... é como vc disse mudar o lugar de dor de cabeça... cambio, embreagem, homocinética, trizeta, coxins, etc...
 

paulobeto

Membro
Fala mano Chedid,

um rotor na faixa dos 50mm e eixo na faixa dos 50mm vão te dar perto dos 380Cv seguros. Essas dimensões são do inducer das pas do rotor e eixo ok , mas não esqueça de ver o tamanto do "exducer" do rotor e do eixo tambem.

A relação entre inducer/exducer ou para eixo exducer/inducer (existe uma fórmula de cálculo, eleva ao quadrado cada dimensão divide entre eles, multiplica por 100 .. enfim muito Mr.Pardal pra escrever aqui agora ) vai definir o quanto sua turba empurra de fluxo. Esse é o cálculo do TRIM.

Rotor com Exducer menor que 60mm não empurra muito por isso é importante ver alem do Inducer, o tamanho do Exducer, ou então pegar o TRIM do Rotor e do Eixo. Mais TRIM mais fluxo.

Num acredito que eixo menor que 50mm de muito mais que isso. Eu mesmo uso Eixo de 54mm numa .60/.84 com pé T3 (meu sonho é por um eixão de 60mm ... coisa de gente grande hehehe) e num consigo tira mais que 430CV a um custo de andar com uma alta pressão, mas mesmo assim minha turba empurra pois o TRIM que tenho gera fluxo mesmo apertando o "parafuso"

Nessa faixa ai que te falei (50mm/50mm) te garante uns 350-380CV de boa. Eu apenas não recomendo andar com carro de "dia a dia" acima de 1,3 a 1,4bar fixo, e sendo conservador, andaria com 1,2bar para manter sua turba no equilibrio de durabilidade pois acima disso naturalmente a turba perde vida útil aos poucos ... acima dos 1,5 rapidinho ...

Outra coisa:
Avalia a possibilidade de usar um pé T25 que da conta dos 350-380Cv e assim num da muito lag. Ao mesmo tempo julgo um AR de eixo .86 muito grande para o jeito que vc gosta de andar com lag no minimo do minimo. Claro que taxando o motor e colocando o cofre para 1.9 ou 2.0 ...vc acorda a turba em pelo menos 700 a 1000rpm

Tem que se pensar no conjunto para decidir a turba e dimensões ideiais.

abs,
PB
 

chedid

Administrador
Ai que tá, o único detalhe que sei que a turbina é uma k24 original... não sei quanto tiro dela... acho que com 1k2 deve vir quase a mesma potencia tenho hoje, ai num rola né...
vou forjar, o motor já indo pro saco... já que vou ter que abrir, aproveito e forjo... to esperando o ouver conversar com o Homero da Hzl turbos, vendo outras opções e o quanto de fato aguenta uma k24 original. O ouver tá quebrando maior galho...
o caro vai ser um 1.9 mesmo, acho que com um pouco de taxa...
 

chedid

Administrador
overspeed disse:
expliquei pra a ele já, num passava de 1,2Bar e ACHO que 250 ou 260 na roda... torcia o parafuso e vinha mais overbooster e nada a mais de pressão em giro alto... levou na HZL e ele disse que o perfil do rotor fazia isso,na rpm que girava num empurrava mais ar e entrava em choke... usou de K16 e ai passou a encher 1,5Bar...

mesmo forjando (sai mais barato que as originais) confiabilidade um tem preço... e eu num recomendo mais de 300 no motor pro dia a dia... é como vc disse mudar o lugar de dor de cabeça... cambio, embreagem, homocinética, trizeta, coxins, etc...

sim mas esta k24 era gringa né? então bem pequena não é isso?
 

overspeed

Comerciante
chedid disse:
overspeed disse:
expliquei pra a ele já, num passava de 1,2Bar e ACHO que 250 ou 260 na roda... torcia o parafuso e vinha mais overbooster e nada a mais de pressão em giro alto... levou na HZL e ele disse que o perfil do rotor fazia isso,na rpm que girava num empurrava mais ar e entrava em choke... usou de K16 e ai passou a encher 1,5Bar...

mesmo forjando (sai mais barato que as originais) confiabilidade um tem preço... e eu num recomendo mais de 300 no motor pro dia a dia... é como vc disse mudar o lugar de dor de cabeça... cambio, embreagem, homocinética, trizeta, coxins, etc...

sim mas esta k24 era gringa né? então bem pequena não é isso?

Isso, propria pra ciclo Otto, tinha refrigeração a água e coisa e tal... K24 é uma familia, lá fora tem opção pra ciclo otto, que éra o caso
 

chedid

Administrador
Pessoal, acho que vou conseguir uma k24 com rotor maior, em tese vai ser 49,5 de eixo, rotor 51, pode ser que eu coloque caixa quente .63. o que acham?
 
Chedid..
Caixa .63 pulsativa acho que ficaria excelente para você!
Uma pega não tão demorada e acho que não vai perder nada em alta!!

Acho que até uma .70 pulsativa iria bem
 
da uma olhada neste link Chedid..
ta com intercooler original, e bobinas não estão dando conta aos 6.500 rpm....

