Motores A3 8L

Galera, sou novo aqui no fórum. Não tenho meu A3 ainda :no:
mas estou atrás de um. Demorei pesquisando bastante vários modelos de carros, e cheguei a conclusão que o melhor pra mim é o Audi mesmo! O fórum me ajudou bastante a chegar nessa conclusão e aprender diversas coisas sobre o A3. haha

Vendo vários tópicos aqui no fórum, me apareceram algumas dúvidas, e queria ver se podem me ajudar!

Quais as diferenças dos motores do modelo 8L?

Vi alguns modelos de motor que têm as siglas AGU dentre outras, poderiam me citar quais existem e suas diferenças básicas?

Vlww
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
AUQ = MOTOR DO TIP TRONIC (mas a sigla refere-se ao tipo do cabeçote) (editei)
APP = MOTOR COM CAMBIO MANUAL (mas a sigla refere-se ao tipo do cabeçote) (editei)

tem várias outras siglas, mas servem para diferenciar os modelos, apesar do bruto ser o mesmo, acredito que mude alguns detalhes, por exemplo a turbina dos motores APP (manual) é a K03-23 dos AGU é K03-56 (entre outras variações)


me corrijam qualquer coisa
 

della

Membro
AGU = MOTOR DO TIP TRONIC
APP = MOTOR COM CAMBIO MANUAL

tem várias outras siglas, mas servem para diferenciar os modelos, apesar do bruto ser o mesmo, acredito que mude alguns detalhes, por exemplo a turbina dos motores APP (manual) é a K03-23 dos AGU é K03-56 (entre outras variações)


me corrijam qualquer coisa
NÃO NÃO NÃO!!!
Essas letras não têm nada a ver com o câmbio, são designação de tipo dos cabeçotes.

AGU = Cabeçote Large Port que saiu nos 150CV, 150 só saiu com este cabeçote.
APP e outras são os Small Port, aqueles que sairam nos 180CV.
De certa forma essas siglas tb não têm nada a ver com as turbinas...

Aconselho o dono do tópico a usar a busca, tem tópicos explicando bem sobre os tipos de motores do 8L...
 

AS555N

Membro de Honra
AGU = MOTOR DO TIP TRONIC
APP = MOTOR COM CAMBIO MANUAL

tem várias outras siglas, mas servem para diferenciar os modelos, apesar do bruto ser o mesmo, acredito que mude alguns detalhes, por exemplo a turbina dos motores APP (manual) é a K03-23 dos AGU é K03-56 (entre outras variações)


me corrijam qualquer coisa
Corrigindo o amigo André.......AUQ - Tiptronic 180cv K03-05x.......APP - Manual 180cv K03-026........AGU - manual/auto 150cv K03-011 e tem também o motor do aspirado mas não me recordo agora.
 

Andr3T

Membro
O meu é AGU e é 150cv automático, creio que o do Della também seja AGU.

Bom, já existem vários tópicos com essa mesma discussão que você quer, sobre o primeiro A3 a comprar e etc. Sendo breve, eu te sugiro pegar um 180cv manual, se achar um conservado e original, compre. É o melhor custo/benefício para um carro com pelo menos 6 anos de uso. Automático eu só sugiro caso você faça questão e queria bancar a manutenção dele e prováveis "quebras".
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
NÃO NÃO NÃO!!!
Essas letras não têm nada a ver com o câmbio, são designação de tipo dos cabeçotes.

AGU = Cabeçote Large Port que saiu nos 150CV, 150 só saiu com este cabeçote.
APP e outras são os Small Port, aqueles que sairam nos 180CV.
De certa forma essas siglas tb não têm nada a ver com as turbinas...

Aconselho o dono do tópico a usar a busca, tem tópicos explicando bem sobre os tipos de motores do 8L...

Não tem a ver com as turbinas (já corrigi a informação) mas os motores com cabeçote APP vem com o cambio manual, AUQ vem com cambio TIP (falei AGU errado, quis dizer AUQ) mesmo que a sigla não defina teoricamente o cambio e sim o cabeçote como vc disse, mas é como se encontra no mercado.


Obrigado pela correção!
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
Galera, sou novo aqui no fórum. Não tenho meu A3 ainda :no:
mas estou atrás de um. Demorei pesquisando bastante vários modelos de carros, e cheguei a conclusão que o melhor pra mim é o Audi mesmo! O fórum me ajudou bastante a chegar nessa conclusão e aprender diversas coisas sobre o A3. haha

Vendo vários tópicos aqui no fórum, me apareceram algumas dúvidas, e queria ver se podem me ajudar!

Quais as diferenças dos motores do modelo 8L?

