Motor soltando uma fumaça

Olá amigos,

Espero que aqui possa de alguma forma resolver meu problema...

Meu carro essa semana, em uma analise que eu fiz mais minuciosa, percebi que estava soltando uma fumaça ... e reparei que logo apos pisar fundo, isso digo rodando... ele quando parado ficava uma nevoa bem fininha, quase que imperceptível ao redor do mesmo, no outro dia ... o motor meio frio, pois tinha andado o suficiente para chegar ao meu trabalho, coisa de 3 ou 4 km .... fiz um teste do acelerador, pra ver se ele jogava fumaça.... e acreditem, ele soltou uma fumaça branca, com um cheiro meio misturado de óleo com gasolina... fiz isso na frente de um amigo e o mesmo disse que poderia ser os retentores, ok.. passado umas horas, um mecânico que atende a loja de carro que trabalho, veio nos visitar (cobrar na vdd) e ai ja aproveitei e mostrei a ele.. e o mesmo disse com toda certeza que era ANÉIS, que teria que trocar, porém que não compensava, pois o custo seria elevadíssimo, que não compensaria, pois era mais fácil eu trocar de carro ... falou algo de se gastar 10 mil... assim sem precisão, mais que por baixo eu gastaria umas 4 mil dilmas !

o que eu faço agora...

e isso me deixou num estado de choque... adoro meu carro, apaixonado pelo mesmo.... e eu nao queria se desfazer dele!

alguém do fórum poderia me ajudar com ideias ou informações .... virei no avesso isso aqui, vi post parecido, mais não igual ao meu...

meu A3 é 2003 1.8 asp.
ele baixa um pouco de óleo sim, confesso..
e água ele tb baixa....

ele ta com 107 mil original!

se alguem ai puder me ajudar ..... fico imensamente feliz e agradecido!

abraços

roxo

Moderador
Meu caro,

Primeiro tenha calma ....segundo esse mexanico ai deveria ser enforcado...kkkkk
Veja bem seu problema pode ser varias coisas PU somente uma delas .. Mas de qualquer sorte VC vai ter q fazer o mesmo procedimento .. Desmontar motor. Ai q VC vai ver se é um junta de cabevote , retentores, anéis ( que pode indicar uma retifica) ou tudo isso junto .... Pelo q VC disse eu chuto junta de cabeçote ... Ai é sossegado .. Trocou ta novo.

Quanto a valores vai depender de VC ... Tempo, profissional, pesquisa ... Mas fique tranquilo q VC n gasta isso não ...

Se VC tem habilidade em fazer VC mesmo te ajudo na peleja !!!

ALBERTOLIMA

Membro
Aneis com essa km??? muito raro ser. que oleo voce usa? de quantos em quantos vc faz a troca???
Verifica se nao ta vazando oleo na junta da tampa de valvulas, tira os cabos que conecta na vela e veja uma a uma se ta encharcado de oleo amigo!!
Pra mim se ta baixando oleo e agua deve se a junta do cabecote que foi pro saco!!!

@[member="ⓡⓞⓧⓞ"] Eu não manjo de nada, apenas de usar, e como existem varias pessoas metido a entendido, eu faço muita pergunta, pois tenho medo de cair nas mãos erradas....
Espero que seja sim somente a junta de cabeçote, ele ta jogando bastante água pelo escape, e cara não achei carro melhor que AUDI ... então vou mandar verificar isso!

@[member="Alberto Lima"] Eu utilizo um oléo sintetico 5w40 da lubrax (supera), e faço as trocas de 5 em 5 ... na vdd 4500, 4800!

se existir mais alguma duvida, volto a procurar vc´s..

Obs. @[member="ⓡⓞⓧⓞ"] que trampo vc fez em meu irmão no motor do seu carro em um post DIY sobre a retifica , coisa de mestre mesmo... parabéns!

Adolfok3

Novato
O meu tbm está soltando uma fumaça branca quando eu piso fundo, e quando eu dou partida, e as vezes esquenta o motor. Espero que seja só a junta de cabeçote..

Mandico

Novato
Com o motor funcionando, tire a vareta do óleo e veja se sai muita ou pouca fumaça branca. Perda de compressão indica geralmente anéis

Erikpanda

Novato
meu carro tbm tem o msm problema isso jah a uns 2 anos quando pego alguma descida ou sinaleiro e solta fumaça e jah troquei a turbina e nada ... ele baixa bem oleo de 1 a 2 litros por troca max life valvoline 10 40 troco com 5 mil km ...Mas ele nao solta nenhuma fumaça por vareta ou msm na tampa de oleo quando aberta sera q eh retentor de valvula pessoal

ademar5

Membro
se ele da uma fumacada logo depois de uma pisada forte, pode ser embuchamento da turbina. pisou, subiu pressao, ae logo em seguida deixa o carro ficar contando se ele fumaca pode ser turbina.

O meu carro não fuma quando, andando, pisa-se fundo .... posso pisar o que quiser com ele rodando que não aparece nada, porém quando parado seja frio ou quente .... quando vc pisa forte e o giro sobe lá em cima ... ai ele da uma fumegada... de leves! e joga agua pra caralho! oleo ta baixando sim, mais indentifiquei um vazamento pequeno, de gotinhas na parte de baixo, junto com o vazamento da caixa de direção...

helder_es

Novato
amigo, o meu estava assim, mas era a mangueira do respiro do carter q estava quebrada, e aquele vapor saia na cor meio branca, apos trocar o meu resolveu,

creio que um serviço nao chega a esse valor tão alto

boa sorte amigo

Diego FM

Novato
Pessoal, o meu 1.8 2003 Aut, Asp. ta com mesmo problema, tava vazando oleo, troquei junta de tampa de valvula e parou, agora depois disso, começou perder rendimento, ta fraco pra andar e consumindo muito combustivel, e qnd pisa forte sai uma fumaça azulada, e ta baixando muito oleo, coisa de 1 litro ou mais em 500 km, o mecanico falou para eu levar pra ele abrir o motor e ver primeiramente, retentor de valvulas e junta do cabeçote, se for isso o problema se resolve e nao fica caro, caso contrario pode ser aneis, ai é mais caro mesmo!

estou com o carro a 5 meses, gosto muito dele, mas da medo de estourar um motor desse, ai desanima

alguem sabe se pode ser isso mesmo?