Manutenção Geral - Dicas, Dúvidas e Oficinas

mhdmachado

Novato
Galera, muito boa tarde!

Comprei um A3 1.8T 180cv 2003 há 1 mês. Sou o terceiro dono. O primeiro dono fez todas as revisões na Audi, o segundo dono não fez nada que preste. Portanto, o carro tem algumas coisinhas mecânicas pra fazer.

Como é meu primeiro Audi e eu sou muito zeloso com meus carros, ainda não consegui identificar quando algo é realmente um problema ou só coisa da minha cabeça hahahahaha.

Portanto, preciso da ajuda de vocês com algumas coisas:

PEÇAS TROCADAS:
- 2 coifas da Trizeta
- Cavalete d'água
- 3 mangueiras
- Mangueira do hidrovácuo (meu mecânico fez uma gambiarra, estou pensando em comprar uma nova)

SERVIÇOS FEITOS:
- Limpeza TBI
- Passagem do scanner (não acusou problemas)
- Troca da água do radiador (50% fluido, 50% água)
- Colocação de 1 litro de óleo da caixa

POSSÍVEIS PROBLEMAS A SEREM RESOLVIDOS:

- Carro rateando na marcha lenta. Melhorou com a limpeza da TBI, mas continua incomodando. Pensei em trocar as velas (e aí preciso de indicações, estou em dúvida entre as originais Bosch ou a Iridium Power da Denso, meu foco é em potência e consumo) e fazer a limpeza dos bicos. Alguma chance de ser outra coisa que eu não pensei? Alguém já teve esse problema antes e que não era relacionado com as velas?

- Quando o carro está frio, demora a engatar a primeira marcha. Se eu colocar a ré, funciona na hora, se eu coloco no "D", às vezes leva 5 segundos, às vezes leva 2 minutos pra ele andar, sendo que ele dá um tranco quando funciona. Logo depois, o câmbio fica normal. Poderia ser a hora de trocar óleo da caixa, junta, filtro e etc.?

- Cheiro de escapamento forte. Não está fumando, mas me leva a crer que tem um furo no escapamento em algum lugar. O que me grila é que às vezes o ar-condicionado pega esse cheiro e joga pra dentro do carro, não sei se o vazamento é no coletor de escape ou se esse vazamento pode estar causando o problema 1, da marcha lenta.

- O carro faz uma média de 8km/L na cidade, o que acho muito bom, mas o CB mostra que, quando estou parado no sinal, ele está fazendo 4,5km/L, o que me deixa em dúvida se é apenas o problema com a marcha lenta ou se há mais alguma coisa.

- Sinto o carro tremer um pouco em altas velocidades e o volante tremer em curvas "quentes". Como meu mecânico disse que a trizeta esquerda não está muito boa, acredito que trocando as duas pode resolver o problema, certo?

Bom, acho que é isso! Rs.

Pra finalizar:

- Como comprei o carro há um mês, alguém tem mais alguma dica do que eu devo olhar/revisar?

- Meu mecânico é muito bom, mas ele não é acostumado a mexer com Audi, fico com medo de estar demorando para resolver alguns problemas por conta da falta de experiência dele com esses carros. Alguém teria um mecânico bom, que cobre um preço justo, no Rio de Janeiro?

Desde já agradeço a ajuda de todos vocês, a compra desse carro é a realização de um sonho!

Abraços
 
Não gerou erro de MAF? Geralmente cheiro forte no escapamento é ela. Quanto a vazamentos de ar no escape certa vez ouvi que isso pode atrapalhar a sonda lambda e pode ser esse teu problema na lenta. Se alguém tem mais experiência confirme ou me corrija. Quanto a velas e hidrovacuo (e a qualquer outra parte desse carro especialmente motor) prefira peças originais e regulagens padrão de fábrica. Audi e gambiarra são coisas que não combinam.
 
@[member="mhdmachado"] Sobre a parte das velas eu te indicaria as da NGK porque as da Bosch não são muito recomendadas por muitos mecânicos e de nome muito conhecido, você pode também de cara trocar a corria denta tensor bomba d'agua fazer uma limpeza da MAF , trocar filtro de combustível quanto cheiro forte no escapamento pode ser tambem o catalizador ou mesmo como vc falou vazamento no coletor de escape e como seu carro é turbo sugiro uma revisão na turbina.
 

mhdmachado

Novato
Pessoal, obrigado pelas respostas!

