Não responde ao acelerar, quase apaga

Comprei meu primeiro Audi (A3 manual 2001, 1.6) há 10 dias e até agora estava andando maravilhosamente bem - sempre quis um Audi e estou muito feliz - mas começou apresentar falha na aceleração, eu ficaria grato com algumas sugestões.

Na verdade, com ele parado a aceleração é normal, com conta giros indo até quase o fim, mas na rua, ao pisar pra pegar aquele embalo, ele engasga, tenho que tirar o pé para ele voltar ao normal, indo novamente até o ponto de cambiar, mas quando quero mais torque e velocidade ele engasga.

Já li aqui no clube sintomas parecidos e que as causas podem ser diversas, mas espero que alguém que já passou por esse em específico possa me dar uma dica. Me deram um orçamento de R$ 680,00 para trocar a bomba da gasolina que dizem estar gasta (conjunto com filtro etc.), achei caro - na verdade não sei se é - e não queria gastar isso sem ter mais informações sobre o que pode ser.

Abraço aos amigos, aguardo opiniões.
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Cara pode ser a bomba sim, mas tem que diagnosticar antes, tem que medir a pressão da linha, trocar nas escuras assim diminui as chances de resolver seu problema.

Aproveita e passa o scanner no carro, importante pra ver se tem alguma outra avaria.
 

fabieviviA3

Novato
LeandroNauta disse:
Comprei meu primeiro Audi (A3 manual 2001, 1.6) há 10 dias e até agora estava andando maravilhosamente bem - sempre quis um Audi e estou muito feliz - mas começou apresentar falha na aceleração, eu ficaria grato com algumas sugestões.

Na verdade, com ele parado a aceleração é normal, com conta giros indo até quase o fim, mas na rua, ao pisar pra pegar aquele embalo, ele engasga, tenho que tirar o pé para ele voltar ao normal, indo novamente até o ponto de cambiar, mas quando quero mais torque e velocidade ele engasga.

Já li aqui no clube sintomas parecidos e que as causas podem ser diversas, mas espero que alguém que já passou por esse em específico possa me dar uma dica. Me deram um orçamento de R$ 680,00 para trocar a bomba da gasolina que dizem estar gasta (conjunto com filtro etc.), achei caro - na verdade não sei se é - e não queria gastar isso sem ter mais informações sobre o que pode ser.

Abraço aos amigos, aguardo opiniões.
Boa Tarde !!!

Caro Leandro,

Lendo o seu comentário vou tentar ajudar ok, estava com o mesmo problema na minha Audi, e por incrível que pareça o scanner e vag não apresentaram o problema, os sintomas que o meu tinha vou descrever ok,

1- Funcionava normal como o seu sem avaria.
2- quando andava com o meu ele apagava do nada sem ter tempo de funcionamento ou não e tinha vezes que nem apagava e sem ter outra avaria qualquer ( já relacionada ao MAF um sintoma parecido ) .........o seu faz isto ?????
3- Quando apagava erá um parto para funcionar de novo ( ate pensei que seria o meu anti furto )
4- Consumo excessivo de gasolina
5- faz um teste liga o ar condicionado e ve se sente ele parecendo que esta funcionando 2 pistoes somente
6- o ponteiro do conta giro nas trocas de marchas e em ponto morto ele ficava em rotação alta e depois baixava independente do dia e se frio ou em temperatura do motor quente.

Estas são algumas dicas que o meu apresentou,

o problema no meu caso era a bomba de combustível mesmo ( R$ 150,00 a mesma do golf )..... mas o valor que você tem ai meio salgado né..... se você tiver um mecânico de confiança pede a ele para trocar somente o refil que nada mais é a bomba de combustível, não ha a necessidade de comprar ela completa hein...

