Multitronic A4 B7 2006

Junior.mcj

Membro
Olá amigos, tenho um A4 Avant B7 2006, cambio multitronic de 7 marchas, 1.8T 163hp, muito bem conservado.

O que acontece é o seguinte, está manhã meu Multitronic começou a piscar as marchas no Painel (mídia em anexo), como se quisesse me avisar algo, entretanto, o funcionamento dele está todo normal, trocas de marchas normais, saída sem tranco, tudo ok.

Ai fiquei intrigado e levei-o a uma oficina, já conhecida, mas não sei se posso confiar, o cara me Disse que o MÓDULO de Cambio estava com sua vida útil no fim, que a peça custaria (usada) cerca de 3.5k mais mão de obra 1.3k (total 4.8k), fui pra casa amargando o prejuízo, e decepcionado, pois naquela mesma oficina fiz a troca de óleo do Multitronic (há 4 meses atras), onde o cara diz ter colocado Pentosin no cambio.

Mas.... No caminho de casa, ao ter parado o carro no mercado, o alerta se apagou, normalizou o painel, e até agora não acendeu.

Agora eu fico com a pulga atrás da orelha...

1. Ele realmente disse a verdade?

2. A troca de óleo que fiz com ele, foi realmente feita com óleo de qualidade?

3. Será que ele não colocou um óleo de quinta sabendo que iria dar esse problema para eu voltar e me cobrar uma super manutenção?

ALGUÉM CAPACITADO PODERIA ME DAR UMA LUZ?

Carro com 111mil km, óleo trocado com 107mil km.

Mais um detalhe é a luz de 'desgaste de freios' ela acende quando quer, mas percebo que ela acende mesmo quando piso forte no freio ou a roda dianteira esquerda pega forte nas buraqueiras. Entretanto os freios estão bons.

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https://vimeo.com/123777606



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MorpheuZ

Membro
Se quiser por a mão na massa, faça o seguinte, meu a4 b7 deu esse problema e eu estava pra enlouquecer.
Lá na frente embaixo da grelha dos limpadores, onde fica a central, abrindo a tampa plástica que proteje a central, são 6 parafusos torx se não me engano, lá tem 3 reles, e ali costuma pegar humidade, e acaba oxidando esses reles.
E lá que se encontra o rele do módulo do câmbio, no meu caso tanto o conector quanto o rele está a todo enferrujado, foi jogar um limpa contato nos 2 que resolveu o problema, mas pra tirar o peso da consciência comprei um rele novo, acho que o 109 não tenho certeza.
Nunca mais voltou o problema.

A luz de pastilha pode ser mal contato no próprio rabicho da pastilha.
 

Junior.mcj

Membro
MorpheuZ disse:
Se quiser por a mão na massa, faça o seguinte, meu a4 b7 deu esse problema e eu estava pra enlouquecer.
Lá na frente embaixo da grelha dos limpadores, onde fica a central, abrindo a tampa plástica que proteje a central, são 6 parafusos torx se não me engano, lá tem 3 reles, e ali costuma pegar humidade, e acaba oxidando esses reles.
E lá que se encontra o rele do módulo do câmbio, no meu caso tanto o conector quanto o rele está a todo enferrujado, foi jogar um limpa contato nos 2 que resolveu o problema, mas pra tirar o peso da consciência comprei um rele novo, acho que o 109 não tenho certeza.
Nunca mais voltou o problema.
A luz de pastilha pode ser mal contato no próprio rabicho da pastilha.
Hmmm... Pode ser a chave da esperança! Amanhã mesmo vou botar mão na massa. Postarei resultados. OBRIGADO!

Aceito novas sugestões!
 

Junior.mcj

Membro
Está manhã usei o carro durante o dia todo, sem luz. Parei na padaria pra tomar um café... Quando voltei a luz voltou a me assombrar, e por hora não se apagou.

Tentei realizar o processo do @[member="MorpheuZ"] , só que sem sucesso. Os reles estão todos bons, mas em todos os casos, joguei limpa contato e raspei os reles.