Vi alguns modelos de motor que têm as siglas AGU dentre outras, poderiam me citar quais existem e suas diferenças básicas?

Vlww

Tablinha com os códigos, veja ai
http://audi.workshop-manuals.com/a3_mk1/index.php?id=2779
 

Andr3T

Membro
Eu jurava que o meu carro tinha comando de válvulas variável, nesse documento diz que não tem. O AUQ tem.
 
@[member='Andre_Hellspeed'] , obrigado pela tabela! Esclareceu muita coisa!

@[member='andre'] Dal Molin , é exatamente o que quero. Um de 180cv manual. Ainda vai levar uns 6 meses pra eu conseguir vender meu carro atual e levantar uma grana, mas já estou estudando o modelo desde já!

@della , obrigado! Vou dar mais uma pesquisada no fórum também!

Tem alguma forma de descobrir qual o cabeçote o carro tem só pelo "olhometro"?
 

Andr3T

Membro
Eu acho que você não precisa se preocupar com cabeçote agora não. Somente se ele é 150cv ou 180cv, e manual ou automático.
As versões do A3 8L (1997-2006) são:

1.6, 1.8 20V aspirado, 1.8T 150cv, 1.8T 180cv. De câmbio, todas as versões tem manual ou automático, sendo que o 1.8T de 180cv, o automático dele é o Tiptronic de 5 marchas com trocas no volante. Os outros automáticos (150cv pra baixo) são todos de 4 marchas, sem trocas pelo volante.

Como você quer o 180cv, você pode olhar o emblema na traseira, se o T (do 1.8T) for vermelho, TALVEZ seja um 180cv, pois tem gente que compra o emblema e coloca no 150cv. Para confirmar, basta abrir o capo e olhar a borboleta. Se for movida a cabo, 150cv. Se não tiver cabo, for eletronica, é um 180cv.

Aproveite que tem tempo até vender o carro atual, e já comece a sondar teu carro, é dificil achar um 180cv manual conservado e 100% original. Só compra se achar um que valha a pena, mesmo pagando bem a mais que tabela. O barato, no caso do A3, sai caro.
 

André Brugnerotto

Hellspeed69
@[member='Andre_Hellspeed'] , obrigado pela tabela! Esclareceu muita coisa!

@[member='andre'] Dal Molin , é exatamente o que quero. Um de 180cv manual. Ainda vai levar uns 6 meses pra eu conseguir vender meu carro atual e levantar uma grana, mas já estou estudando o modelo desde já!

@della , obrigado! Vou dar mais uma pesquisada no fórum também!

Tem alguma forma de descobrir qual o cabeçote o carro tem só pelo "olhometro"?

Tem, olhando o motor estando na frente do carro ao lado esquerdo, bem na ponta tem uma "aba" no metal do cabeçote escrito essas letras.

mas o que vale é o que o @[member='André Dal Molin'] falou, não interessa o cabeçote mas sim esses modelos do post, vc quer o 180cv manual provavelmente o cabeçote vai ser APP
 
Verdade. Sendo o 1.8T de 180cv manual já está ótimo. Não vou me preocupar com o cabeçote, até mesmo porque não pretendo preparar nem nada ( A princípio!!! Hehe)
Acho que vai ser difícil, mas não pretendo gastar mais do que R$ 25.000,00
já vi vários abaixo dessa faixa de preço que parecem estar bem cuidados, mas só vendo ao vivo e a cores, e andando pra saber o real estado de conservação. Queria mesmo um com teto solar. Independente de ser duas ou quatro portas. (Não sei se tem teto para as duas versões).

O modelo turbo costuma dar muita manutenção ou problemas? Ou se manter a manutenção em dia não dá dor de cabeça?

Vlw pela atenção!!!
 

AS555N

Membro de Honra
Verdade. Sendo o 1.8T de 180cv manual já está ótimo. Não vou me preocupar com o cabeçote, até mesmo porque não pretendo preparar nem nada ( A princípio!!! Hehe)
Acho que vai ser difícil, mas não pretendo gastar mais do que R$ 25.000,00
já vi vários abaixo dessa faixa de preço que parecem estar bem cuidados, mas só vendo ao vivo e a cores, e andando pra saber o real estado de conservação. Queria mesmo um com teto solar. Independente de ser duas ou quatro portas. (Não sei se tem teto para as duas versões).

O modelo turbo costuma dar muita manutenção ou problemas? Ou se manter a manutenção em dia não dá dor de cabeça?

Vlw pela atenção!!!
Se fazer manutenção preventiva, usar óleo certo e não moer porque não é mandioca dura sim, a turbina é apenas mais uma peça do motor, se estiver boa ela não influencia em nada a manutenção.
 