Segundo o mecânico, o scanner não acusou erro nenhum, mas é aquilo, como ele não está acostumado a mexer com Audi, eu fico com o pé um pouco atrás... Estava até pensando em comprar um vagcom, para que eu mesmo possa verificar os erros e o mecânico fica só pra MO. Alguém sabe qual vagcom eu devo comprar? Vi que existem vários!

Estou encucado com a MAF, não sei se uma limpeza já resolve ou se vou ter que trocá-la!

Concordo plenamente que Audi e gambiarra não combinam, mas como eu precisava do carro com urgência deixei assim mesmo, pretendo resolver isso esse mês mesmo!

Nem tinha pensado no filtro de combustível! Excelente ideia! A correia dentada do sensor da bomba d'água também é uma boa, não sei quando foi trocada a última vez!

Sobre as velas, a minha dúvida estava realmente entre NGK e Denso. Já li vários tópicos com o pessoal falando prós e contras das duas... Falaram também que a original tem ponta de platina, então o interessante seria uma NGK/Denso de Iridium com ponta de platina, certo?

Sobre o cheiro no escapamento, eu realmente acho que tem um furo em algum lugar ou um vazamento no coletor, porque se você fica perto do carro com ele ligado você sente o vento saindo de baixo dele, entende? E o cheiro é mais forte na frente, embaixo ali do motor/pedais, do que atrás, o que me leva a crer mais ainda que o problema é ali perto do coletor. Pode ser que o furo seja no catalizador, não sei.

Meu grande problema é que aqui no Rio é muito difícil achar as peças originais por um preço justo. Tinha uma loja aqui perto que queria me cobrar 290 em CADA COIFA da trizeta!!! Sendo que no ML eu achava por 80 cada uma...

Acabei colocando uma do Golf, pois esse mês ou no próximo vou trocar as duas trizetas, aproveito e troco as coifas de novo...

Revisão na turbina é melhor levar em um cara especializado, né? Eu nunca tive carro Turbo antes, então não consigo nem dizer se a performance dele está como esperado, pois eu não tenho referência! O que me parece é que ele está bem forte, então acho que não estou com problemas com relação a isso, mas vai que era pra ele estar mais forte? rsrs. Vou levar num cara aqui da Barra que só mexe com isso, peço pra ele dar uma olhada e passar um pente fino!
 
@[member="mhdmachado"] eu ia me esquecendo também da uma olhada na válvula termostática e tem alguns tópicos aqui também falando do caso do cambio automático se não me engano o sensor de temperatura, trocar de calor ou esteira é alguma coisa desse tipo.
 

mhdmachado

Novato
André, a válvula a princípio está boa, quando eu troquei o cavalete o mecânico olhou!

Vou dar uma olhada sim nos tópicos, fazer uma busca pra ver qual sensor é esse =)
 
Uma coisa extremamente interessante tu observou " Segundo o mecânico, o scanner não acusou erro nenhum, mas é aquilo, como ele não está acostumado a mexer com Audi, eu fico com o pé um pouco atrás..."

Quando eu comprei o meu (cheio de problemas e gambiarras escondidas) aconteceu uma coisa. Fiquei com o carro 60 dias parado numa oficina super conceituada daqui da minha cidade que até tapete na entrada dos carros tinha pra ter ideia. O dono da oficina disse até que chegou a comprar dois scanners que não tinha pra passar no meu carro e ambos não deram erro. Pois bem, comprei um cabo VAG e o software e fui lá passar na frente dos caras. Resultado : 4 páginas de cagadas que nenhum outro scanner pegou.
 

mhdmachado

Novato
Johnny, exatamente esse meu medo!!

Dei uma olhada em alguns VAG, deixei como plano B.

Como plano A, arrumei um mecânico que foi da Audi por 11 anos, veio muito bem recomendado por uma oficina que um amigo me indicou. Liguei para o cara, ele me passou bastante confiança, e disse que tem todos os computadores de diagnóstico originais da Audi. Senti firmeza.

Agora é ir lá e pedir pra ele dar uma olhada e passar quanto vai ser a facada.. rs
 
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