O código que tenho é P0706 (F125).

Pelo que pesquisei pode ser diversos fatores, como...

- Óleo ruim.
- Modulo ruim.
- Conector F125, sujo ou ruim.

Alguém com conhecimento nesta área pra dar um auxilio?
 
Junior.mcj disse:
Está manhã usei o carro durante o dia todo, sem luz. Parei na padaria pra tomar um café... Quando voltei a luz voltou a me assombrar, e por hora não se apagou.

Tentei realizar o processo do @[member="MorpheuZ"] , só que sem sucesso. Os reles estão todos bons, mas em todos os casos, joguei limpa contato e raspei os reles.

O código que tenho é P0706 (F125).

Pelo que pesquisei pode ser diversos fatores, como...

- Óleo ruim.
- Modulo ruim.
- Conector F125, sujo ou ruim.

Alguém com conhecimento nesta área pra dar um auxilio?
@Schu obrigado por lembrar.

Amigo me informe exatamente qual o fluido que ele
Utilizou .. Pois a pentosin até hoje não fornece fluido do CVT .. Somente mesmo vende o original Audi.. Não tem como fugir não . me fala o valor do fluido.

Eu indicaria você estar vindo com veiculo para uma analise.

Se colocaram fluido errado na transmissão pode ter ocasionado esse dano . ate mesmo queimado o modulo. Ou deixado ele em curto.

Qual o nome do lugar que fez esse serviço . !
 

Junior.mcj

Membro
Ricardo_Marinho disse:
@Schu obrigado por lembrar.

Amigo me informe exatamente qual o fluido que ele
Utilizou .. Pois a pentosin até hoje não fornece fluido do CVT .. Somente mesmo vende o original Audi.. Não tem como fugir não . me fala o valor do fluido.

Eu indicaria você estar vindo com veiculo para uma analise.

Se colocaram fluido errado na transmissão pode ter ocasionado esse dano . ate mesmo queimado o modulo. Ou deixado ele em curto.

Qual o nome do lugar que fez esse serviço . !
Então, o mais engraçado é que não dá nenhum erro quando o carro está frio, somente quando esquenta e desliga, quando liga, da luz PRNDS.

E ontem eu estava parando no farol e pisei no freio, o carro morreu como se tivesse engatado, esse foi o único problema físico que eu tive, nem estou mais rodando com o carro.

Agora que você falou de Pentosin, só se eu estou confundindo com a troca do óleo do motor do A1.

Quando o cara fez a troca, ele me informou que estava faltando 1,5L, imagino que nunca tinha sido trocado o óleo, já que não existem vazamentos.

Mas seria possível ele ter feito uma troca "fria", e o cambio ter funcionado normalmente por 4 meses / 5mil km? Sendo que andei na estrada, cheguei a jogar o cambio no S e dirigi por 1hora com troca de marcha em 6mil rpm, tudo normal.

Onde você está situado Ricardo? Posso rodar com o carro até sua oficina? O valor pra trocar o módulo é tão alto assim?

Tentei jogar limpa contato na conexão F125, sem sucesso.


Fiz a troca no: (Valor pago pela troca, R$1.000,00).
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R Professora Romilde Nogueira de Sá, 212 - Imirim,
São Paulo, SP | CEP: 02470-000
**Troca feita com o dono Thomas**
 
Cara .. Nunca que uma troca de fluido de uma Audi A4 CVT ficaria mil reais .... 190 cada litro usa 8 litros faca as contas 1520 total de fluido sem mao de obra. Tem coisa errada ... Se o veiculo tiver seguro veja se ele cobre envio de guincho ... O A1 ele tem recall de fluido da transmissão já foi feito lhe informaram ?

Qualquer coisa entre em contato
 

Junior.mcj

Membro
Ricardo_Marinho disse:
Cara .. Nunca que uma troca de fluido de uma Audi A4 CVT ficaria mil reais .... 190 cada litro usa 8 litros faca as contas 1520 total de fluido sem mao de obra. Tem coisa errada ... Se o veiculo tiver seguro veja se ele cobre envio de guincho ... O A1 ele tem recall de fluido da transmissão já foi feito lhe informaram ?