Com manutenção em dia, TODOS vão bem! hehe

Teto tem em todas as versões (2 e 4 portas).
Nessa faixa de preço acha sim, muitos bons inclusive.

Da uma olhada nos classificados do fórum! Tem alguns com preços ótimos!

Boa sorte na procura e nos negócios ai.

Abs
 
Com manutenção em dia, TODOS vão bem! hehe

Teto tem em todas as versões (2 e 4 portas).
Nessa faixa de preço acha sim, muitos bons inclusive.

Da uma olhada nos classificados do fórum! Tem alguns com preços ótimos!

Boa sorte na procura e nos negócios ai.

Abs

Vlw Renan....logo eu acho alguma coisa.

Vou ter que mudar meus hábitos em relação à oficinas mecânicas. Vou ter que levar nas oficinas recomendadas aqui no fórum.
Carro assim não é qualquer um que vai mexer. Haha
 

Andr3T

Membro
Nossos carros, assim como qualquer outro, não aceitam gambiarra. Ou se resolve os problemas da maneira correta, ou depois de 3 anos a única opção que vai lhe restar para ter não um prejuizo maior é desmontar e vender as peças em desmanche (ou aqui no fórum).
Apareceu um problema, resolva da maneira correta. Chegou a hora de trocar o óleo (5000km ou 6 meses), troque. E pelo óleo correto. E nada de trocar o filtro a cada duas trocas. NUNCA. Chegou a hora de trocar as correias, não entre naquela (ah guenta mais 6 meses de boa, depois troco). Troque. O esticador ainda está novo, troque. Já encostou o carro para mecher e vai economizar miséria, não compensa. Vai ligar o carro, espere 1 minuto até que esteja tudo circulando de boa. Vai desligar o carro, espere uns 20 segundos em marcha lenta, até que a rotação da turbina fique a menor possível antes de desligar. Depois que desligamos o carro, ela fica girando sem pressão de óleo para lubrificar ela.

Resumindo, você terá MUITAS alegrias caso tenho um zelo com o carro. Eu já estou com o meu há 2 anos e vou te falar, pelo valor, não troco por celta ou corsa ou sei lá que. Repito, se achar um 180cv (do jeito que você querer) conservado, original, TININDO, vai fundo, compra a bagaça que agente te ajuda com o resto depois. Só não compre porquera porque ai agente não faz milagre rsrs.
 
Nossos carros, assim como qualquer outro, não aceitam gambiarra. Ou se resolve os problemas da maneira correta, ou depois de 3 anos a única opção que vai lhe restar para ter não um prejuizo maior é desmontar e vender as peças em desmanche (ou aqui no fórum).
Apareceu um problema, resolva da maneira correta. Chegou a hora de trocar o óleo (5000km ou 6 meses), troque. E pelo óleo correto. E nada de trocar o filtro a cada duas trocas. NUNCA. Chegou a hora de trocar as correias, não entre naquela (ah guenta mais 6 meses de boa, depois troco). Troque. O esticador ainda está novo, troque. Já encostou o carro para mecher e vai economizar miséria, não compensa. Vai ligar o carro, espere 1 minuto até que esteja tudo circulando de boa. Vai desligar o carro, espere uns 20 segundos em marcha lenta, até que a rotação da turbina fique a menor possível antes de desligar. Depois que desligamos o carro, ela fica girando sem pressão de óleo para lubrificar ela.

Resumindo, você terá MUITAS alegrias caso tenho um zelo com o carro. Eu já estou com o meu há 2 anos e vou te falar, pelo valor, não troco por celta ou corsa ou sei lá que. Repito, se achar um 180cv (do jeito que você querer) conservado, original, TININDO, vai fundo, compra a bagaça que agente te ajuda com o resto depois. Só não compre porquera porque ai agente não faz milagre rsrs.

Obrigado pela dica e pelo apoio André.

Vou achar um que não tenha muito o que fazer, e o que tiver, sei que tenho o apoio aqui do pessoal do fórum pra me ajudar!
Mas concordo com você! Não há comparação entre A3 e Celta, Corsa, Gol.
Prefiro 1.000 vezes um carro do ano e nível do Audi do que um carro desses só porque é mais novo. Sempre pensei assim.
Antes conforto e potência do que carro novo pelado! Haha :fera:
 
Galera....vendo uns A3 nos sites de classificados....achei um 2001 com a capa do motor diferente dos demais. Têm alguma diferença realmente de 2001 para os mais novos, ou é apenas uma capa diferente mesmo?



 
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