Link retirado. (desculpa ai Chedid, não sabia)

Da pra melhorar ainda.. mas só mes que vem agora huashhausuhsa;

Abçoss
 

paulobeto

Membro
Rafaelmedeiros disse:
da uma olhada neste link Chedid..
ta com intercooler original, e bobinas não estão dando conta aos 6.500 rpm....

http://www.youtube.com/watch?v=3EPdspnFDDY

Da pra melhorar ainda.. mas só mes que vem agora huashhausuhsa;

Abçoss

bem legal mesmo, seu carro ta legal de alta .. bem alta ...
Qts Cv ta nessa conf?

PS: tiro o chapeu para vc .. eu nunca pisaria forte assim de noite, pista sem iluminação ... porque se aperecesse um esquilo na minha frente ... nessa velocidade eu ia achar que era um cachorro... kakakak

bacana.
parabens.
 
paulobeto disse:
Rafaelmedeiros disse:
da uma olhada neste link Chedid..
ta com intercooler original, e bobinas não estão dando conta aos 6.500 rpm....

Removido

Da pra melhorar ainda.. mas só mes que vem agora huashhausuhsa;

Abçoss

bem legal mesmo, seu carro ta legal de alta .. bem alta ...
Qts Cv ta nessa conf?

PS: tiro o chapeu para vc .. eu nunca pisaria forte assim de noite, pista sem iluminação ... porque se aperecesse um esquilo na minha frente ... nessa velocidade eu ia achar que era um cachorro... kakakak

bacana.
parabens.

UHSAUHSAUHSUHSAHUSUHASHUSUHSAUHSAUHSUHSHUSHSAHUS
do esquilo foi foda ahsuhsauhsuhuhusa...
Iluminação tinha... um poste de luz a cada 400 mtos quase asuhuhsahusuah Brincadeira..
É, perigoso sem duvida, liguei o farol alto e fui embora, eu sei que carros na minha frente não tinha, só se realmente pulasse um esquilo HUSAHSUAHSAUSA.

Não faço idéia de cvs... ainda vou por o intercooler frontal e trocar as bobinas...
ta forte em alta por conta das marchas, a primeira puxada foi de 4ª e depois de 5ª...
mas de 1ª eu prefiro nem acelerar, 2ª ja vem forte desde os 60..70 km/h +- ai entra no corte violentamente uahsuhsuah. e assim vai..
Porem eu ainda vou entrar em contato com Over e arrumar este meu chip, ele não está do meu agrado não...
abçoos
 

chedid

Administrador
Rafaelmedeiros disse:
Chedid..
Caixa .63 pulsativa acho que ficaria excelente para você!
Uma pega não tão demorada e acho que não vai perder nada em alta!!

Acho que até uma .70 pulsativa iria bem

mesmo sendo coletor monofluxo?
 

chedid

Administrador
paulobeto disse:
Rafaelmedeiros disse:
da uma olhada neste link Chedid..
ta com intercooler original, e bobinas não estão dando conta aos 6.500 rpm....

http://www.youtube.com/watch?v=3EPdspnFDDY

Da pra melhorar ainda.. mas só mes que vem agora huashhausuhsa;

Abçoss

bem legal mesmo, seu carro ta legal de alta .. bem alta ...
Qts Cv ta nessa conf?

PS: tiro o chapeu para vc .. eu nunca pisaria forte assim de noite, pista sem iluminação ... porque se aperecesse um esquilo na minha frente ... nessa velocidade eu ia achar que era um cachorro... kakakak

bacana.
parabens.

Gente obrigado pelo video, sei que fizeram para me mostrar como ficou, fico agradecido, mas preciso lembrar que aqui no forum é proibido estes videos. Não é ingratidão minha, é que preciso manter as regras do clube, to até meio envergonhado pedir isso...
 
chedid disse:
Rafaelmedeiros disse:
Chedid..
Caixa .63 pulsativa acho que ficaria excelente para você!
Uma pega não tão demorada e acho que não vai perder nada em alta!!

Acho que até uma .70 pulsativa iria bem

mesmo sendo coletor monofluxo?


Ihhh. seu coletor é mono?..
entao mete uma .63 mesmo..

se fosse pulsativo colocaria maior. como não é a .63 resolve seu problema
 

chedid

Administrador
mas quanto deve cutar um coletor bom, que num quebre e num dê dor de cabeça? lembre seu amigo tem orçamento limitadíssimo.
 
Acabei de ligar na turbo anhanguera..
Coletor pulsativo varia de 700 ~850 doletas.. (cano)
se for fazer de inox eu chuto ai uns 2.800 ~3.200

a turbina k24 com caixa .63 mono - vai me passar o valor ainda.
com caixa .70 pulsativa - tbm vai me passar o valor ainda.
 

chedid

Administrador
Rafaelmedeiros disse:
da uma olhada neste link Chedid..
ta com intercooler original, e bobinas não estão dando conta aos 6.500 rpm....

Link retirado. (desculpa ai Chedid, não sabia)

Da pra melhorar ainda.. mas só mes que vem agora huashhausuhsa;

Abçoss

Eu mudei de projeto, vou fazer um 2.0... mas quando tiver grana, pois to mundando de emprego, cidade, então já sabem. Vou por vira de 2.0 do golf novo (que plug an player), só desgasto um pouco o bloco para num enroscar nas bielas forjadas, uso pistão de 2.0 20V e bielas são as mesmas do 1.8 só que forjadas, com taxa em torno de 9,5.... ai vou por uma turbina maior, acho que eixo 52 e rotor 53,5...
 
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