Qualquer coisa entre em contato
Que marca de óleo usa? Somente original na concessionária?

Não estou sabendo de Recall no A1, como saber se meu modelo é elegível? Mesmo eu não fazendo revisões na Audi tenho direito ao Recall?

Vou ligar no seguro daqui a pouco e verificar.
 
A1 tem recall de fluido ... Precisa ver adiante seu concessionário se eles trocaram fizeram ou se já veio com fluido correto. .

O A4 somente utiliza fluido original ... Estou em Cajamar a 15 min do SBT
 

Junior.mcj

Membro
Ricardo_Marinho disse:
A1 tem recall de fluido ... Precisa ver adiante seu concessionário se eles trocaram fizeram ou se já veio com fluido correto. .

O A4 somente utiliza fluido original ... Estou em Cajamar a 15 min do SBT
você trabalha de sábado? pra trocar esse módulo vai esse dinheiro todo mesmo?

Vou verificar isso do A1. Obrigado pelo toque.
 
Junior.mcj disse:
você trabalha de sábado? pra trocar esse módulo vai esse dinheiro todo mesmo?

Vou verificar isso do A1. Obrigado pelo toque.
Módulo do A4 vai mais que isso amigo , desculpe falar mais ele quer colocar peça usada .. e vai saber se ele não ocasionou isso ai ......
não gosto disso mais tenho de ser cincero ..

veja na nota qual fluido que foi usado . abraço
de sabado somente por agendamento
 
@[member="Junior.mcj"]

Tenho uma A4 1.8T - 2006, estou exatamente com os mesmo sintomas, pode me dar alguma dica referente ?

O carro funciona normal, somente a alerta no painel, esta atualmente com 121.000km

Obrigado
 

Junior.mcj

Membro
Vamos lá amigos.


Sobre o Cambio:
Multitronic é um cambio CVT de marchas "simuladas", Presentes nos:
A4, A6 de 2001 a 2005 com 6 Marchas - Modelos B6 (Não é regra que seja multitronic, se tiver 5 Marchas é Tiptronic Comum).
A4, A6 de 2005 a 2008 com 7 Marchas - Modelos B7 (Não é regra que seja multitronic, alguns motores equipam Tiptronic, ou se for Quattro será sempre Tiptronic).
A4, A5, A6 de 2008 a 2015 com 8 Marchas - Modelo B8 (Não é regra que seja mulitronic, alguns motores equipam Tiptronic ou S-tronic, se for Quattro será Tiptronic ou S-tronic).

Sobre o Defeito:
O meu problema mais precisamente, foi o Módulo de Cambio, pelo que eu vi, o problema acontece com bastante frequência entre 80mil km a 130mil km. Um carro que equipe esse cambio, até os seus 150mil km, vai dar este defeito mais cedo ou mais tarde com CERTEZA! Há casos raros que o problema acontece prematuramente logo nos 50mil km.

O defeito não tem haver com nada alem do próprio componente eletrônico dentro do Módulo. No meu caso, eu acordei numa certa manhã e puff, modo de segurança. Eu não judiei do carro, não forcei o cambio, não o tratei com falta de habilidade, não fiz nada, ele simplesmente entrou em modo de segurança.

Outra coisa que é relevante, é que seu carro pode rodar normalmente com esse defeito, em modo de segurança, e pode nem se quer engatar uma marcha. No meu caso, eu rodei com ele atrás de umas oficinas por 3 dias em modo de segurança, normalmente, mas logo no 4 dia, ele "morria" no meio do transito, ai então eu decidi parar o carro, pois se não ia começar a fazer com que os componentes mecânicos entrassem em colapso, e causando mais defeitos.


Sobre o Concerto:
Há oficinas que digam que o módulo é condenado e você precisará comprar um novo ou usado num desmanche. E mesmo comprando um outro módulo, precisa fazer uma reprogramação super técnica.