espero ter ajudado um abraço
 
Era a bomba mesmo!! Só que o mecânico instalou mal posicionada, de forma que a bóia ficava trancada, marcando meio tanque de gasolina quando na verdade estava na reserva. Resultado: fiquei na estrada por falta de gasolina. Em Passo Fundo, o mecânico que reinstalou ela disse que é de marca parelela, sendo que a ORIGINAL é da marca VDO, que custa R$ 285,00 - contra os R$ 400,00 que o meu mecânico me cobrou. Ainda por cima ela faz um barulho chato, audível de fora do carro e de dentro, onde fica mais chato ainda. Agora, não sei qual é a marca desta bomba que me custou 400 conto e que faz barulho, NÃO PODE SER BOSCH, PODE? Vocês conhecem essa marca VDO, é a que vocês usam? E a BOSCH, é a mais indicada mesmo? Preciso de opiniões pra não falar merda quando eu for reclamar com o meu mecânico.
 

Samambass

Membro
Bom dia Leandro!

Bom vou postar aqui o mesmo que te falei ontem por MP, pois possa ajudar mais algum colega que vier a passar por isso...
O meu A3 apresentava o mesmo problema que o seu, falhando e com a bomba como você me disse ontem, fazendo aquele barulho alto que a bomba faz quando está injetando combústivel num sistema vazio ou sem pressão constantemente.
Ao dar partida pegava normal, então bastava sair com ele que começava engasgar. Ao passar a segunda e acelerar o motor encolhia parecendo carro a álcool frio, chegando quase a morrer (só ando com V-Power).
Depois do nada o motor enchia e estabilizava e de vez enquando dava umas encolhidas. Então bastou ele começar a engargar num fim de semana comigo na entrada de uma rodovia que me irritei e soquei o pé e puxei ele forte em terceira entrando na rodovia que a bomba travou.
Ao substituir a bomba eu e meu mecânico descobrimos dois itens que provavelmente tenham ocasionado o problema:

1º - O antigo dono ou algum eletricista, ou mesmo "mexanico da vida" tinha trocado o fusível da bomba por um de 10A (meio derretido), sendo que o indicado é 15 Ampéres de corrente ou 15A + 25%, valor de mercado mais próximo= 20A. (Esses 25% a mais no fusível não prejudica o funcionamento da bomba, pois ao contrário do que muito imaginam, fusível não restringe a corrente de um circuíto, apenas proteje o sistema de sobrecarga ou curto-ccto)
2º - O conector da bomba estava bem oxidado, isso se resolve com um bom limpa contatos. (Esse foi o provável vilão da história, creio)

A bomba nova não apresentou mais ruído audível, há não ser ao girar a chave na primeira partida e ainda consegui destravar a bomba original que após uma boa limpeza, permanece guardadinha na lateral do porta malas para o caso de um emergência né... :risada:
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
LeandroNauta disse:
Era a bomba mesmo!! Só que o mecânico instalou mal posicionada, de forma que a bóia ficava trancada, marcando meio tanque de gasolina quando na verdade estava na reserva. Resultado: fiquei na estrada por falta de gasolina. Em Passo Fundo, o mecânico que reinstalou ela disse que é de marca parelela, sendo que a ORIGINAL é da marca VDO, que custa R$ 285,00 - contra os R$ 400,00 que o meu mecânico me cobrou. Ainda por cima ela faz um barulho chato, audível de fora do carro e de dentro, onde fica mais chato ainda. Agora, não sei qual é a marca desta bomba que me custou 400 conto e que faz barulho, NÃO PODE SER BOSCH, PODE? Vocês conhecem essa marca VDO, é a que vocês usam? E a BOSCH, é a mais indicada mesmo? Preciso de opiniões pra não falar merda quando eu for reclamar com o meu mecânico.
Pode ser que seu mecânico tenha trocado todo o alojamento da bomba e não somente o refil, ai custa esse valor mesmo, mas só o refil (a bomba propriamente dita) da pra achar por ~150 uma nova.

Cara a Siemens VDO foi vendida para a Continental AG, quem fabrica não é mais a siemens agora é somente VDO, não sei se a qualidade da bomba VDO hoje é a mesma de quando era fabricada pela Siemens. Qualquer bomba que atenda a especificação de pressão e vazão e que tenha tamanho compatível pode ser usada, e claro de preferência a marcas renomadas, BOSCH é uma delas.
 
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