Motor demora para pegar + marcha lenta alta depois de ligar

Ducatboy

Novato
Ola pessoal,

Aconteceu o seguinte, duas ou três vezes com meu A3 Turbo 150 de 2002, com 62.000km:

Demorou para ligar, tipo uns 5 ou 10 segundos com barulho normal, só que o motor não pegava, só pegou depois desse tempo. (não acelerei)
Uma vez ligado, a marcha lenta sobe para 2.000 rpm mais ou menos, ficando estavel. (só baixa quando ligar o ar)
Depois de alguns minutos/metros (tipo, 1km), a marcha lenta volta á normal. Nesse primeiro km, quando acelero (levemente, motor frio), está sem potencia no momento de acelerar e o motor se lança logo depois.

Aconteceu só algumas vezes.

Acabei de trocar o oleo (Castrol 0w30) e vou fazer uma vistoria para orçamento de revisião na Audi, mas fiquei preocupado...
Tem alguma ideia do que pode ser? Talvez só o filtro de ar, que precisva trocar há 5.000km?

Abs
 

lfcout

Novato
É normal que a marchalenta do carro fique alta com o motor frio, tipo uns 1300 rpm, até uns 60 graus. Mas não 2.000 giros. Motor fraco quando frio é estranho,, pode ser MAF, sonda lambda, combustivel com muito alcool também pode ser, ai o carro só fica bom quando quente. Mas nada tem a ver com o filtro de ar. Filtro de AR muito sujo ou obstruído perde potência, mas nao a ponto do carro nao andar desse jeito...

Abraços,

Fernando.
 

defacer

Membro
Além do informado pelo colega acima, pode ser sensor de rotação ou entrada falsa de ar. O ideal é passar o scanner para verificar com certeza o problema.
 

Ducatboy

Novato
Olá pessoal, obrigado pela ajuda.
Tinha agendado uma vistia na Audia para fazer orçamento de revisião, então pedi para que eles dessem uma olhada...

Hoje, quando liguei, o motor demorrou muito para pegar. Tentei 3 vezes, acho tipo uns 30 segundos no total... Mas não teve o problema de marcha lenta alta. :S
 

Micuim

Membro
Carro bem regulado, com tudo certinho, pega na primeira virada do motor... Tem muita coisa que influencia no funcionamento: velas ruins, bicos gotejando, bobinas, MAF, bicos sujos, tbi suja etc... o ideal é fazer uma limpeza geral da injeção...
 

Ducatboy

Novato
Eles não acharam nada, não conseguiram reproduzir o problema, nada no scaner...
Fiz a limpez dos bicos e do corpo. E ontém, abasteci com Gazolina Podium (nossa, deu R$ 160!!!!)

Hoje, vou trocar os filtros e ver para limpar ou trocar as velas. Vou dar uma olhada geral no motor para ver se tem mangueira solta... Só que não sou mecanico e não sei se vou enxergr muita coisa! rs

Já sei que tem vazeamento nas magueiras do circuito de resfriamento porque tem "espuma" cor de rosa (mas o nivel não baixa), mas acredito que não tem nada a ver...
 
Topo