No meu caso, eu concertei meu módulo, e foi recolocado sem qualquer tipo de dificuldade, foi coloca-lo de volta e dar na chave, mais nada.

A manutenção do meu cambio estava em dia, fluido em dia, tudo certo, e isso não o impediu de dar o defeito.

O carro ficou parado por apenas 4 dias para ser sanado o defeito.

Sobre os Gastos:
Eu gastei na época (1 ano atrás), algo em torno de 3mil reais, isso contando a manutenção, montagem e desmontagem, ou seja, tudo.


Sobre Upgrades de Potencia:
O cambio é limitado para realização de "upgrades".
No meu B7 chegou a 30kgf e 197hp (dentro do limite de segurança) - OBS.: Chipado pelo OverSpeed, APÓS o defeito do Multitronic.


Após o Defeito:
Após o defeito, o carro funcionou normalmente, sem qualquer problema, utilizei por mais 1 ano e alguns meses, e então eu o vendi.
Atualmente estou com uma A5 3.2 FSI 2009, equipado com o Multitronic (ultima geração do Multitronic - 8 marchas), meu carro originalmente tem 270hp e 34kgf torque, e faz de 0 a 100 em 6.4seg. Fiz alguns upgrades, deve estar atualmente com 280hp e 35kgf torque. E meu carro ainda equipa o Drive Select, cujo modo Dynamic ativa um modo de trocas de marchas mais rápidas, e trocas à 7mil RPM, onde exige bem mais do cambio, e ele reage super bem.


Considerações Finais:
O cambio Multitronic é um excelente cambio, um dos melhores CVT's que já utilizei, ele chega a ter trocas suaves e bem rápidas para um CVT.

Há quem diga ser um cambio de "vidro". Eu descordo, tive um medo tremendo antes de pegar o carro justamente por causa desses comentários, ele aguenta os usos soviéticos, o problema é esse vício oculto do módulo que vai acontecer com certeza.

Se você que está lendo isso está com duvida se compra um carro com este cambio ou não, minha dica é o seguinte, antes de tudo, ande com o carro, veja se ele faz as trocas suaves. Pare numa ladeira e saia com ele acelerando lentamente, veja se patina ou da algum tranco. Dê um acelerão e veja como ele faz a troca em alta rotação. Se notar que está suave e está deslanchando de acordo com a rotação, o estado mecânico do cambio está Ok!

Mas tenha em mente que o defeito do módulo pode te pegar a qualquer momento. Então ao comprar o carro some 3/4mil reais no seu preço final, e veja se vale a pena. Se valer pode comprar, vai te fazer muito mais feliz do que qualquer popular de valor próximo e opcionais 0.


É isso ai amigos, toda a minha experiência exposta para consulta, e o melhor, Brazuka!

Dúvidas, é só mandar!
 
O meu Audi A4 está apresentando o mesmo problema, pode me indicar o profissional que consertou e reconfigurou​ o módulo do câmbio!!!
Moro em Goiânia, aqui ninguém faz. Um único especialista em câmbio Audi disse que teria que enviar o módulo para o USA para manutenção.
 
Junior.mcj disse:
Vamos lá amigos.


Sobre o Cambio:
Multitronic é um cambio CVT de marchas "simuladas", Presentes nos:
A4, A6 de 2001 a 2005 com 6 Marchas - Modelos B6 (Não é regra que seja multitronic, se tiver 5 Marchas é Tiptronic Comum).
A4, A6 de 2005 a 2008 com 7 Marchas - Modelos B7 (Não é regra que seja multitronic, alguns motores equipam Tiptronic, ou se for Quattro será sempre Tiptronic).
A4, A5, A6 de 2008 a 2015 com 8 Marchas - Modelo B8 (Não é regra que seja mulitronic, alguns motores equipam Tiptronic ou S-tronic, se for Quattro será Tiptronic ou S-tronic).

Sobre o Defeito:
O meu problema mais precisamente, foi o Módulo de Cambio, pelo que eu vi, o problema acontece com bastante frequência entre 80mil km a 130mil km. Um carro que equipe esse cambio, até os seus 150mil km, vai dar este defeito mais cedo ou mais tarde com CERTEZA! Há casos raros que o problema acontece prematuramente logo nos 50mil km.

O defeito não tem haver com nada alem do próprio componente eletrônico dentro do Módulo. No meu caso, eu acordei numa certa manhã e puff, modo de segurança. Eu não judiei do carro, não forcei o cambio, não o tratei com falta de habilidade, não fiz nada, ele simplesmente entrou em modo de segurança.

Outra coisa que é relevante, é que seu carro pode rodar normalmente com esse defeito, em modo de segurança, e pode nem se quer engatar uma marcha. No meu caso, eu rodei com ele atrás de umas oficinas por 3 dias em modo de segurança, normalmente, mas logo no 4 dia, ele "morria" no meio do transito, ai então eu decidi parar o carro, pois se não ia começar a fazer com que os componentes mecânicos entrassem em colapso, e causando mais defeitos.


Sobre o Concerto:
Há oficinas que digam que o módulo é condenado e você precisará comprar um novo ou usado num desmanche. E mesmo comprando um outro módulo, precisa fazer uma reprogramação super técnica.

No meu caso, eu concertei meu módulo, e foi recolocado sem qualquer tipo de dificuldade, foi coloca-lo de volta e dar na chave, mais nada.

A manutenção do meu cambio estava em dia, fluido em dia, tudo certo, e isso não o impediu de dar o defeito.

O carro ficou parado por apenas 4 dias para ser sanado o defeito.

Sobre os Gastos:
Eu gastei na época (1 ano atrás), algo em torno de 3mil reais, isso contando a manutenção, montagem e desmontagem, ou seja, tudo.


Sobre Upgrades de Potencia:
O cambio é limitado para realização de "upgrades".
No meu B7 chegou a 30kgf e 197hp (dentro do limite de segurança) - OBS.: Chipado pelo OverSpeed, APÓS o defeito do Multitronic.


Após o Defeito:
Após o defeito, o carro funcionou normalmente, sem qualquer problema, utilizei por mais 1 ano e alguns meses, e então eu o vendi.
Atualmente estou com uma A5 3.2 FSI 2009, equipado com o Multitronic (ultima geração do Multitronic - 8 marchas), meu carro originalmente tem 270hp e 34kgf torque, e faz de 0 a 100 em 6.4seg. Fiz alguns upgrades, deve estar atualmente com 280hp e 35kgf torque. E meu carro ainda equipa o Drive Select, cujo modo Dynamic ativa um modo de trocas de marchas mais rápidas, e trocas à 7mil RPM, onde exige bem mais do cambio, e ele reage super bem.


Considerações Finais:
O cambio Multitronic é um excelente cambio, um dos melhores CVT's que já utilizei, ele chega a ter trocas suaves e bem rápidas para um CVT.

Há quem diga ser um cambio de "vidro". Eu descordo, tive um medo tremendo antes de pegar o carro justamente por causa desses comentários, ele aguenta os usos soviéticos, o problema é esse vício oculto do módulo que vai acontecer com certeza.

Se você que está lendo isso está com duvida se compra um carro com este cambio ou não, minha dica é o seguinte, antes de tudo, ande com o carro, veja se ele faz as trocas suaves. Pare numa ladeira e saia com ele acelerando lentamente, veja se patina ou da algum tranco. Dê um acelerão e veja como ele faz a troca em alta rotação. Se notar que está suave e está deslanchando de acordo com a rotação, o estado mecânico do cambio está Ok!

Mas tenha em mente que o defeito do módulo pode te pegar a qualquer momento. Então ao comprar o carro some 3/4mil reais no seu preço final, e veja se vale a pena. Se valer pode comprar, vai te fazer muito mais feliz do que qualquer popular de valor próximo e opcionais 0.


É isso ai amigos, toda a minha experiência exposta para consulta, e o melhor, Brazuka!

Dúvidas, é só mandar!
Boa tarde, poderia informar o nome da oficina ou onde consertou o módulo?


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